segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Hemope tem queda de 96% no número de doação de sangue

Festas, férias e viagens são bem comuns nos meses de dezembro e janeiro. Em consequência, o número de doações de sangue registra queda em todas as unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) do Estado. Em um dia normal, cerca de 400 pessoas procuram o posto do Hemope da capital pernambucana, localizado na Rua Joaquim Nabuco, nas Graças, Zona Norte do Recife, mas no último dia 25, por exemplo, apenas 15 pessoas se dispuseram a doar. A redução representa uma queda de 96,25% das doações.

Com a queda da procura, os estoques dos tipos sanguíneos A, positivo e negativo, O positivo, além dos B e AB positivos já apresentam situação crítica. A situação é considerada de alerta no estoque do O negativo e apenas os tipos B e AB negativos são considerados estáveis. Para estabilizar o banco de sangue, o Hemope pede que as pessoas reservem uns minutos desse período de férias para doar. "É um processo simples, que dura entre 15 e 20 minutos. Nós precisamos lembrar que não tem época para se adoecer e a gente precisa estar sempre a postos para ajudar os pacientes", explicou a diretora de hemoterapia do Hemope, Ana Fausta Cavalcanti.

A diretora de hemoterapia do Hemope garante que todo o processo é seguro."A doação é um ato de solidariedade e amor ao próximo. E pedimos que as pessoas que estão saudável, pesam mais de 50 Kg e possuem entre 16 e 69 anos sigam ao Hemocentro para doação", explicou Ana Fausta. Vale lembrar que os menores de 18 anos precisam ir acompanhados de um responsável para autorizar a doação.

O setor de coleta funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 da às 18h30 no Hemope.  Também é possível agendar a doação pelo 0800 081 1535. A unidade da Fundação da capital pernambucana funciona na Rua Joaquim Nabuco, número 171, no Bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

Pernambucanos vão a São Paulo participar da 91ª Corrida de São Silvestre

Um grupo de 48 pernambucanos embarcou, neste sábado, com destino a São Paulo para participar da tradicional corrida internacional de são silvestre. Um ônibus foi disponibilizado para os atletas que ainda receberam camisas da prefeitura do Recife.

Nesta 91ª edição da corrida que acontece na próxima quinta-feira, vão ser percorridos 15 quilômetros, da avenida paulista até à fundação Cásper Líbero, passando por alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo.

A largada do pelotão de elite feminino está prevista para as 8h40. Já o pelotão de elite masculino, pelotão especial e atletas em geral largam às 9h. 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Ranking de clubes da Conmebol,

Pela terceira vez em cinco anos, a Conmebol apresenta um ranking de clubes. Desta vez, num trabalho em conjunto com a Data Factory, a entidade lançou um formato contabilizando somente as participações na Taça Libertadores da América, com o objetivo de definir os cabeças de chave do próprio torneio.

O novo ranking obedece três fatores em ordem de importância:
1) Performance nos últimos dez anos da Libertadores (na 1ª edição, de 2006 a 2015)
2) Coeficiente histórico (com a pontuação de 1960 a 2005)
3) Títulos do campeonato nacional (na 1ª edição, de 2006 a 2015)*
* Apenas um por país, sem contar as copas nacionais. Em caso dois campeonatos nacionais por ano, vale metade da pontuação. 

A faixa dos últimos dez anos é a base da lista, que vai conferindo 100% da pontuação no primeiro ano até 10% no ano mais antigo. Caso a campanha ultrapasse os dez anos, aí a participação começa a ser mensurada no segundo quesito, “coeficiente histórico”. Um complicado, mas com uma certa justiça entre feitos recentes e a história escrita.

O líder na primeira atualização é o Boca Juniors, seguido pelo arquirrival Boca Juniors. O melhor brasileiro é o Cruzeiro, em 4º. De Pernambuco, o Sport aparece em 80º lugar, uma colocação fundamentada na campanha na Liberta 2009, com 256 pontos, somando outros 20 de acordo com o histórico de 1988. Com uma participação no currículo, em 1968, o Náutico também faz parte do ranking (com 16 pontos), mas, no lançamento, a Conmebol apresentou apenas os 100 primeiros colocados. Um exemplo disso é o Guarani, figurando em 98º, mesmo tendo participado pela última vez em 1988.

Os 16 clubes brasileiros no top 100
4º) Cruzeiro – 4.425
6º) Internacional – 3.944
8º) Santos – 3.662
9º) Corinthians – 3.651
11º) São Paulo – 3.598
13º) Atlético-MG – 3.190
16º) Grêmio – 3.096
23º) Fluminense – 2.360
30º) Flamengo – 1.790
31º) Palmeiras – 772
46º) Vasco – 990
61º) Atlético-PR – 522
69º) Botafogo – 446
80º) Sport – 276
83º) São Caetano – 228
98º) Guarani – 138

Vale lembrar as duas versões anteriores do ranking. Inicialmente, a entidade somava todas as participações desde 1960, em atualizações anuais. Considerava-se o número de jogos disputados, independentemente do resultado, dando 1 ou 2 pontos de acordo com o nível do torneio, e também os títulos conquistados, de 10 a 40 por troféu. O ranking era dividido por países. Assim, no Brasil chegaram a figurar 41 times, incluindo Sport (21º) e Náutico (28º). O formato foi descontinuado em 2013. O curioso é que de 2011 a 2013 houve um ranking paralelo, também oficial, mas considerando apenas os resultados nos últimos cincos anos, com atualização semanal. Neste caso, juntando todos os times do continente, apareceram 21 brasileiros, com o Sport em 59º. 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Acusados de assassinar Ex-Vereador e Radialista Jota Cândido são condenados após dez anos.

Depois de dois dias de julgamento, o júri popular condenou os quatro réus acusados de matar, em 2005, o radialista Jota Cândido, em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Edilson Soares Rodrigues e Tairone César da Silva foram condenados a 19 anos de prisão. André Luiz de Carvalho, que teria intermediado esse crime, foi condenado a 21 anos. E Jorge José da Silva foi condenado a 14 anos. Todas as penas devem ser cumpridas em regime fechado.
Como a defesa já recorreu em plenário, o advogado do André Luiz, o José Siqueira, afirmou que vai pedir uma habeas corpus. Os homens saíram do tribunal em prisão preventiva, já que a defesa ainda pode recorrer dessa decisão. 

Os três ex-policiais Edilson, Tairone e André foram encaminhados ao Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed) e Jorge José para o Cotel, em Abreu e Lima. 

A filha de Jota Cândido, Karol Cândido, disse que se sentia aliviada após 10 anos do crime e cinco adiamentos do julgamento. O promotor do Ministério Público de Pernambuco Roberto Brainer afirmou que a justiça precisa ainda investigar quem são os possíveis mandantes.  

Jota Cândido foi assassinado em julho de 2005 com cerca de 20 tiros, em frente à rádio Alternativa FM em que trabalhava.

Como parlamentar, a vítima defendia um projeto contra o nepotismo na prefeitura de Carpina, na Zona da Mata Norte do estado. A justiça investiga a motivação política para o crime.

Jota Cândido ! Assassinado em 2005, julgamento entra na fase final


O Fórum Rodolfo Aureliano, que fica no bairro de Joana Bezerra, na área central do Recife, recebe hoje o segundo dia do julgamento do Caso Jota Cândido. O radialista e vereador foi executado em julho de 2005, com mais de 20 tiros em Carpina, Zona da Mata Norte do Estado.

Quatro homens, entre eles três policiais militares, podem ser condenados a 30 anos de prisão
O primeiro dia do julgamento terminou com a apresentação dos argumentos da defensora pública Tereza Joacy, advogada de Jorge José Da Silva. Ela acredita na absolvição dos réus.

Nesta quinta-feira, o juiz Jorge Luiz dos Santos Henriques vai dar prosseguimento aos debates com réplica e tréplica entre a defesa e a acusação. Na sequência, os jurados vão decidir pelo resultado final do julgamento, que deve ser divulgado à tarde.

O promotor de Justiça Roberto Brayner acredita que há indícios de que os réus sejam condenados. De acordo com ele, a pena pode chegar a 30 anos de prisão.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

WhatsApp ficará suspenso por 48h a partir desta quinta-feira

A partir da 0h desta quinta-feira (17), o funcionamento do aplicativo WhatsApp estará bloqueado por 48h em todo País. A medida é resultado de uma determinação judicial para que todas as operadoras de telefonia suspendam o serviço.
Por meio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), as empresas confirmaram que cumprirão a decisão após a notificação recebida nesta quarta (16). A medida foi imposta pela Justiça de São Paulo por meio de medida cautelar e sob pena de multa. O autor da ação está sendo mantido sob sigilo.
Por outro lado, as operadoras de telefonia já mostraram descontentamento com o serviço prestado pelo WhatsApp e cobravam do governo da necessidade de regulamentação do aplicativo que faz chamadas de voz via internet. Segundo as empresas, esse é um serviço das operadoras de telecomunicação que o app, e outros serviços semelhantes, não poderiam oferecer aos usuários.
QUERIDINHO DO BRASILEIRO – Segundo uma pesquisa realizada pela Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil. A informação foi divulgada ness terça-feira (15). Em seguida aparecem os aplicativos do Facebook, YouTube e Instagram. Já de acordo com dados divulgados pelo Facebook em abril, o WhatsApp já tinha mais de 800 milhões de usuários e até o fim deste ano o “mensageiro” deve ultrapassar a marca de 900 milhões de usuários ativos por dia.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Luiz Gonzaga, rei do meu baião!

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 13 de dezembro de 1912 na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, sertão pernambucano.
Ficou conhecido como o ‘rei do baião’. 

Durante sua carreira fez  homenagens ao seu ‘torrão natal’ entre elas "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Filho de Januário, um trabalhador braçal que nas horas vagas concertava e tocava acordeão. Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Quando adolescente já se apresentar em bailes, forrós e feiras juntamente com o pai. Luiz “lua” Gonzaga foi um autêntico representante da cultura nordestina, a qual se manteve fiel mesmo tendo de seguir carreira musical no sul do País, onde ficou consagrado com o gênero baião. Teve parceiros importantes como o advogado cearense Humberto Teixeira, com a canção emblemática Asa Branca, de 1947.
Próximo de completar dezoito anos apaixonou-se por Nazarena, uma moça da região e o namoro fora repelido pelo pai da moça, coronel Raimundo Deolindo, que ameaçou-o de morte. Gonzaga recebeu de seu pai Januário uma boa surra. Revoltado, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército em Crato, Ceará. A partir dali, durante nove anos ele viajou por vários estados brasileiros, como soldado.
Em Juiz de Fora, Minas Gerais, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado que era bem conhecido na sua região pela sua habilidade como acordeonista. Dele, recebeu importantes lições musicais. No ano de 1933, deixou o Exército no Rio de Janeiro, decidido a se dedicar à música. Lá, ele atuava como solista, e começou por tocar na zona do meretrício. O repertório era basicamente composto de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros, tendo sido aplaudido de pé no programa de Ary Barroso quando executou Vira e Mexe - primeira música que gravou em 78 rpm. Veio daí a sua primeira contratação, pela Rádio Nacional. Em 11 de abril de 1945, gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor, a Mazurca Dança Mariquinha, uma parceria com Saulo Augusto Oliveira.

Casamentos :

No ano de 1945, a cantora Odaléia Guedes, deu a luz o primeiro filho Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, que foi criado pelos padrinhos. Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, uma professora, que exercia função de sua secretária particular. O casal viveu junto até perto do fim da vida de "Lua", com Helena teve uma filha, Rosinha. O cantor sofria de osteoporose, morreu vitimado de parada cárdio-respiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana, em 2 de agosto de 1989.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Ministério volta atrás e confirma urnas eletrônicas nas eleições de 2016

As eleições municipais de 2016 serão, sim, realizadas por meio de voto em urna eletrônica. Foi o que afirmou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (10), exatamente dez dias depois da divulgação de que, por falta de recursos, o processo não poderia ser utilizado no pleito do ano que vem. 


"O TSE recebeu do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão cópia do relatório enviado à Comissão Mista do Congresso Nacional, no qual constam reestimativas de receitas e despesas que garantem a realização das Eleições Municipais de 2016 por meio eletrônico. O documento também é assinado pelo Ministério da Fazenda", afirmou o tribunal. 
Em publicação no Diário Oficial da União, os presidentes dos tribunais superiores do País afirmaram, em 30 de novembro, que, devido a um corte de R$ 428 milhões do orçamento da Justiça Federal para o ano que vem, as eleições eletrônicas não seriam realizadas. 

"O impacto maior refletiria no processo de aquisição de urnas eletrônicas, com licitação já em curso e imprescindível contratação, até o fim do mês de dezembro, com o comprometimento de uma despesa estimada em R$ 200 milhões", escreveram, na ocasião, os magistrados. O texto foi assinado pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandosvki; do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli; do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antonio José de Barros Levenhagen; do Superior Tribunal Militar (STM), William de Oliveira Barros; do Tribunal de Justiça (TJ) do Distrito Federal e dos Territórios, Getúlio de Moraes Olveira; e pela presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STK), Laurita Vaz.
De acordo com o TSE, "com a revisão dos limites de empenho e movimentação financeira do Orçamento de 2015, ficou mantido somente o contingenciamento referente aos quatro primeiros bimestres do ano, que equivale a R$ 161 milhões". "Os outros R$ 267 milhões, correspondentes ao quinto bimestre, foram revertidos à Justiça Eleitoral", resume a nota.

Emplacamento das cinquentinhas é prorrogado por mais 70 dias



Os condutores das cinquetinhas que não conseguiram regularizar a Base de Índice Nacional (Bin) ou a certidão negativa emitida pelo Depatri vão ter mais 70 dias para resolver a documentação. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (10), na sede do Detran.

Já a Carteira de Habilitação ou a autorização para circular deve ser apresentada a partir de agora. Caso contrário, o dono do ciclomotor vai ser multado em até R$ 570. Até o momento, pouco mais de 12 mil credenciamentos foram realizados.

O diretor presidente do Detran em Pernambuco, Charles Ribeiro, explica quais os procedimentos podem ser adotados para aqueles que ainda não possuem a CNH. “Se ele não está habilitado, mas possui a cinquentinha regularizada ou quer regularizar sua cinquentinha, encontre um condutor habilitado para levar a cinquentinha ao Detran ou procure a diretoria de fiscalização para receber uma autorização para circular nesse período da residência para o Detran”.




Por conta da demanda, o Depatri ampliou o atendimento para os finais de semana, segundo o delegado Nelson Souto. “Atualmente, nós estamos trabalhando na confecção das certidões também aos sábados e domingos, então nós conseguimos reduzir pela metade este prazo. Antes, nós informávamos que em 15 dias seria entregue essa documentação e agora nós estamos entregando com apenas oito dias”, afirmou o delegado.

O Samu avalia como positiva a exigência da carteira e do licenciamento. De acordo com o serviço, desde que a medida passou a ser obrigatória houve uma redução de até 17,8 % nos acidentes com os ciclomotores em Pernambuco. Ainda este mês, uma campanha de conscientização para os condutores das cinquentinhas vai ser lançada pelo Detran.

sábado, 5 de dezembro de 2015

Morre aos 72 anos Marília Pêra

Morreu, às 6h da manhã deste sábado (5), a atriz Marília Pêra. Ela estava em sua casa, no Rio de Janeiro.

A causa da morte não foi divulgada.

A informação é do canal a cabo GloboNews.

No último ano, o estado de saúde de Marília ficou bastante fragilizado.

Ela chegou a se afastar para tratar um desgaste ósseo e, no último mês, surgiu a notícia de que ela estava com câncer em estágio avançado no pulmão.

O último trabalho da atriz na TV foi na série Pé na Cova, na qual contracenava ao lado do amigo Miguel Falabella.

Aos 72 anos, Marília Pêra fez história como uma das atrizes mais completas do Brasil, trabalhando também cantora e bailarina.

Vida e carreira

Marília Pêra nasceu em 22 de janeiro de 1943, no Rio de Janeiro, no seio de uma família de artistas, verdadeiros operários do teatro desde o fim dos anos 30.

A primeira da família a atuar foi Antônia Marzullo, que levou as filhas para os palcos: Dinah e Dinorah. Envolvidas com o universo do teatro, as duas se casaram, respectivamente, com o escritor Nestor Tangerini e com o ator Manuel Pêra. Do relacionamento de Dinorah e Manuel nasceram Marília e Sandra, que seguiram a tradição familiar e também se tornaram atrizes.

A estreia de Marília Pêra nos palcos não poderia ser mais precoce. Ela se deu embalada no colo de uma atriz, amiga de sua mãe, quando Marília tinha menos de 20 dias de vida. Era preciso um bebê para a cena e, nesse momento, surgia a grande estrela dos palcos brasileiros.

Aos quatro anos, a atriz já trabalhava na companhia de Henriette Morineau e fez sua estreia em Medeia, de Eurípedes, interpretando uma das filhas da personagem principal.

Ainda criança, Marília começou a estudar piano e balé por incentivo do pai que, sabendo das dificuldades da carreira de ator, ainda tentava evitar que a filha seguisse pelo mesmo caminho. Por conta disso, ela chegou a dançar em musicais como My Fair Lady (1962), protagonizado por Bibi Ferreira, e O Teu Cabelo Não Nega (1963), interpretando um dos papéis que repetiria ao longo da carreira: Carmen Miranda. Também chegou a se apresentar como dançarina na TV Tupi.

O primeiro marido de Marília foi o ator Paulo Cesar da Graça Mello (1940-1969). Do relacionamento, nasceu o primeiro filho da atriz, Ricardo Cesar da Graça Mello, que é ator e músico. Quando se separou, foi contratada pelo diretor Abdon Torres, em 1965, para fazer parte do primeiro elenco da Globo e já começou como protagonista, em Rosinha do Sobrado.

A partir de então, Marília se tornou uma das artistas mais respeitadas do Brasil, passando por várias emissoras. Atuou em Beto Rockfeller, na TV Tupi, Uma Rosa com Amor, Malu Mulher, Brega & Chique, Primo Basílio, Rainha da Sucata, Meu Bem Querer, Os Maias, entre outras, todas na TV Globo, O Campeão, na TV Bandeirantes e, ainda, Mandacaru, na TV Manchete.

Em O Primo Basílio, de 1988, adaptação de Gilberto Braga e Leonor Brassères de Eça de Queiroz, a atriz encarou um dos trabalhos mais difíceis e elogiados de sua carreira, a implacável Juliana.

Marília também colecionou interpretações de personagens icônicos como a já mencionada Carmen Miranda, que voltou a imitar em A Pequena Notável (1966), A Tribute to Carmen Miranda, no Lincoln Center, em Nova York (1975), A Pêra da Carmen (2005) e Marília Pêra Canta Carmen Miranda (2005). Ela também já encarnou Dalva de Oliveira, Maria Callas, Coco Chanel e Sarah Kubitschek.

No cinema fez filmes de Cacá Diegues como Dias Melhores Virão e Tieta do Agreste, mas também atuou em Central do Brasil, O Viajante, Bar Esperança e Polaroides Urbanas, com o amigo Miguel Falabella.

Marília Pêra também é escritora e diretora de teatros e shows. Desde 2013, atuava no seriado Pé na Cova, da Globo, como Darlene. No Carnaval de 2014, ganhou uma homenagem da escola de samba Mocidade Alegre, em São Paulo. O samba-enredo Nos Palcos da Vida... Uma Vida no Palco: Marília rendeu o vice-campeonato para a agremiação paulistana, que só perdeu para a Vai-Vai, que no mesmo ano homenageava a cantora Elis Regina.

A atriz também é mãe de Esperança e Nina Morena, que são frutos do segundo casamento, com o jornalista e compositor Nelson Motta. Desde 1998 estava casada com o economista Bruno Faria.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Del Nero e Teixeira podem ser os próximos presos na operação contra corrupção na Fifa

Autoridades suíças começaram uma nova série de prisões nesta quinta-feira (3) na ampla investigação comandada por oficiais dos Estados Unidos sobre corrupção no futebol intenacional. Entre os detidos estão Alfredo Hawit, presidente Concacaf,  e Juan Ángel Napout, presidente da Comenmbol. Dentre os 16 nomes que devem ser indiciados pela polícia norte-americana, os alvos brasileiros são Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira. Segundo o jornal “The New York Times”, o atual presidente e o ex-mandatário da CBF são réus da Justiça norte-americana.

“Tão importante quanto as prisões no hotel, as acusações a serem anunciadas nesta quinta não estão concentradas em pessoas em Zurique. Entre as pessoas acusadas como novos réus estão Ricardo Teixeira, ex-presidente da federação brasileira de futebol, e Marco Polo del Nero, atual presidente, de acordo com muitas pessoas envolvidas nas acusações”, publicou o site do jornal norte-americano.

A procuradora-geral da Justiça norte-americana, Loretta Lynch, pode anunciar os nomes de Del Nero e Teixeira em coletiva marcada às 16h30 (de Brasília) desta quinta-feira (3). Ela vai falar sobre  a nova fase do processo que luta contra a corrupção no futebol. A operação começou no dia 27 de maio, com a prisão de 11 dirigentes em Zurique, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Aposentado é vítima de latrocínio em saída de supermercado na Iputinga

Na noite dessa quarta-feira (2), um aposentado do exército de 66 anos foi morto durante um assalto no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. De acordo com a Polícia Civil, por volta das 20h, o idoso José Bezerra Lopes estava saindo de um supermercado com a esposa quando, na Rua Engenheiro Agrônomo Moacir Paraíba, foram abordados por um assaltante.

Ainda conforme a polícia, o aposentado estava tirando o dinheiro do bolso no momento em que foi atingido por um disparo que acertou o coração. O suspeito pegou a quantia de R$ 150 e fugiu. Até o momento, o assaltante não foi preso. José Bezerra morreu no local.

O corpo do aposentado do exército foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, após perícia do Instituto de Criminalística (IC). O caso foi registrado como latrocínio, roubo seguido de morte, e está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Sensibilidade à luz pode indicar doenças. Saiba mais sobre a fotofobia

Sabe aquela sensibilidade excessiva à luz e um incômodo recorrente em ambientes claros e expostos ao sol? Essa condição se chama fotofobia e, em muitos casos, trata-se de um sintoma de alerta para a saúde ocular ou do restante do corpo. Em casos mais graves, pode até causar fortes dores de cabeça. “É preciso tratar a causa da fotofobia para que ela suma. Para isso, é necessário procurar o oftalmologista para que ele dê o diagnóstico e sane a causa”, ressalta o médico oftalmologista Arthur Frazão, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope).
Pessoas que têm olhos de cor clara podem sentir os efeitos da fotofobia com mais frequência. Isso acontece porque os pigmentos dos olhos ajudam a proteger da luz, ou seja: quanto menos pigmento nos olhos, maiores as chances de agressão e sensibilidade. Entre as causas oculares mais comuns para a fotofobia, estão olhos secos, conjuntivite, doenças da córnea, doenças da retina ou vítreo e abrasão da córnea.
É importante ficar atento também ao fato de que a condição pode indicar que algo está errado não necessariamente com os nossos olhos, mas com alguma outra parte do corpo. Entre as causas não oculares mais comuns, segundo o oftalmologista, estão enxaqueca, depressão, lesão na cabeça, meningite e tumores hipofisários.
A fotofobia também pode ser caracterizada apenas como uma maior sensibilidade à luz, considerado normal em alguns pacientes. “Pode acontecer de o paciente ser examinado e nenhuma causa da fotofobia ser encontrada, sendo apenas uma sensibilidade maior à luz. Nesses casos, nós tratamos com lentes polarizadas, que são lentes responsáveis por organizar os feixes de luz antes que sejam recebidos pelos olhos”, finaliza Arthur Frazão, explicando ainda que no Brasil não existe lentes polarizadas transparentes, só escuras.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

MPPE denuncia funcionários do Grande Recife e da Empresa Metropolitana por morte de estudante em ônibus

Reviravolta no caso Camila Mirelle, a universitária de 18 anos que morreu ao cair do ônibus que fazia a linha Barro-Macaxeira, em maio deste ano, na Zona Oeste do Recife. Embora a Polícia Civil tenha indiciado apenas o motorista do coletivo, João Martins de Oliveira, 30 anos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) foi além e fez o que muita gente entendia ter fundamento: dividiu a responsabilidade do crime com os operadores e, principalmente, os gestores do sistema, ou seja, o governo de Pernambuco. Um funcionário do Grande Recife Consórcio de Transporte e dois da Empresa Metropolitana, que operava a linha, foram denunciados à Justiça por negligência, totalizando quatro denunciados. Todos, entretanto, foram denunciados por homicídio culposo (sem intenção), mantendo a linha do delegado Newson Motta.

No entendimento do promotor de Justiça Eduardo Henrique Tavares, responsável por oferecer a denúncia no caso, o funcionário do Grande Recife Consórcio teria sido negligente por ter liberado o veículo para operar sem que o anjo da guarda estivesse acionado. Já os dois funcionários da Metropolitana erraram por permitir que o veículo circulasse com o anjo da guarda desativado. O anjo da guarda é o nome popular que se dá ao sistema de trava das portas, equipamento que, quando ativado, impede que as portas sejam abertas enquanto o coletivo estiver em movimento. A fundamentação do indiciamento do motorista do ônibus foi mantida na denúncia do MPPE: por imprudência ao dirigir o veículo sem que o equipamento anjo da guarda estivesse acionado, com o agravante por estar ao volante.

Ciclistas poderão ficar duas horas com bicicletas do Bike PE nos domingos e feriados

Quem usar as bicicletas do projeto Bike PE na Região Metropolitana do Recife nos domingos e feriados a partir deste fim de semana poderão ficar com elas por duas horas, o dobro do tempo que é permitido nos outros dias.

O custo para pegar as bicicletas varia. Há o passe mensal, de R$ 10, e o diário, de R$ 5. Ambos podem ser comprados com o cartão de crédito. Usando o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), é gratuito. A compra é feita pelo site ou pelo telefone 4003.6056, o mesmo que é usado para liberá-la nas estações. Mas as bikes também são retiradas pelo aplicativo ou simplesmente encostando o VEM no leitor.

Atualmente há 80 estações, sendo 70 delas no Recife, cinco em Jaboatão dos Guararapes e mais cinco em Olinda - o mapa está disponível no site do projeto. Mais de 160 mil usuários estão cadastrados.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Polícia interdita casa de jogos clandestina no bairro da Torre

A Polícia Civil interditou, na noite desta quinta-feira (26), um cassino localizado na 1ª Travessa Aurélio Domingues, nas proximidades do Carrefour do bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife. A operação, que culminou no fechamento do estabelecimento, foi realizada por policiais da Delegacia do Cordeiro, sob comando do delegado João Gustavo.

"Aproximadamente 20 máquinas caça-níqueis foram apreendidas no local e três funcionários foram detidos e encaminhados à delegacia para que um Termo Circunstanciado de Ocorrência fosse gerado. Nenhuma quantia em dinheiro foi encontrada, pois chegamos assim que a casa de jogos abriu e porque o espaço utilizava principalmente maquinetas de cartão de crédito", explicou o delegado. A Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) precisou ser acionada para ajudar a polícia a transportar as máquinas para a delegacia.

Ainda segundo João Gustavo, os policiais chegaram ao cassino após uma denúncia. "O filho de uma das clientes da casa, preocupado com a mãe, que estava gastando muito, nos procurou e denunciou o estabelecimento", contou. Duas clientes estavam no local no momento da abordagem policial, mas foram liberadas.

Ações de combate à exploração sexual nas rodovias estaduais de Pernambuco serão intensificadas.



As ações de combate à exploração sexual nas rodovias estaduais de Pernambuco serão intensificadas. O mapeamento dos principais pontos de exploração e um balanço das ações realizadas nas rodovias do estado foi apresentado nesta quinta-feira (26) pelo o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPR) e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

O comandante do BPRV, coronel Clóvis Fernando ressaltou que do início do ano até outubro o número de acidentes vem diminuindo nas estradas de Pernambuco.

O coronel também comentou o processo de intensificação nos pontos de maior incidência de exploração de menores nas estradas.

No último mapeamento feito pelo DER nos 7.023 quilômetros de rodovias estaduais foram identificados 1.379 pontos de exploração de menores. A região do agreste concentra 383 pontos, seguindo da Região Metropolitana do Recife com 379 pontos. O Sertão vem logo em seguida com 214 pontos, na Zona da Mata Norte foram mapeados 203 e na Mata Sul 200 pontos.



A lei diz que toda criança deve ter os mesmos direitos dos adultos, e que deve receber atenção especial da família e de toda a sociedade, pois precisa crescer e se desenvolver de forma segura, saudável e feliz.

O governo também é muito importante para isso, porque deve garantir que as leis de proteção sejam cumpridas por todos. E até mesmo você, que é criança, pode ficar de olho em como as crianças à sua volta estão sendo tratadas.

Para isso, é importante conhecer um pouco da Constituição Federal e das principais leis de proteção das crianças e dos adolescentes.

Art. 227 - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

§ 4.º A lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente.


Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069/1990, com alterações da Lei 11.829/2008

Art. 5° - Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.


Os autores de crimes hediondos não têm direito a fiança, indulto ou diminuição de pena por bom comportamento.

Os crimes são classificados como hediondos sempre que se revestem de excepcional gravidade, evidenciam insensibilidade ao sofrimento físico ou moral da vítima ou a condições especiais das mesmas (crianças, deficientes físicos, idosos).

Acidente envolvendo "pau de arara" deixa dois mortos e vários feridos em Serra Talhada


Duas pessoas morreram e pelo menos outras 19 ficaram feridas em um acidente envolvendo um caminhão F4000, conhecido como "pau de arara", em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O caso ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (25), no km 4 da Avenida Conselheiro Oliveira Neto, no bairro Caxixola, nas proximidades do Aeroporto Santa Magalhães.

De acordo com informações da Polícia Militar, um dos pneus do veículo estourou, fazendo com que o condutor perdesse o controle da direção e capotasse. O caminhão transportava alunos do município e passageiros que iam em direção às comunidades do Bode, Arara e Malhada Grande.

Com o impacto, os ocupantes foram arremessados para fora do veículo. O estudante Cícero de Souza Pereira, 16 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os demais feridos foram socorridos para o Hospital Agamenom Magalhães, também em Serra talhada. De acordo com a unidade saúde, a maior parte das vítimas sofreu escoriações leves e está em observação, enquanto um ferido de maior gravidade foi submetido a um procedimento cirúgico. Já a idosa Maria Eunice Morais Monteiro, que tem cerca de 60 anos, morreu ao dar entrada no hospital.

Tremor de magnitude 6,4 na escala Richter atinge o Acre


Um tremor de magnitude 6,4 na escala Richter foi registrado nesta quinta-feira (26) no Acre. A informação foi divulgada pelo Instituto Geológico dos Estados Unidos. Até agora, não há informações sobre vítimas.



O terremoto ocorreu a uma profundidade de 604 quilômetros, a aproximadamente 130 quilômetros a sudoeste da cidade de Tarauacá e a cerca de 700 a nordeste de Lima, capital do Peru.

Dois fortes sismos de magnitude 7,6 na escala Richter atingiram o leste do Peru na noite de terça-feira (24), não muito longe da fronteira com o Brasil, segundo o instituto, sem causar vítimas. Os tremores foram sentidos nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul (Acre), Porto Velho (Rondônia), e Manaus (Amazonas). Em Rio Branco, muitas pessoas abandonaram os prédios e o Corpo de Bombeiros recebeu vários chamados.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

MICROCEFALIA, conheça mais sobre essa doença



O governador Paulo Câmara solicitou, na manhã desta quarta-feira (25), uma reunião "em caráter de urgência" com a presidente Dilma Rousseff para dicutir o aumento no número de casos de microcefalia em Pernambuco. Em ofício enviado hoje ao Palácio do Planalto, o governador classificou a situação como "gravíssima" e sugeriu a criação de um Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses - doenças virais transmitidas por artrópodes, como os mosquitos da dengue, chikungunya e zika.

Para Paulo, o plano só será possível com a ajuda do Governo Federal. "Preocupa-nos o fato de que, tendo isolado o vírus chikungunya no Estado em agosto de 2015, já temos hoje 785 casos notificados. Este fato nos aponta a urgente necessidade de discutirmos as bases de um plano, para cuja implantação é imprescindível o apoio de Vossa Excelência", diz o texto. O governador afirmou, ainda, estar certo de que pode contar com o "costumeiro apoio" da presidente e que espera em breve poder "dar consequência às soluções de que tanto necessita o povo pernambucano neste momento".

DOENÇA - Pernambuco é o estado com mais casos registrados de microcefalia este ano no País. Entre os dias 27 de outubro e 22 de novembro, foram registrados 487 bebês acometidos pela doença. Em segundo lugar, vem a Paraíba, com 96 casos. No Brasil, o número chegou aos 741 casos suspeitos, com nascimentos em 160 municípios, distribuídos em nove estados.

Houve, também, um aumento de 580% nas notificações de dengue em 2015 (117.250 casos), em comparação como o mesmo período do ano passado. 61 municípios pernambucanos estão classificados em situação de risco de epidemia de dengue e 78 em situação de alerta para a epidemia. Especialistas apostam que casos recentes de microcefalia estejam estreitamente ligados a quadros de infecção causados pelo vírus da dengue, chicungunha ou zika durante a gestação. A relação entre a anomalia congênita e as arbovirores, entretanto, ainda está sendo investigada.

Veja detalhes sobre a condição no quadro abaixo:
ARTE_MICROCEFALIA_WEB

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Reféns de hotel no Mali são libertados; ao menos 27 mortos


Após sete horas, os reféns mantidos em um hotel de luxo no Mali foram libertados, de acordo com o coronel Salif Traoré, ministro da Segurança Interior do país. No hotel, foram encontrados ao menos 27 corpos, segundo uma contagem preliminar das forças de paz da ONU.

Não se sabe quantos dos corpos encontrados são dos terroristas.

Segundo um funcionário da ONU, as forças de paz que vasculharam o local encontraram 12 corpos no porão do hotel e outros 15 no segundo andar. Como a operação ainda estaria em curso no momento do anúncio, os números são parciais e foram cedidos sob anonimato às agências de notícias Reuters e Associated Press.

O grupo extremista Al-Mourabiton, formado por dissidentes da rede terrorista Al Qaeda, reivindicou a ação no hotel Radisson Blu, na capital Bamaco, em comunicado. A autenticidade da declaração, contudo, ainda não foi confirmada. O grupo afirmou querer a libertação de integrantes da milícia de prisões no Mali e o fim dos ataques contra os malineses no norte do país, região forte presença da Al Qaeda.

O grupo hoteleiro Rezidor, que administra o hotel, disse que 140 hóspedes e 30 funcionários foram feitos reféns.

Um levantamento preliminar da nacionalidade dos reféns libertados listou 20 indianos, 12 franceses, 7 argelianos, 6 norte-americanos, 6 turcos, 4 chineses e 2 alemães.

INVASÃO

Os sequestradores entraram no hotel às 7h (5h de Brasília) em um carro com placa diplomática e abriram fogo contra os seguranças do prédio. Ao menos quatro ficaram feridos, dois em estado grave.

O comandante militar Modibo Naman Traore havia dito que o grupo é formado por dez homens armados com granadas. Já a empresa administradora do hotel diz que dois homens tomaram o prédio.

Ainda segundo o militar, eles invadiram o hotel gritando a frase em árabe "allah akbar" (Deus é grande).

Os homens, segundo fontes citadas pela agência de notícias Reuters, passaram pelos quartos em cada um dos andares até chegar ao sétimo.

Do lado de fora do hotel, era possível ouvir disparos de armas automáticas. A região foi cercada pela polícia e tropas do Exército do Mali, com ajuda de soldados da ONU. O Pentágono informou que forças especiais dos EUA também ajudam no resgate dos reféns.

Horas após a invasão, as forças de segurança invadiram o prédio e realizaram combates andar por andar. Durante a operação, foram ouvidos sons de tiroteio pesado dentro do prédio.

O local, que costuma abrigar estrangeiros, tem 190 quartos e fica em uma região da capital repleta de bancos, restaurantes e outros hotéis.

O porta-voz da ONU no Mali Olivier Saldago disse à rede americana CNN que o hotel abriga delegações diplomáticas que trabalham em um acordo de paz no país, que enfrenta ação de milícias da Al Qaeda.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Ônibus vão voltar a usar a porta do meio para embarque no Grande Recife


Os ônibus que circulam pela Região Metropolitana do Recife (RMR) vão voltar a usar as portas do meio para embarque e desembarque de passageiros fora dos terminais integrados. A prática foi proibida há um mês pelo Procon, mas o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que a decisão fosse revista. O Grande Recife Consórcio de Transporte acatou a orientação nesta quinta-feira (19).

De acordo com o Grande Recife, a decisão já foi comunicada às empresas de ônibus e deve ser acatada imediatamente. Ainda segundo o órgão estadual, as empresas precisam repassar a orientação a seus funcionários assim que receberem o ofício. Por isso, é provável que as portas do meio já voltem a ser abertas nas ruas na sexta-feira (20).

Entenda o caso
A utilização das portas do meio fora dos terminais integrados foi proibida em outubro pelo Procon, com a intenção de evitar acidentes como o que vitimou a estudante Camile Mirele, que morreu ao cair de um coletivo na saída da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em maio. A decisão, no entanto, foi questionada pelo promotor de transportes do MPPE, Humberto Graça, que recomendou a revisão da ordem.

Volta a exigência de habilitação para cinquentinhas


A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) volta a ser exigida para condutores de "cinquentinhas" em todo o País. A liminar da Justiça Federal que, desde 15 de outubro, suspendia a obrigatoriedade foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A decisão, divulgada nesta quarta (18), acatou um agravo de instrumento impetrado pela União. Com isso, mesmo quem já atendeu à necessidade de emplacamento do veículo cometerá infração gravíssima se não apresentar o documento, o que inclui uma multa que pode ultrapassar R$ 191,54, além da apreensão da motocicleta.

Na decisão, o desembargador Carlos Wagner Dias Ferreira explicou que somente as restrições impostas pela regulamentação podem resultar na redução de acidentes envolvendo esse público. O caso será julgado pela 5ª Vara Federal em Pernambuco. Por ora, a Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc) se preocupa com as blitze. "O que esses usuários, que precisam de seu veículo, vão fazer? É um transtorno a mais para quem já desembolsou tanto na etapa do licenciamento", criticou o presidente da entidade, Léo Toscano, afirmando que a associação pretende recorrer da decisão.

Conforme o Detran, o custo para quem quer regularizar uma "cinquentinha" é estimado em R$ 230. Para obter uma CNH na categoria A, soma-se mais de R$ 500 a esse valor. "Fica inviável. Por isso, nossa expectativa são mudanças na retirada da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor)", completa Toscano. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) devem se reunir, ainda este mês, para tratar do assunto, que inclui preços mais baratos e carga horária menor para quem quer retirar o documento no lugar da habilitação comum.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Gino César o repórter do bandeira 2 morre de infarto aos 79 anos


O radialista Gino César, que comandava o programa policial Bandeira Dois há quase 30 anos, morreu aos 79 anos no Recife na madrugada desta terça-feira (17). Ele estava internado há 15 dias por causa de problemas respiratórios e sofreu um infarto agudo no fim da noite de segunda (16). A família ainda não definiu os detalhes do sepultamento.

Aos 79 anos, Gino César estava se tratando de uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), conhecida como enfisema pulmonar, em um hospital particular da Zona Norte do Recife. Em agosto, ele já havia sofrido um infarto agudo no miocárdio. Na ocasião, passou um mês internado.

“Ele teve alta e estava se recuperando em casa, mas ficou com um cansaço grande. Há 15 dias, começou a se sentir mal, com dificuldade de respirar, e precisou ser internado novamente”, conta Paulo Ricardo da Silva, filho de Gino César.

Segundo Paulo, o quadro de saúde do radialista se estabilizou, mas voltou a piorar neste final de semana. “Ele estava no quarto, mas no sábado começou a se sentir mal. Ontem à noite [segunda], se sentiu muito mal e precisou ser transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, relata.

Gino César deu entrada na UTI por volta das 22h30. Logo depois, sofreu um novo infarto agudo no miocárdio. Desta vez, não resistiu e morreu por volta das 2h30 da madrugada.

O repórter do Bandeira Dois

Gino César ficou conhecido pelo jeito único de narrar as notícias policiais, de forma cantada. A marca foi herdada dos tempos em que fazia radionovela. Já o nome do programa Bandeira Dois faz referência à onda de assaltos cometidos contra os taxistas da capital pernambucana na década de 1960, quando Gino começou a trabalhar na rádio.

Nos bastidores da redação, o radialista também era famoso pelo seu jeito simples e carismático. Era um dos primeiros a começar a trabalhar, em busca dos destaques policiais. Tradicional, nunca trocou a máquina de escrever pelo computador e sempre usava um chapéu de couro.

Natural de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, Gino mudou-se para a capital ainda muito jovem. No Recife, trabalhou como taxista e motorista de rádio. Depois, começou a atuar como ator de radionovela e repórter policial. Ele passou pelas rádios Clube, Tamandaré, Olinda e comandava o Bandeira Dois na Rádio Jornal há quase 30 anos.

Gino César deixou três filhos e três netos. Alguns dos parentes moram em Sergipe e estão a caminho da capital pernambucana para definir os detalhes do sepultamento do radialista.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Atentado pode ser retaliação a ataque francês contra EI



Quatro dias atrás, caças franceses destruíram um centro de distribuição de petróleo do Estado Islâmico na Síria, perto da cidade de Deir Ezzor.

Para analistas, os ataques terroristas em Paris nesta sexta-feira (13) podem ser retaliação de extremistas islâmicos contra os bombardeios franceses na Síria.

A França entrou na coalizão de países que combate o EI no final do ano passado, mas só começou a fazer bombardeios aéreos contra os islamitas na Síria no dia 27 de setembro deste ano.

"O petróleo é importante fonte de renda do EI, pode ter sido retaliação aos ataques franceses", diz Heni Ozi Cukier, professor de relações internacionais da ESPM. "Houve uma grande escalada nos ataques da coalizão contra o EI nos últimos dias."

No fim de setembro, caças franceses destruíram um centro de treinamento do EI no leste da Síria.

Até então, a França só havia atacado alvos no Iraque -e, mesmo assim, respondiam por apenas 3% do total de bombardeios da coalizão contra os islamitas.

"A França atacou um campo de treinamento do Estado Islâmico na Síria, porque era uma ameaça à nossa segurança", disse o presidente francês François Hollande após reunião na Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova York, no fim de setembro.

A coalizão e os EUA, em especial, intensificaram os ataques contra o EI nos últimos dias, tanto na Síria como no Iraque. Eles auxiliaram as milícias curdas que retomaram nesta sexta a cidade de Sinjar, que estava em poder dos islamitas há 18 meses.

No dia 31 de outubro, um avião russo da companhia Metrojet caiu no Egito com 224 pessoas a bordo, depois de uma explosão.

O EI afirmou ter sido autor de atentado que levou à explosão do avião, reivindicação não confirmada. Quatro dias atrás, o premiê russo, Dmitri Medvedev, admitiu que o avião pode ter sido alvo de um "ato terrorista".

Neste final de semana, ministros dos países da coalizão se encontrariam em Viena para retomar as negociações sobre a guerra na Síria.



"Pilha de corpos"
Ben Grant estava em um bar com sua mulher quando um dos ataques ocorreu. Ele disse ter visto seis ou sete corpos no chão e ouvido que os tiros foram disparados a partir de carros. "Há muitos mortos. É horrível, para ser honesto... Estava na parte dos fundos do bar. Não consegui ver nada", ele disse. "Ouvi tiros. As pessoas se jogaram no chão. Colocamos uma mesa sobre nossas cabeças para nos proteger. Ficamos presos no bar porque havia uma pilha de corpos na nossa frente."

Com surto de microcefalia em bebês, onda de pânico começa a tomar conta das grávidas



Durante entrevista coletiva realizada nessa quinta-feira (12), diretor de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, deu um tom de gravidade ao aumento de casos de microcefalia em bebês nordestinos e, em especial, aos números pernambucanos. Ainda não se sabe a causa da deformidade, mas o surto pode estar ligado ao zyka vírus.

Neste ano, Pernambuco já registrou 141 casos, quase 15 vezes a média registrada nos últimos quatro anos, que foi de 10 casos. A incidência também aumentou em Sergipe, com 49 casos, e no Rio Grande do Norte, com 22. Foi declarado estado de emergência sanitária.

Sobre a prevenção à má formação, Cláudio Maierovitch declarou que as mulheres de Pernambuco devem adiar os planos de gravidez enquanto não se descobre as causas do problema. “Não engravidem agora”, sugeriu.

O governador Paulo Câmara diz que está acompanhando a evolução do número de caso e fala das atitudes tomadas no estado. “Isso precisa ser muito bem investigado para vermos as causas e, ao mesmo tempo, ver o que isso pode afetar no futuro”, diz.


Enquanto isso, a aflição das famílias com os casos já comprovados de microcefalia só aumenta. A má formação é caracterizada pelo baixo tamanho do perímetro craniano. O normal é que um bebê saudável tenha uma circunferência de 34 a 37 centímetros. Os bebês que nascem em idade gestacional correta e tem menos de 33 centímetros são considerados afetadas pela condição neurológica.
A dona de casa Silvana Nascimento é avó de um bebê que nasceu com a má formação. Ela diz que a criança está bem e que foi encaminhada para tratamento no Hospital Oswaldo Cruz:

Ministério da Saúde aconselha pernambucanas a adiarem gestações por causa do surto de microcefalia


O diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, disse que é preciso mais clareza sobre as causas. “Não engravidem agora. Esse é o conselho mais sóbrio que pode ser dado”, ressaltou. Até o momento, foram identificados 141 casos da anomalia no estado, em 42 cidades, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O volume é 15 vezes maior que a média registrada entre 2010 e 2014, de nove casos por ano.

Diante do problema, considerado grave, o Ministério da Saúde decretou, na última quarta-feira, estado de emergência sanitária nacional. Já a SES, lançou um protocolo de atendimento para esses casos. Ontem, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, se pronunciou publicamente pela primeira vez sobre o assunto, durante a assinatura da ordem de serviço para obras de acessibilidade em equipamentos turísticos. Ele defendeu a integração entre os estados que registraram casos para agilizar as descobertas.

“É algo que precisa ser bem investigado, para evitar que aconteça novamente. Pernambuco vai cuidar disso de forma efetiva. Por enquanto, não há uma causa determinada, mas a influência deve ter ocorrido no início do ano, ou seja, vai exigir de nós uma retrospectiva. É uma variável nova que precisa ser identificada”, afirmou. A enfermeira Maristela Vila Nova Dias, 30 anos, pretendia engravidar no início de 2016. Mas ela e o marido, o engenheiro Rafael Araújo, 29, mudaram os planos. “Por conta desse surto, a gente fica com medo. Querendo ou não, o que mais os pais almejam é um filho com saúde. Optamos por esperar até que se esclareçam as causas.”

De acordo com informações publicadas pela Agência Estado, a superintendência da Maternidade Nossa Senhora de Lurdes, de Aracaju, Sergipe, informou que 49 casos foram identificados no estado em setembro e outubro. O problema também foi identificado em outras três cidades: Itabaiana, Estância e Lagarto. No Rio Grande do Norte, foram 22 casos. A maioria também registrada a partir de agosto. Lá, o indicador de crianças nascidas com microcefalia é 11 vezes maior do que o registrado em 2012. Os nascimentos ocorreram em Natal, Mossoró, Macaíba e Currais Novos.

“Nesse momento, não temos como afirmar se o aumento tem como causa algum vírus transmitido por vetores ou algum outro fator”, destacou Cláudio Maierovitch. Para gestantes, Maierovitch recomendou a adoção de cuidados básicos: não usar medicamentos sem conhecimento do médico e evitar a exposição a mosquitos. “Em casa, ficar de portas fechadas, colocar telas nas janelas e usar repelentes.”

Incêndio destrói loja de eletrônicos no Recife


Um incêndio atingiu um estabelecimento comercial na Estrada dos Remédios, em Afogados, na Zona Oeste do Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para a ocorrência, o fogo começou por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira (13). O fogo foi considerado de pequenas proporções.

De acordo com a corporação, as chamas atingiram o pavimento térreo do prédio, onde funcionava uma loja de manutenção de equipamentos eletrônicos. Houve perda total de peças e aparelhos como computadores e televisores. Três carros dos bombeiros foram enviados ao local e o fogo foi controlado, sem atingir outros imóveis. Ninguém ficou ferido.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Queda de jatinho mata pilotos e 2 executivos do Bradesco

Aeronave caiu na divisa de Goiás e Minas Gerais depois de decolar de Brasília rumo a SP; presidente da Bradesco Seguros e diretor-geral da Bradesco Vida e Previdência morreram no acidente.

Um jatinho modelo Citation VII, de prefixo PT-WQH, caiu na noite desta terça-feira em uma região próxima ao município de Catalão, em Goiás, perto da divisa com Guarda-Mor, Minas Gerais, matando todas as quatro pessoas a bordo. Segundo o informações, dois executivos do Bradesco morreram no acidente: Marco Antonio Rossi, presidente da Bradesco Seguros, e Lúcio Flávio Condurú de Oliveira, diretor-geral da Bradesco Vida e Previdência. As outras vítimas são os dois pilotos da aeronave.

Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que o avião decolou às 18h39 do aeroporto de Brasília com destino a São Paulo e desapareceu dos radares do controle de trafego aéreo às 19h04. De acordo com a FAB "não há informações de sobreviventes". A aeronave caiu em uma propriedade rural e deixou uma enorme cratera no chão, segundo o Corpo de Bombeiros que atende a ocorrência.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Mais sete assaltos a ônibus são registrados na Região Metropolitana




Nas últimas 24 horas, sete assaltos a ônibus foram registrados na Região Metropolitana do Recife.

Ao todo, 15 homens armados com facas ou revólveres agiram em cinco cidades.

O primeiro assalto fou realizado a um veículo da empresa Ceidade Alta que fazia a linha Rio Doce/Princesa Isabel. Um homem armado embarcou no ônibus quando ele passava pela Rua da Amora, que fica na 5ª etapa do bairro Rio Doce, na área Norte de Olinda. O suspeito levou os pertences de um passageiro.

No bairro da Vila Popular, também em Olinda, um veículo que fazia a linha TI Xambá/Joana Bezerra. Um homem armados levaram o dinheiro de uma passageira.

No bairro da Mirueira, em Paulista, dois homens armados com pistolas roubaram o dinheiro e os documentos de um passageiro. Não há informações sobre a linha ou a empresa operadora.

Em São Lourenço da Mata, um veículo foi assaltado próximo ao terminal de integração da cidade. Dois homens armados levaram os pertences de passageiros. Também não há informações sobre a linha atingida.

No bairro da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, um ônibus da empresa Globo foi assaltado por cinco homens. Eles levaram a renda do caixa e pertences dos passageiros.

No bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, um veículo de empresa e linhas não informadas foi assaltado por dois homens armados. Eles levaram o dinheiro que estava no caixa e pertences dos passageiros.

Em Ipojuca, o alvo foi um ônibus escolar da empresa locaserv, que prestava serviços para a Prefeitura da Cidade. O assalto aconteceu no Engenho Caribió e foi realizado por dois homens.

Após deixar filhos na escola, radialista é morto a tiros em frente a fórum de Lagoa de Itaenga


Israel Silva trabalhava em uma rádio comunitária da cidade. Dois elementos chegaram em uma moto e atiraram nele


De acordo com informações da Polícia Militar, o radialista Israel Silva foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira no centro da cidade de Lagoa de Itaenga, Zona da Mara Norte do Estado. O crime teria sido praticado na frente do fórum da cidade por dois homens que chegaram em uma moto.

Israel Silva trabalhava em uma rádio comunitária de Lagoa de Itaenga e havia acabado de deixar os filhos na escola. Ele foi atingido por quatro tiros e morreu na hora. O corpo do radialista ainda está no local.

Testemunhas relatam que, Israel era muito crítico da gestão municipal e da postura de políticos da cidade.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Crisma, consagração de 51 pessoas no Engenho do Meio

Celebração ocorreu na Paróquia de Nossa Senhora das graças e foi presidida pelo bispo Dom Fernando Saburido

Na tarde de Domingo (08/11/15), 51 pessoas, na grande maioria jovens, foram consagrados na Crisma em evento que contou com a presença de centenas de fiéis e lotou a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no Engenho do Meio.
wendellsouzanews
Dom Fernando Saburido  Foto @wenddellsouza / wendellsouzanews

A Paróquia que é administrada pelo Padre João, estava completamente lotada por fiéis da comunidade e até mesmo de outras cidades.

wendellsouzanews
Foto  @wenddellsouza  /  wendellsouzanews
Entenda mais sobre a Crisma:
Crisma ou Confirmação, é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma (óleo de oliveira). Trata-se de um rito em que o padre impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo de oliveira. "A Crisma é um sacramento que nos dá o Espírito Santo, imprime na nossa alma o caráter de soldados de Cristo, e nos faz perfeitos cristãos." É uma confirmação do Batismo.

wendellsouzanews
Foto @wenddellsouza  /  wendellsouzanews

A celebração deste sacramento resulta em efusão especial do Espírito Santo, como outorgado antigamente aos apóstolos por ocasião do Pentecostes; em aprofundamento e crescimento da graça batismal e do sentido de filiação divina; une o crismando mais solidamente a Cristo; aumenta os dons do Espírito Santo; torna mais perfeita a sua vinculação com a Igreja; e concede uma especial graça para testemunhar a . A doutrina sobre este sacramento afirma que ele imprime "caráter", como se deixasse na alma um selo ou marca indelével que vincula o crismando como se fosse uma "propriedade" de Cristo.

wendellsouzanews
Diácono Teixeira, Dom Fernando Saburido e Padre João. Foto @wenddellsouza  /  wendellsouzanews

No sábado (07/11) a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, realizou o reencontro de casais, um dia inteiro dedicado aos casais que tiveram a oportunidade de debaterem sobre o matrimonio, afinal, família que reza unida, permanece unida!
Aos Crismados, que possam crescer na fé cristã e compartilhar dos ensinamentos recebidos. Que todos continuem engajados nas causas cristãs e nas obras da Igreja !

domingo, 8 de novembro de 2015

Presídios pernambucanos com fulgas e tumultos no fim de semana

Fugas e a explosão de uma muralha marcaram o fim de semana nos presídios pernambucanos. Na madrugada do sábado, no Complexo Prisional do Curado, no Recife, dois homens conseguiram fugir utilizando uma corda e até o momento não foram recapturados. Em Itamaracá, neste domingo, uma explosão deixou uma abertura de 70 cm no muro da Penitenciária Barreto Campelo, em mais uma tentativa, dessa vez sem sucesso, de fuga dos detentos. 
Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização(Seres) equipes de segurança da unidade de Itamaracá conseguiram reagir à tentativa de fuga a tempo de evitá-la e um reforço na segurança será realizado durante o domingo. Ao fim do dia uma contagem dos detentos será feita. 

No Presídio  Frei Damião de Bozzano, no Complexo do Curado, os fugitivos usaram uma corda conhecida como 'tereza', com panos e lençóis, e conseguiram deixar o local sem serem notados. Jailson Faustino da Silva, Wagner Souza da Silva e Renato Guedes de Miranda estão sendo procurados pela Polícia Militar. 

Segundo a Seres, a situação foi controlada em ambas as unidades. 

Trem do metrô atropelou e matou menino


O menino Max Mateus Antônio do Nascimento, de 11 anos, morreu atropelado nas proximidades da estação Joana Bezerra do Metrô do Recife. Segundo parentes da criança, um trem do metrô o atropelou na tarde de sábado (7). Neste domingo (8), o MetroRec, que gerencia os trens no Grande Recife, negou a ocorrência. Já o Instituto de Medicina Legal (IML) confirma que recebeu o corpo de um menino atingido por um trem na tarde de sábado (7), mas não informa a identidade.

Parentes e amigos do menino fizeram um protesto nos trilhos do metrô da Estação Joana Bezerra na tarde deste domingo (8). Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 60 pessoas atearam fogo a pedaços de madeiras e o incêndio se alastrou pelos trilhos. A ação durou 10 minutos, ainda de acordo com a corporação, que foi ao local para controlar as chamas.
O corpo da criança segue no IML do Recife e deverá ser liberado na segunda-feira (9). O MetroRec afirma que nenhum acidente foi reportado e nenhum departamento está ciente do ocorrido. Eles ainda informaram que vão esperar o laudo do IML para tomar providências.
A família de Max mora na comunidade do Coque, bem próximo à linha do trem, na área central do Recife. Cunhado da criança, o barbeiro Wagner Gomes, de 28 anos, estava trabalhando quando recebeu a notícia. Ele é casado com a irmã do menino e afirmou que a criança estava empinando uma pipa no trilho do metrô junto com amigos quando foi atingida.

Segundo Wagner, o acidente aconteceu entre as estações Joana Bezerra e Afogados, no sentido Afogados, na altura da escola municipal. Ele contou que o corpo foi retirado do local por um irmão de Max que tem 16 anos. Ao chegar na Avenida Central, moradores da área ajudaram a levar a criança para o Hospital da Restauração, na área central do Recife.

'Parou, olhou e foi embora'
"Foi coisa de segundos. Ele estava aqui comento biscoito com refrigerante quando pegou a pipa e foi brincar. Minha mãe até falou para ele não sair da frente da nossa casa", relembra Emanuele Coelho, irmã da criança.
O pai do menino, Antônio Joaquim do Nascimento, conta que o maquinista chegou a parar, mas não prestou socorro. "Os amiguinhos que estavam com meu filho ficaram jogando pedras no trem para avisar. Ele parou, olhou e foi embora", relata.
Já a outra irmã, Andressa Carla Coelho, culpa a falta de estrutura dos muros. "Há dois meses uma placa do muro caiu em cima de um rapaz que estava jogando bola. Criança não sabe dos perigos. Meu irmão viu uma abertura e foi", acredita.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Homens explodem carro forte e policial morre durante troca de tiros na BR-116, entre Cabrobó e Salgueiro


A polícia confirmou a morte do policial Heleno Filho, da 4ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar de Ibó, na Bahia. Quatro homens explodiram com dinamites um carro forte que seguia pela BR-116 entre os municípios de Cabrobó e Salgueiro, no Sertão pernambucano, nesta sexta-feira (6). A tentativa de assalto aconteceu por volta das 9h.

Os criminosos ainda tentaram roubar o carro de dois policiais que seguiam para trabalhar no estado da Bahia, quando houve troca de tiros. Um dos policiais foi atingido e morreu, segundo a Polícia Militar de Cabrobó, que está perseguindo os suspeitos.

Major André Rodrigues, comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar de Cabrobó, relatou que a polícia foi acionada por volta das 8h30. "Um veículo interceptou o carro forte e através de troca de tiros os vigilantes abandoaram o carro, entraram na caatinga, a porta externa do carro forte foi estourada por explosivos e os assaltantes tentaram por duas vezes arrombar a porta que dá acesso ao cofre, não obtendo êxito”, relatou.

Após essa investida, os assaltantes pegaram a estrada no sentido Salgueiro e foi quando encontraram dois policiais militares da Bahia no acostamento efetuaram vários disparos. Um deles foi atingido e morreu no local mesmo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Tragédia – Barragem se rompe e inunda distrito em Minas Gerais




Uma barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu na tarde de hoje (5), no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração.

Informações dão conta de que moradores da região disseram que há gente soterrada e ilhada. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, afirma que entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas.

Segundo a prefeitura de Mariana, equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal se dirigiram para o local.

Conforme a Guarda Municipal, todo o distrito ficou alagado. Não há contato com as equipes de resgate, por isso não é possível precisar o número de feridos e desaparecidos. Segundo a Guarda Municipal, unidades de saúde em Mariana devem receber os feridos.

A Samarco pediu para que os moradores de Bento Rodrigues evacuem o local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.

De acordo com a prefeitura, a situação no local é muito grave e há riscos de desmoronamentos. Várias casas foram alagadas.

Em nota, a Samarco informou que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão. “Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas”, diz a nota.

“A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência ”, acrescenta a nota.

Segundo a prefeitura de Ouro Preto, a barragem se rompeu por volta das 16h20. A prefeitura disse que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município encontra-se à disposição da cidade vizinha para auxiliar no atendimento aos possíveis feridos.

A nota informa ainda que a Defesa Civil de Ouro Preto também montou uma base de apoio, localizada no Centro de Convenções de Mariana, para auxiliar nas buscas.

Barragens como a que se rompeu em Minas são feitas para reter os resíduos sólidos e água dos processos de mineração. O rejeito é material que deve ser armazenado para proteção do meio ambiente.


No Complexo Prisional do Curado, armas e drogas


Uma vistoria no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, localizado no Complexo Prisional do Curado, Zona Oeste do Recife, realizada na tarde desta quinta-feira (5), resultou na apreensão de equipamentos e drogas na unidade. A revista foi realizada logo após uma briga entre detentos no início da tarde desta quinta.



O mapeamento do local foi realizado por agentes penitenciários e o Grupo de Operações de Segurança (GOS), da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), que encontraram 27 facões industriais, 38 armas industriais, 5 foices artesanais, 5 facas artesanais, além de 12 celulares, 27 carregadores de celular e 13 barrotes. 

Ao todo, 110 gramas de entorpecentes foram encontrados no local, sendo 80 gramas de crack e 30 gramas de cocaína.

Gerente de supermercado em Areias é feito refém na manhã desta quinta


O gerente do Supermercado Varejão Kenedy, em Areias, na Zona Oeste do Recife, sofreu um sequestro relâmpago e foi feito refém na manhã desta quinta-feira, por três homens. Segundo a vítima, Pedro Araújo, os bandidos o abordaram por volta das 5h30, quando ele saía da casa onde mora no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, para fazer um exame médico.

Ainda de acordo com Pedro Araújo, os suspeitos já tinham um destino certo em mente. "Os assaltantes já estavam com tudo planejado, exigiram que eu os levasse para a loja em Areias, sabiam que eu trabalhava lá", contou ele à Rádio Jornal. O gerente relatou que os homens estavam bastante irritados porque ele não tinha as chaves do local, situado na Avenida Doutor José Rufino. "Tentaram arrombar a porta da loja, me agrediram e agrediram os funcionários em frente ao estabelecimento", disse. Vários pertences, como celulares e relógios, foram levados pelos assaltantes.

Um dos acusados, de identidade não revelada, foi preso em flagrante por agentes do 12º BPM. Ele foi encaminhado à sede do Grupo de Operações Especiais (GOE). Outros dois fugiram e estão sendo procurados pela polícia.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Dois suspeitos em fuga provocam tiroteio no campus da UFPE


Dois suspeitos armados invadiram o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na noite desta quarta-feira e trocaram tiros com seguranças do campus. De acordo com a assessoria de comunicação da UFPE, um dos suspeitos foi detido pelos seguranças com apoio da Polícia Militar. Alegando ser menor de idade, o suspeito será conduzido para a Central de Flagrantes. Não houve feridos. 

Ainda de acordo com a UFPE, os suspeitos teriam fugido da polícia após uma abordagem de rotina do lado de fora do campus e invadiram a universidade por um acesso de pedestres entre os prédios de Fonoaudiologia e Odontologia. Houve disparos dentro e fora da UFPE. A Polícia Militar foi procurada pela reportagem, mas não informou detalhes da ação. 

O estudante de Odontologia Alex Machado, de 23 anos, relatou ao Diario que estava em aula quando percebeu uma correria do lado de fora do prédio, e, de acordo com o que ouviu dos seguranças, os dois homens estariam fazendo assaltos do lado de fora do campus.

Insegurança constante no campus Recife
Em 2015, na Universidade Federal de Pernambuco, foram registrados diversos casos de violência, entre assaltos e estupros. A Reitoria da UFPE e o governo do estado de Pernambuco se uniram para encontrar uma solução para a segurança no campus.

Em 20 de maio, no grupo do Facebook da UFPE, a estudante Isa Lima denunciou o assalto que sofreu na parada de ônibus do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), por volta das 20h30 do dia anterior. "Ontem fui eu, os dois caras estavam armados e de moto e blablabla. Como provavelmente não serei a última, só queria pedir a quem tiver a mesma sorte, ou falta dela, que é para FAZER OS BOs!", ressaltou.

Em 29 de agosto, uma estudante saiu do apartamento onde morava, localizado atrás do prédio da Sudene, no bairro Engenho do Meio, para resolver assuntos pessoais. Na volta, desceu do ônibus aproximadamente às 20h30 e percebeu que havia um homem na parada. Ele a seguiu pela rua onde ficam as agências bancárias entre os prédios da Reitoria e da Sudene e a estuprou no local.

Já em 25 de setembro, foi a vez de Cecília Morais denunciar um arrastão na saída do CAC/CFCH. "[...] por volta das 12:40, 6 adolescentes (aparentando entre 15 e 17 anos) – todos portando facas e pedaços pontiagudos de vidro, fizeram uma espécie de arrastão [...]", afirmou a estudante.

No começo de outubro, a UFPE e a Secretaria de Defesa Social (SDS) firmaram parceria para diminuir as abordagens criminosas dentro e fora do campus do Recife. A instituição de ensino anunciou um reforço na presença da polícia e no monitoramento por câmeras. Houve também o anúncio do controle eletrônico de acesso ao campus a partir de 2016.

Bandidos explodem caixa eletrônico em Santa Cruz do Capibaribe

Uma agência do Banco Santander foi invadida por assaltantes na madrugada desta quarta-feira em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. Os bandidos usaram explosivos para arrombar o caixa eletrônico, que acabou pegando fogo. Segundo o Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati) da Polícia Militar de Pernambuco, os assaltantes usaram uma cortina na vidraça do banco para não levantar suspeitas da ação criminosa.
Ainda ontem na capital Pernambucana,  duas agências foram assaltadas.  Uma do Banco do Brasil,  em Boa Viagem e outra do Santader no bairro das Graças.

Shineray Storm 200: Preço e ficha técnica

A  Shineray  trouxe ao Brasil a inédita  Storm 200 , que e marca a entrada da montadora no segmento das crossovers de média cili...