segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Hemope tem queda de 96% no número de doação de sangue

Festas, férias e viagens são bem comuns nos meses de dezembro e janeiro. Em consequência, o número de doações de sangue registra queda em todas as unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) do Estado. Em um dia normal, cerca de 400 pessoas procuram o posto do Hemope da capital pernambucana, localizado na Rua Joaquim Nabuco, nas Graças, Zona Norte do Recife, mas no último dia 25, por exemplo, apenas 15 pessoas se dispuseram a doar. A redução representa uma queda de 96,25% das doações.

Com a queda da procura, os estoques dos tipos sanguíneos A, positivo e negativo, O positivo, além dos B e AB positivos já apresentam situação crítica. A situação é considerada de alerta no estoque do O negativo e apenas os tipos B e AB negativos são considerados estáveis. Para estabilizar o banco de sangue, o Hemope pede que as pessoas reservem uns minutos desse período de férias para doar. "É um processo simples, que dura entre 15 e 20 minutos. Nós precisamos lembrar que não tem época para se adoecer e a gente precisa estar sempre a postos para ajudar os pacientes", explicou a diretora de hemoterapia do Hemope, Ana Fausta Cavalcanti.

A diretora de hemoterapia do Hemope garante que todo o processo é seguro."A doação é um ato de solidariedade e amor ao próximo. E pedimos que as pessoas que estão saudável, pesam mais de 50 Kg e possuem entre 16 e 69 anos sigam ao Hemocentro para doação", explicou Ana Fausta. Vale lembrar que os menores de 18 anos precisam ir acompanhados de um responsável para autorizar a doação.

O setor de coleta funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 da às 18h30 no Hemope.  Também é possível agendar a doação pelo 0800 081 1535. A unidade da Fundação da capital pernambucana funciona na Rua Joaquim Nabuco, número 171, no Bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

Pernambucanos vão a São Paulo participar da 91ª Corrida de São Silvestre

Um grupo de 48 pernambucanos embarcou, neste sábado, com destino a São Paulo para participar da tradicional corrida internacional de são silvestre. Um ônibus foi disponibilizado para os atletas que ainda receberam camisas da prefeitura do Recife.

Nesta 91ª edição da corrida que acontece na próxima quinta-feira, vão ser percorridos 15 quilômetros, da avenida paulista até à fundação Cásper Líbero, passando por alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo.

A largada do pelotão de elite feminino está prevista para as 8h40. Já o pelotão de elite masculino, pelotão especial e atletas em geral largam às 9h. 

Shineray Storm 200: Preço e ficha técnica

A  Shineray  trouxe ao Brasil a inédita  Storm 200 , que e marca a entrada da montadora no segmento das crossovers de média cili...