segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Aplicativo criado em PE encaminha denúncias do cidadão às autoridades


O "Colab", um aplicativo criado em Pernambuco, foi eleito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como o negócio de maior impacto social do mundo. A plataforma possibilita que cidadãos possam encaminhar reclamações ou sugestões para o poder público com apenas um clique. Pode ser um buraco, um poste danificado ou calçada irregular; é só tirar uma foto e fazer o upload. Como prêmio pelo título do BID, o aplicativo deve ser agora exportado para 150 países.
Paulo Pandolfi, um dos fundadores do "Colab", conta que a ideia surgiu ao perceberem uma distância entre o povo e as entidades públicas responsáveis pelos problemas encontrados no cotidiano. “Existia a necessidade de estabelecer um diálogo e não tinha um canal apropriado. E aí o Colab surgiu pra ser esta ponte”, explica.
Para o consultor de políticas públicas José Arlindo, o aplicativo pernambucano veio para facilitar o exercício da cidadania. “É um instrumento tanto para o cidadão, que ativa a cidadania, quanto para o gestor, que possibilita que ele acompanhe as aspirações da população on line”, detalha.

Para utilizar é simples. Basta baixar o aplicativo de graça no smartphone ou entrar na página dele na internet. Para gerar a reclamação ou sugestão, o cidadão posta uma foto do problema no Colab e nas redes sociais. A reinvindicação vai direto para o setor responsável.

Apesar de ter sido criado por pernambucanos, Recife ainda não está na lista das 85 prefeituras conectadas ao Colab. No entanto, os fundadores alegam que já existem negociações.

Confira o que abre e o que fecha neste feriado de Nossa Senhora de Aparecida


Nesta segunda-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o comércio do Recife e das repartições públicas funcionam em horário diferenciado. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a maior parte do comércio do Centro do Recife e demais bairros não vai funcionar.
CORREIOS - As agências dos Correios estarão fechadas, com exceção das unidades dos shoppings Recife e RioMar, que funcionam das 12h às 17h.
DETRAN - Não haverá atendimento na sede do Detran, nas Ciretrans, shoppings ou Expressos Cidadão.
ESCOLAS E UNIVERSIDADES - Não haverá aula nas creches e escolas municipais. Também é feriado para as escolas estaduais, faculdades e universidades.
EXPRESSO CIDADÃO - Não haverá expediente em nenhuma unidade do Expresso Cidadão.
JUSTIÇA
TJPE funciona em regime de plantão, das 13h às 17h. Neste expediente, serão julgadas as demandas urgentes de caráter cível e criminal (habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros).
MERCADOS E FEIRAS - Os mercados públicos do Recife funcionarão das 6h às 13h, de acordo com a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb). O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionam. As feiras livres dos bairros acontecem normalmente.
SAÚDE - As três Upinhas 24h do Recife - USFs Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; Professor Dr. Hélio Mendonça, Córrego do Jenipapo; e Professora Dra. Fernanda Wanderley, Linha do Tiro - vão estar abertas para as pequenas urgências. Já as outras USFs e Unidades Tradicionais estarão fechadas.
SHOPPINGS
Boa Vista: As lojas e a praça de alimentação abrem das 11h às 19h.
Guararapes: Lojas e praça de alimentação abrem normalmente, das 9h às 22h.
Paço Alfândega, Plaza Casa Forte, Tacaruna e Recife: Abre das 12h às 21h para todas as atividades.
RioMar: Abre das 12h às 22h para todas as atividades.
Da Rádio Jornal

Shineray Storm 200: Preço e ficha técnica

A  Shineray  trouxe ao Brasil a inédita  Storm 200 , que e marca a entrada da montadora no segmento das crossovers de média cili...