sexta-feira, 17 de junho de 2016

Morre Rubén Aguirre, ator que interpretou o professor Girafales

O ator Rubén Aguirre, famoso e que se tornou ícone da cultura infato-juvenil ao interpretar o Professor Girafales no seriado mexicano Chaves, morreu na manhã desta sexta-feira, aos 82 anos. Rubén nasceu no dia 15 de junho de 1934, na cidade de Saltillo, no México. Ele era formado em engenharia agrônoma e começou a carreira artística como locutor de rádio e TV. No Facebook, o seu perfil informa que, desde 1976, ele fazia apresentações em circos interpretando o Professor Girafales. Aguirre era casado desde 1960 e deixa sete filhos.

O falecimento foi confirmado por Edgar Vivar, amigo e colega de elenco que interpretou o Senhor Barriga no programa. Através do Twitter, ele disse: "Meu professor favorito descansa em paz... Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte para outro plano. Sentirei saudades". Até o momento, não há informação sobre a causa da morte.

No início deste mês, os parentes de Aguirre disseram que ele estava com problemas de locomoção, devido ao avanço da doença. No ano passado, ele próprio divulgou uma carta para contar aos fãs que estava muito doente.

Em menos de uma hora, o comentário já recebeu quase 1000 reproduções na rede social. Segundo familiares, Aguirre sofria de uma série de problemas de saúde, como diabetes e cálculos na vesícula. Depois de um acidente de carro sofrido em 2007, ele precisou abandonar os palcos para cuidar da sua saúde.

"Tenho 81 anos e, repito, tenho sérios problemas de saúde. Que essa carta sirva para mostrar a responsabilidade da Associação Nacional de Atores pelo detrimento da minha saúde e da minha esposa, e as consequências de desatenção. Apelo, uma vez mais, à consciência de algum defensor social que me apoie em minha luta para fazer valer esse direito básico", pediu.

Intitulado "E agora, quem poderá me defender?", bordão que era referência ao personagem Chapolin, o texto reivindicava assistência médica da Associação Nacional de Atores do México (Anda). Aguirre também tinha sido hospitalizado por causa de problemas na coluna, em 2015. No ano anterior, um quadro de desidratação e anemia foi responsável por deixa-lo hospitalizado por alguns dias no México. Arturo, um de seus filhos, informou que Aguirre tomava medicamentos há 20 anos tomava para controlar doenças renais e diabetes.

Repercussão
Tão logo a notícia da morte de Rubén Aguirre foi confirmada, vários artistas, além de milhares de pessoas, usaram as redes sociais para externar solidariedade e demonstrar carinho pelo ator mexicano.

No Twitter, logo no início da manhã a morte do ator ficou em segundo lugar entre os 'trending topics', os assuntos mais comentados do momento, com cerca de 12 mil twittes em pouco mais de uma hora. Com o título de "Professor Girafales", o assunto está sendo amplamente repercutido. Mensagens como "Eterno!", "Descanse em paz, Professor Girafales. Muito obrigado por ter feito parte da minha infância" e "Que Deus conforte toda sua família" foram umas das mais postadas.

Shineray Storm 200: Preço e ficha técnica

A  Shineray  trouxe ao Brasil a inédita  Storm 200 , que e marca a entrada da montadora no segmento das crossovers de média cili...