quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Tragédia – Barragem se rompe e inunda distrito em Minas Gerais




Uma barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu na tarde de hoje (5), no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração.

Informações dão conta de que moradores da região disseram que há gente soterrada e ilhada. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, afirma que entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas.

Segundo a prefeitura de Mariana, equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal se dirigiram para o local.

Conforme a Guarda Municipal, todo o distrito ficou alagado. Não há contato com as equipes de resgate, por isso não é possível precisar o número de feridos e desaparecidos. Segundo a Guarda Municipal, unidades de saúde em Mariana devem receber os feridos.

A Samarco pediu para que os moradores de Bento Rodrigues evacuem o local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.

De acordo com a prefeitura, a situação no local é muito grave e há riscos de desmoronamentos. Várias casas foram alagadas.

Em nota, a Samarco informou que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão. “Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas”, diz a nota.

“A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência ”, acrescenta a nota.

Segundo a prefeitura de Ouro Preto, a barragem se rompeu por volta das 16h20. A prefeitura disse que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município encontra-se à disposição da cidade vizinha para auxiliar no atendimento aos possíveis feridos.

A nota informa ainda que a Defesa Civil de Ouro Preto também montou uma base de apoio, localizada no Centro de Convenções de Mariana, para auxiliar nas buscas.

Barragens como a que se rompeu em Minas são feitas para reter os resíduos sólidos e água dos processos de mineração. O rejeito é material que deve ser armazenado para proteção do meio ambiente.


No Complexo Prisional do Curado, armas e drogas


Uma vistoria no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, localizado no Complexo Prisional do Curado, Zona Oeste do Recife, realizada na tarde desta quinta-feira (5), resultou na apreensão de equipamentos e drogas na unidade. A revista foi realizada logo após uma briga entre detentos no início da tarde desta quinta.



O mapeamento do local foi realizado por agentes penitenciários e o Grupo de Operações de Segurança (GOS), da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), que encontraram 27 facões industriais, 38 armas industriais, 5 foices artesanais, 5 facas artesanais, além de 12 celulares, 27 carregadores de celular e 13 barrotes. 

Ao todo, 110 gramas de entorpecentes foram encontrados no local, sendo 80 gramas de crack e 30 gramas de cocaína.

Gerente de supermercado em Areias é feito refém na manhã desta quinta


O gerente do Supermercado Varejão Kenedy, em Areias, na Zona Oeste do Recife, sofreu um sequestro relâmpago e foi feito refém na manhã desta quinta-feira, por três homens. Segundo a vítima, Pedro Araújo, os bandidos o abordaram por volta das 5h30, quando ele saía da casa onde mora no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, para fazer um exame médico.

Ainda de acordo com Pedro Araújo, os suspeitos já tinham um destino certo em mente. "Os assaltantes já estavam com tudo planejado, exigiram que eu os levasse para a loja em Areias, sabiam que eu trabalhava lá", contou ele à Rádio Jornal. O gerente relatou que os homens estavam bastante irritados porque ele não tinha as chaves do local, situado na Avenida Doutor José Rufino. "Tentaram arrombar a porta da loja, me agrediram e agrediram os funcionários em frente ao estabelecimento", disse. Vários pertences, como celulares e relógios, foram levados pelos assaltantes.

Um dos acusados, de identidade não revelada, foi preso em flagrante por agentes do 12º BPM. Ele foi encaminhado à sede do Grupo de Operações Especiais (GOE). Outros dois fugiram e estão sendo procurados pela polícia.

Shineray Storm 200: Preço e ficha técnica

A  Shineray  trouxe ao Brasil a inédita  Storm 200 , que e marca a entrada da montadora no segmento das crossovers de média cili...