quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Nordeste tem a maior taxa de homicídios do país


A região com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes do país é o Nordeste (33,76), seguida da Região Norte (31,09) e do Centro-Oeste (26,26). As regiões Sudeste e Sul apresentam taxas menores, 16,91 e 14,36, respectivamente. No Nordeste, o estado com a maior taxa por grupo de 100 mil habitantes é o Ceará, com 46,9 homicídios, equivalente a 4.144 mortes, seguido de Sergipe (45 assassinatos por 100 mil habitantes).

Os dados estão no relatório Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios, divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. 

No estado do Ceará, as maiores taxas de homicídios são registradas nas cidades de Fortaleza (72,7), Maracanaú (73,7) e Caucaia (65,8), na região metropolitana.

Em números absolutos, o estado que registrou o maior número de homicídios em 2014 foi a Bahia, com 5.450 (36 por 100 mil habitantes). Em seguida, estão Rio de Janeiro (4.610) e São Paulo (4.294), com taxas de 28 e 9,8 por grupos de 100 mil habitantes. No ranking absoluto, o Ceará aparece em quarto lugar. Santa Catarina, com 587 mortes registra a menor taxa do país (8,7 homicídios por 100 mil habitantes).

“Para se ter uma noção comparativa no âmbito internacional sobre essa taxa, países com históricos de guerra civil, como o Congo (30,8), e com altas taxas de homicídio associadas ao narcotráfico, como a Colômbia (33,4), possuem taxas menores que a do Nordeste brasileiro”, informa o relatório.

Metodologia
De acordo com o Ministério da Justiça, o diagnóstico fez um recorte com 80 municípios, localizados nas 26 unidades da federação e a região administrativa da Ceilândia, no Distrito Federal, somando 81 localidades prioritárias de ação, agregando 22.569 registros de homicídios em 2014, o que representa, aproximadamente, 50% do total de assassinatos registrados no Brasil.

A intenção do documento é que funcione com uma ferramenta de gestão para os estados no enfrentamento da criminalidade observando as coincidências entre as altas taxas de homicídio e outros problemas sociais, econômicos e culturais.Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) de 2014.

Veja o número de homicídios por unidades da Federação:

Acusado de matar garoto em Petrolina confessou ter abusado e matado outras crianças


O morador de rua José Cícero da Silva, 43 anos, preso como principal suspeito pela morte de Wallison Pedro Souza de Sá, 9 anos, encontrado morto no fim da tarde de desta quarta-feira (14) em Petrolina, Sertão de Pernambuco, é acusado também de ter abusado sexualmente e matado pelo menos outras três crianças na região.

Durante coletiva de imprensa, a delegada Francisca Polyanna Nery contou que o garoto foi atraído por um menor de idade, amigo da família, pago pelo morador de rua, que ofereceu um presente para Wallison. A criança foi abusada sexualmente, tanto por José Cícero quanto pelo menor, antes do morador de rua assassiná-la.

Após a prisão, ele negou ter cometido o crime, afirmando estar na casa da ex-esposa, que não foi identificada, porém, ela  afirmou ter expulsado o marido de casa após saber que ele praticou abuso sexual aos seus dois netos -  um garoto de 8 anos e uma menina de 9. Além disso, ela disse que ele já havia sequestrado uma criança para matá-la, porém foi impedido pela comunidade.

Após pressão da polícia, José Cícero confirmou ter abusado e assassinado Wallison. Além disso, confessou mais três homicídios e abusos sexuais. As vítimas foram: Pedro Felipe de 10 anos, em Pedra Linda, Petrolina, e dois jovens da cidade de Santa Maria, uma criança de 8 anos e uma adolescente de 16 anos deficiente mental.

A delegada Francisca Polyanna afirmou que o acusado vai responder em Petrolina por dois estupros de vulnerável e homicídios triplamente qualificados. Também serão realizados levantamentos das cidades por onde ele passou e de crianças desaparecidas para que sejam encontradas possíveis vítimas do José Cícero.

Carro capota na avenida Caxangá após colisão


Um capotamento complica o trânsito na avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta quinta-feira (15). O acidente entre dois carros - sendo um conduzido por um agente da Polícia Civil envolvido na Operação Litoral Pacífico - aconteceu nas proximidades da esquina com a rua Cambuci, no sentido Camaragibe, por volta das 7h40. Não houve vítima, mas o trânsito ficou complicado no sentido Centro por conta de curiosos. Às 8h40, um dos veículos já havia sido retirado do local, enquanto o outro estava em processo de remoção por guinho.
 Geraldo Moreira/Rádio Folha
De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a colisão entre os dois veículos levou o Uno a capotar na faixa do BRT da avenida. O trânsito chegou a ficar mais complicado que o normal no sentido Centro, apesar de o acidente ter acontecido no sentido Camaragibe - que, devido ao horário, ficou com trânsito considerado normal para a hora, por volta das 8h50.




Procon flagra 322 ônibus sem anjo da guarda. Dispositivo impede que veículo ultrapasse 5 km/h de portas abertas


De um total de mil ônibus fiscalizados pelo Procon-PE, entre 11 e 18 de agosto, 322 não tinham o chamado anjo da guarda. O dispositivo impede que o veículo ultrapasse os 5 km/h caso as portas estejam abertas, oferecendo segurança ao passageiro.

A ação do Procon aconteceu após a universitária Camila Mirele Pires da Silva, 18 anos, cair de um ônibus em movimento no momento em que a porta abriu, em maio deste ano. As 13 empresas de ônibus fiscalizadas assinaram um termo de compromisso com o órgão para equiparem os coletivos dentro de 180 dias, a contar do último dia 5, sob pena de multa e até mesmo perda de concessão em casos mais graves de reincidência.

As empresas da Região Metropolitana do Recife (RMR) também devem promover, no prazo de trinta dias, campanha publicitária nos terminais de integração informando aos passageiros e motoristas dos cuidados para uma viagem segura. Outro compromisso firmado é restringir a abertura da porta central fora dos terminais, com exceção para o caso de cadeirantes ou acidentes, por exemplo. A ideia, além de evitar acidentes, é reduzir o desgaste da plataforma de acesso da pessoa com deficiência.

O descumprimento pode acarretar na reabertura de investigação preliminar e ainda na instauração de processo administrativo. Levantamento do Procon apontou situações graves, como uma frota de 220 ônibus de uma empresa com 56% deles sem o equipamento, e uma outra empresa com melhor situação, com 98% de 139 ônibus com o equipamento.

Operação policial busca suspeitos de homicídios e tráfico no Grande Recife


Uma operação da polícia procura suspeitos de homicídios e tráfico de drogas em Jaboatão dos Guararapes e no Cabo de Santo Agostinho nesta quinta-feira (15). Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e a Polícia Civil, devem ser cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão de menor nesta manhã.

A Polícia Civil informou que os procurados têm envolvimento com 11 assassinatos, além de tentativas de homicídio, tráfico de drogas e formação de organização criminosa. A maior parte dos crimes teria sido praticada nos bairros de Comporta e Gaibu, em Jaboatão e no Cabo, respectivamente. As investigações começaram há um ano e meio, sob a coordenação da Delegacia de Polícia de Homicídios.

Ainda segundo a polícia, dos 16 procurados, cinco já estão presos. A operação Litoral Pacífico ainda pretende cumprir 11 mandados de busca e apreensão domiciliar nestas cidades da Região Metropolitana do Recife. Para isso, 85 policiais civis estão trabalhando desde o início da manhã. Eles são coordenados pelo delegados Felipe Monteiro, Salustiano Albuquerque e Darlson Macedo.

Sem aprovação da CPMF, seguro-desemprego e abono salarial estão em risco, adverte Levy


A não aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) põe em risco programas de proteção ao trabalhador, como o seguro-desemprego e o abono salarial, afirmou, há pouco, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Ele participa de audiência pública no plenário da Câmara dos Deputados, transformada em Comissão Geral, e respondeu a diversos líderes partidários que disseram duvidar da aprovação do tributo.

“Se não tiver a CPMF, existe um certo risco de programas importantes, como o seguro-desemprego e a proteção ao trabalhador, virem a ter risco. A CPMF permite que o seguro-desemprego esteja protegido, como também o abono salarial. Como vamos pagar, se não houver receitas?”, questionou o ministro.

O ministro criticou ainda a proposta, expressa por diversos economistas, de que o Banco Central interrompa o aumento dos juros para impedir a explosão da dívida pública. Segundo Levy, a situação de dominância fiscal, quando os aumentos de juros tornam-se insuficientes para segurar a inflação por causa do desequilíbrio das contas públicas, só pode ser combatida por meio do ajuste fiscal.

“A dominância fiscal acontece quando a gente vê que o Orçamento está desorganizado e é difícil segurar a inflação. Não é problema de política monetária. É quando o governo não consegue manter o Orçamento em ordem. A gente vence a dominância fiscal, não soltando os juros, mas acertando o fiscal, que atende às necessidades para o Brasil voltar a crescer”, defendeu Levy.

O ministro disse que o cuidado para que a dívida pública não fuja do controle é essencial, porque a maioria dos fundos de investimento investe até 90% da carteira em papéis do Tesouro Nacional. Ele ressaltou que o ajuste fiscal proposto pelo governo tem como objetivo impedir a explosão do endividamento do governo.

“É por isso que temos de cuidar da dívida do Tesouro. É dinheiro da sua família e de investidores estrangeiros investidos em títulos do Tesouro Nacional. Esses papéis de longo prazo têm financiado o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] nos últimos anos. A dívida pública azeita e faz funcionar a economia. Há 200 anos, descobriu-se que a dívida pública sólida é fundamental para o desenvolvimento. Por isso, ter o (resultado) fiscal em ordem é essencial para o crescimento econômico”, afirmou Levy.

Shineray Storm 200: Preço e ficha técnica

A  Shineray  trouxe ao Brasil a inédita  Storm 200 , que e marca a entrada da montadora no segmento das crossovers de média cili...