domingo, 17 de setembro de 2017

Mais um furacão: Agora é a vez de Maria

Um novo furacão de categoria 1, batizado de “Maria”, se formou neste domingo no mar do Caribe. A tempestade se aproxima pelo leste das Pequenas Antilhas e de Porto Rico, que já estão em alerta em razão da chegada do fenômeno meteorológico – e temem que repita os danos causados por Irma, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês).

Maria, que apresenta ventos máximos sustentados de 120 km/h, se dirige rumo às Pequenas Antilhas e a Porto Rico com uma velocidade de 24 km/h.

No boletim das 18h (horário de Brasília), o NHC afirmou que Maria se encontra 225 quilômetros ao leste-nordeste de Barbados e 445 quilômetros ao leste-sudeste de Dominica.

Guadalupe, Dominica, São Cristóvão e Nevis e Monserrat estão sob alerta de furacão, enquanto Martinica, Antígua, Barbuda, Saba e São Eustaquio, e Santa Lúcia estão sob aviso de tempestade tropical.

Muitas destas ilhas sofreram recentemente o impacto do furacão Irma, com casos dramáticos como o de Barbuda, devastada em mais do 90% segundo as autoridades locais, que ainda não terminaram as tarefas de reconstrução.

Maria se move com direção oeste-noroeste e se espera que mantenha este padrão ao longo dos próximos dias. O olho do fenômeno se aproximará das Pequenas Antilhas na noite de segunda-feira, provavelmente como um furacão de categoria maior, segundo o NHC.

Embora o furacão esteja seguindo quase a mesma trajetória do furacão Irma, que atingiu a Flórida – além de Geórgia e Carolina do Sul -, ainda é muito cedo para prever se chegará à costa americana.

Além de Maria, os meteorologistas do NHC continuam a acompanhar o desenvolvimento de outros dois ciclones no Atlântico.

O furacão de categoria 1 José mantém a trajetória em direção norte, a uma velocidade de 15 km/h, e está 335 km/h a sudeste do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte.

Enquanto isso, Lee se debilitou nas últimas horas e foi rebaixado a depressão tropical. Ruma em direção oeste a 13 km/h, sem representar uma ameaça para zonas povoadas.

Preso sequestrador e estuprador de jovem de 17 anos.

Uma jovem de 17 anos foi sequestrada e estuprada na Zona da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, ela foi pega pelos suspeitos na cidade de Barra de Guabiraba, no dia 5 de setembro, e mantida em cativeiro em uma casa de veraneio na Praia de Catuama, no Litoral Norte.

No local, os policiais da Delegacia de Goiana, responsáveis pelas investigações, encontraram a vítima e um homem identificado como Nielson José da Silva, de 42 anos. O suspeito, que trabalhava como caseiro da residência utilizada como cativeiro, foi detido. Com ele, foram apreendidas uma arma e roupas femininas.

Ainda de acordo com a polícia, a vítima contou ao delegado Thiago Uchôa que era ameaça, agredida e obrigada a ter relações com o suspeito detido. A garota chegou a perder um dente após leva um soco. A polícia informou ainda que, ao mesmo tempo em que Nielson mantinha a jovem em cárcere privado, ele se relacionava normalmente com a esposa e filhos.

O suspeito passou por audiência de custódia e foi encaminhado para a Cadeia Pública de Goiana. Enquanto isso, a jovem passou por exames sexológicos no Instituto Médico Legal (IML) e foi entregue ao Conselho Tutelar de Barra de Guabiraba. Uma coletiva de imprensa está marcada para esta segunda-feira (17) para detalhar o caso.

Jornalista baleado na cabeça em Caruaru está em coma induzido e estado de saúde é grave

Após ser baleado na cabeça durante uma troca de tiros em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o jornalista Alexandre Farias, de 39 anos, está em coma induzido e deve permanecer nesse estado até quatro dias. A fatalidade aconteceu na noite deste sábado (16), quando o apresentador do programa ABTV 2ª Edição da TV Asa Branca voltava do supermercado.

Alexandre foi submetido a uma cirurgia ainda na madrugada deste domingo (17) no Hospital da Unimed. O procedimento, segundo a unidade de saúde, durou 4 horas e o estado de saúde do jornalista é grave. A bala entrou na região ao lado do olho direito e percorreu todo o cérebro, causando perca de massa cefálica. O procedimento foi a retirada de parte do osso da cabeça para que o inchaço sofra pressão.

A equipe médica da unidade de saúde ainda não sabe precisar se o apresentador ficará com sequelas causadas pelo ferimento. Segundo os médicos, só com o fim do coma induzido que se poderá avaliar as consequências do tiro. Até a manhã deste domingo, nenhum suspeito de envolvimento na confusão foi preso. Eles bateram o carro em que estavam e fugiram a pé.

O carro em que o jornalista estava foi periciado na manhã deste domingo. A Polícia Civil iniciou as investigações poucas horas após o crime em busca dos criminosos. O veículo utilizado pelos suspeitos e a viatura policial envolvida na perseguição também passaram por perícia.

No veículo de Alexandre, os peritos encontraram vestígios de sangue e as compras que o jornalista havia feito antes de ir para casa. A suspeita é que o tiro que acertou a vítima tenha entrado pelo para-brisa do veículo.

Entenda o caso

O jornalista estava voltando das compras em um supermercado quando foi baleado dentro de seu carro. Ele estava a caminho de casa, no bairro do Alto do Moura, quando ficou no meio de um tiroteio causado por uma perseguição policial contra supostos bandidos que estariam em um carro roubado.

Na perseguição dois socorristas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), que atendiam uma vítima de um acidente de trânsito nas proximidades, foram atropelados pelos fugitivos.

Vinicius Sales, diretor técnico do Samu Agreste, contou que os dois socorristas Josimere Barbosa da Silva Nascimento, de 36 anos, e Valderi Antônio do Nascimento foram levados para o Hospital Regional do Agreste (HRA) e não correm risco de morrer. “A nossa querida Mere foi operada ainda ontem com uma fratura na perna e deve ser liberada hoje ou amanhã. E Valderi sofreu um traumatismo craniano, mas foi feita tomografia e descartada qualquer necessidade de intervenção, somente sofreu lesões faciais, mas já foram suturadas e já está de alta”, detalhou.

Alexandre Farias chegou a ser levado pelo próprio Samu para o HRA, mas foi transferido pouco depois para o Hospital da Unimed.

Apresentador da TV Asa Branca é vítima de bala perdida em Caruaru

O jornalista Alexandre Farias, 39 anos, apresentador do telejornal ABTV 2ª Edição, da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo, foi atingido na cabeça por uma bala perdida durante uma troca de tiros entre policiais e suspeitos no Alto do Moura, bairro famoso por abrigar um centro de artesanato figurativo, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ele foi socorrido no Hospital Regional do Agreste e depois transferido, em estado gravíssimo, para o Hospital da Unimed de Caruaru. 

Segundo informações, Farias estava voltando no seu carro para casa, no Loteamento Sete Luas, também no Alto do Moura, quando se viu no meio do fogo cruzado. Eram cerca de 20h e Alexandre Farias havia apresentado o telejornal na noite de sábado, depois jantado em um supermercado da cidade e seguira para casa. Natural do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, o jornalista morava só em Caruaru, desde 2015.

Segundo a polícia, uma equipe da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) recebeu no início da noite a informação de que havia quatro homens em atitude suspeita, dentro de um Corolla roubado, na rua principal do Alto do Moura. Naquele momento, uma ambulância do Samu estava no local, prestando socorro a uma mulher vítima de acidente de moto. Os policiais teriam tentado abordar os homens do Corolla quando foram recebidos a bala. Foi durante o tiroteio que se seguiu que Alexandre Farias passou no local. Ainda segundo a polícia, os suspeitos conseguiram fugir e, durante a fuga, ainda atropelaram a mulher que já estava ferida e dois socorristas do Samu.

No Hospital Regional do Agreste, onde Alexandre Farias recebeu os primeiros socorros, a informação é de que o ferimento a bala fez com que o jornalista chegasse a perder massa encefálica. Já a mulher que foi atropelada apresentava fratura nas pernas e estava fora de perigo. Os dois socorristas sofreram escoriações. Até a noite do sábado, os quatro bandidos estavam foragidos. Na fuga, eles abandonaram o Corolla, crivado de balas. A polícia deve neste domingo (17) passar mais detalhes da ocorrência.

Shineray Storm 200: Preço e ficha técnica

A  Shineray  trouxe ao Brasil a inédita  Storm 200 , que e marca a entrada da montadora no segmento das crossovers de média cili...