A população já começou a sentir os efeitos da greve dos bancários. Quem precisou, ontem, de atendimento em uma agência bancária, encontrou portas fechadas. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), a paralisação atingiu mais de 6 mil agências em todo o país. Os bancários reivindicaram aumento de 16%, sendo 6,12% de ganho real. Os bancos ofereceram 5,5% mais abono de R$ 2,5 mil.
A FEBRABAN alega que o reajuste oferecido está em linha com a expectativa de inflação dos próximos meses. “O reajuste de 5,5% vai recompor parte do poder de compra dos trabalhadores dos últimos 12 meses, sem contaminar os índices futuros, o que iria contra os esforços do governo para reequilibrar os fundamentos macroeconômicos. Além disso, a proposta prevê um abono de R$ 2,5 mil para compensar as perdas passadas”, afirmou ao Correio a assessoria da entidade, por e-mail.
De acordo com a Febraban, com a correção, o ganho inicial de um caixa, após 90 dias no emprego, passa de R$ 2.426,76 para R$ 2.560,23. Além disso, os bancos oferecem 90% de participação nos lucros e resultados (PLR) mais R$ 1.939,08 para salários de até R$ 10.402,22. Os bancários querem piso de R$ 3.299,66, PLR de três salários e mais R$ 7.246,82 para todos os empregados
“A atitude dos bancos é desrespeitosa e oportunista. Essa proposta rebaixada vem do setor que lucrou R$ 36,3 bilhões somente no primeiro semestre deste ano”, reclamou Roberto Von der Osten, presidente da Contraf-CUT, e um dos coordenadores do Comando Nacional dos bancários. De acordo com Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o lucro do setor nos seis primeiros meses do ano cresceu 27,4% em relação ao mesmo período de 2014. A Federação Nacional de Bancos (Fenaban), ligada à Febraban, afirmou em comunicado que continua aberta a negociações.
Bate-boca
No primeiro dia da paralisação, clientes discutiram na porta dos bancos com funcionários destacados pelas instituições para ajudar no caixa automático. “Será que vou ter que fazer um escarcéu para entrar no banco? Assim que acabar a greve, vou mudar a minha conta”, ameaçou José de Freitas, 47 anos, servidor público do Governo do Distrito Federal (GDF) na entrada de uma agência do BRB. Ele contou que perdeu o cartão magnético e não tem como sacar dinheiro, retirar folhas de cheque, nem pagar contas. “Estou refém do banco”, reclamou. O funcionário do BRB José Eduardo Silva, 48, tentou argumentar que, mesmo pedindo outro cartão, este demoraria 15 dias para chegar. “O motivo da greve é que o BRB ofereceu 0% de reajuste, menos ainda que a Febraban”, disse.
Também nas agências do Banco do Brasil as filas dos caixas eletrônicos eram imensas. A psicóloga Cecilia Regina de Siqueira, 32, esperava a vez para depositar o cheque que recebera como pagamento do salário. “O duro é que, quando deposito no caixa eletrônico, o cheque não cai no mesmo dia. Minha chefe não gosta de fazer transferências pela internet”, relatou.
Retirar folhas de cheque foi o que levou Igor Barbosa, 39, ao caixa do banco. “Faço tudo pela internet, só retiro cheque na agência e, quando venho fazer isso, está essa fila gigantesca”, protestou.
Já a aposentada Lusmaria Ferreira, 65, depois de enfrentar a fila no BB, foi procurar uma casa lotérica. “Essa greve está atrapalhando muito. No caixa automático só posso retirar R$ 240 por dia. Preciso de R$ 900 para pagar condomínio, luz, água. Eu sei que eles fazem isso para forçar a gente a colocar a conta em débito automático”, apostou.
Fique ligado
O consumidor não pode se valer da greve para protelar os pagamentos. Saiba como você pode quitar suas contas
O cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e pedir uma alternativa.
Para as pessoas que têm contas de consumo, como água, telefone e energia, é aconselhável ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento.
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) poderão retirar, como de costume, o dinheiro nos caixas eletrônicos. Entretanto, aqueles que recebem pela Caixa Econômica Federal só poderão sacar o benefício nas casas lotéricas.
Aqueles que necessitarem efetuar o pagamento do condomínio por boleto bancário e não encontrarem meios para fazê-lo devem fazer contato com a administradora ou com o síndico, para que receba a cota condominial.
Nos casos de cobranças pré-agendadas e não efetuadas, os consumidores têm direito a pedir ressarcimento por perdas e danos sofridos e comprovados.
Meios para atendimento
Confira o que os bancos disponibilizam à clientela
Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco 24 Horas
Bankfones e internet banking
Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC)
Convênios com estabelecimentos comerciais
Débitos automáticos