segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Prefeito eleito do Recife, João Campos, anuncia secretários de Educação e de Saúde.

A Educação terá Fred Amâncio, que é secretário estadual de Educação. A Saúde ficará com a sanitarista Luciana Albuquerque, que atua como secretária-executiva de Vigilância em Saúde no estado.

 O prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), divulgou, neste domingo (27), os nomes dos primeiros integrantes do secretariado da administração municipal, que tomam posse no dia 1º de janeiro de 2021.

A Educação ficou com Fred Amâncio, atual titular da área no governo do estado, comandado pelo PSB. A Saúde será liderada pela sanitarista Luciana Albuquerque, que atua há 5 anos como secretária-executiva de vigilância em Saúde do estado.

Logo depois de tomar posse, Campos afirmou que o secretariado terá em sua composição 50% de mulheres. Ele foi eleito no segundo turno, quando venceu Marília Arraes (PT), de quem é primo de segundo grau.

O futuro gestor afirmou, ainda, que entre as prioridades para o início de governo está a criação do Crédito Popular. A ideia é beneficiar trabalhadores que desejam investir ou já têm algum negócio montado.

O anúncio dos nomes foi feito ao longo do dia. Pouco antes, também pelas redes sociais, o prefeito eleito disse que divulgaria, primeiro, os futuros gestores de “duas áreas fundamentais”.

“A gente começa a divulgar, neste domingo, o nosso time. A gente começa a divulgar por duas áreas fundamentais, que são extremamente importantes”, afirmou João Campos, em vídeo postado nas redes sociais.

Ao anunciar Fred Amâncio, João Campos disse, nas redes sociais, que, nos últimos seis anos, “ele vem comandando com destaque a Secretaria Estadual de Educação, sendo apontado por especialistas de todo o país como um dos melhores gestores estaduais da área, no Brasil”.
O prefeito eleito disse também que tem certeza de que Amâncio “vai contribuir muito para a revolução que pretendemos fazer na educação da nossa cidade”.

Campos citou como projetos prioritários da gestão “o aumento das vagas em creches e o lançamento de um robusto programa para alfabetização das nossas crianças na idade certa”.

No início da noite, o prefeito eleito anunciou o nome Luciana Albuquerque, que vai comandar a Saúde do Recife.

Ele destacou que a futura secretária é doutora em Saúde Internacional pela Universidade Nova de Lisboa e tem mestrado em Saúde Pública no Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fiocruz em Pernambuco.

De acordo com João campos, a nova secretária terá uma missão importante por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Será fundamental para a gestão da área num momento tão complexo, inclusive com a missão de discutir e planejar o processo de chegada da vacina e de imunização da população", disse, pelas redes sociais.

O futuro prefeito do Recife disse também que Luciana "vai ajudar a cuidar do nosso sistema já existente e contribuir para a expansão da nossa rede de atenção básica e para a construção do Hospital da Criança, um dos nossos compromissos de campanha".

A assessoria de Campos informou que os novos nomes serão anunciados,, em breve, também pelas redes sociais.

Em relação a Pandemia da Covid-19 “O pior está por vir”, afirma Anthony Fauci.

O imunologista Anthony Fauci disse, neste domingo (27), acreditar que o pior da pandemia do novo coronavírus “ainda está por vir”. O também conselheiro do presidente Donald Trump para assuntos relacionados à Covid-19 falou à CNN em uma entrevista sobre o panorama da pandemia. 

"Estamos realmente em um ponto muito crítico. Podemos ter um forte aumento de infectados por causa das viagens de fim de ano e da provável reunião de pessoas (...) o pior ainda está por vir”, afirmou. 

Quando questionado sobre a nova variante do Sars-CoV-2, encontrado no Reino Unido nos últimos dias, o imunologista afirmou que a mudança não parecer tornar as pessoas mais doentes: “obviamente, isso é algo que sempre levamos a sério, mas acho que o público precisa se lembrar que esses são vírus de RNA e estão em mutação contínua o tempo todo". "Na maioria das vezes, as mutações não têm um significado funcional", disse o médico. 

Além de estar aconselhando Trump, Fauci também foi escolhido para a equipe de saúde focada no combate da pandemia do próximo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.  


Ele completou 80 anos no início desta semana, mas afirmou que, mesmo em período de festas de aniversário e de fim de ano, está seguindo seus próprios conselhos de restrição da pandemia, inclusive para o Natal. 


“Embora eu ame muito ter meus filhos, que moram em diferentes partes do país, não acho que me reunir com eles seja a coisa mais prudente a fazer. No Natal, por exemplo, fiz um jantar tranquilo com minha esposa", concluiu. 

Fonte: CNN

sábado, 4 de julho de 2020

A histeria coletiva, a peste da dança de 1518 e a peste chinesa de 2020

No verão de 1518, Frau Troffea, uma moradora de Estrasburgo, França, sem qualquer motivo aparente ou qualquer música tocando, começou a dançar pelas ruas da cidade. Algumas pessoas, que assistiam à cena, passaram a incentivá-la com gritos e palmas, enquanto outras se juntaram à dança.


Em uma semana, 34 pessoas dançavam freneticamente. Em um mês, passavam de 400. Os governantes chamaram médicos, padres e até astrônomos. Sem nenhuma resposta, concluíram que era uma doença causada pelo "sangue quente". Mesmo com centenas caindo mortos pela exaustão, os outros continuavam. Até que um dia, também sem qualquer razão, da mesma forma que começou, os sobreviventes cessaram a dança e voltaram às suas vidas normais.

A "Peste da Dança de 1518" é um dos episódios mais famosos de histeria coletiva, até agora. Provavelmente, a "Peste Chinesa de 2020" a superará com louvor.


No futuro, os historiadores terão imensa dificuldade em explicar o porquê milhões de pessoas saudáveis foram colocadas em quarentena, tiveram seus direitos violados, seus sustentos tomados e ainda agradeceram.

Tudo o que vem acontecendo, quando olhado de fora, por alguém que não está tomado pelo pânico, parece uma piada grotesca. Proíbem que os pequenos restaurantes abram, para manter o isolamento social, mas abrem imensos restaurantes populares; proíbem os cultos religiosos, para evitar aglomerações, mas instituem rodízios de veículos e concentram as pessoas no transporte público; proíbem que o comércio abra e que as pessoas caminhem nos parques e praças, para que a curva de contágio se achate e tenham tempo de fortalecer o sistema de saúde, mas DESATIVAM hospitais de campanha, POR FALTA DE PACIENTES, enquanto a economia vai à ruína.


Essa semana cheguei a ouvir que a minha cidade estava "fora de controle" e, portanto, as medidas restritivas como a proibição do turismo (base da economia local) e os bloqueios e barreiras nas estradas eram justificáveis, com uma taxa de infecção de 0,1%, 10% dos leitos regulares ocupados e um novo hospital de campanha sendo inaugurado.

Por algum motivo desconhecido, as pessoas começaram a acreditar que o vírus veio passar férias no Brasil e, se todos ficarem em casa, ele irá embora. Transformaram uma medida emergencial e temporária em algo definitivo, esperando o fim de algo que não tem fim. Enquanto isso, segundo a última pesquisa do PNAD, divulgada em 30/06, pela primeira vez na história, 50,5% dos brasileiros NÃO TÊM QUALQUER TRABALHO!

As consequências da histeria coletiva moderna estão tomando proporções inimagináveis. Centenas de milhares de negócios fechados, movimentos sociais planejando a invasão das propriedades de empresas falidas, mais da metade da população desempregada... Mas a grande preocupação do povo é com os que não entraram na paranoia e ainda se encontram para tomar uma cerveja, nos poucos lugares que ainda podem, ou que se permitem caminhar, ao ar livre, sem usar as focinheiras ordenadas pelo Estado.

Na peste da dança, ao menos, as pessoas morreram dançando felizes. Agora, morrerão de fome, sozinhas e confinadas, agarradas mesquinhamente às suas vidas miseráveis.


Felipe Fiamenghi

sexta-feira, 19 de junho de 2020

INSS prorroga por mais 60 dias prazo para prova de vida e outras exigências

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prorrogou, por mais 60 dias, o prazo para que beneficiários cumpram exigências junto ao órgão, como a prova de vida.


A portaria nº 680, publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (18), determina a prorrogação, por mais dois meses, das "interrupções das rotinas de atualização e manutenção de benefícios administrados pelo Instituto (...) em decorrência do estado de emergência pública, resultante da pandemia do coronavírus (Covid-19), podendo ocorrer nova prorrogação enquanto perdurar a situação".

A publicação é uma espécie de atualização da portaria nº 373, de 16 de março. Com ela, também não serão negados benefícios para segurados que não estão conseguindo autenticar documentos e nem apresentá-los presencialmente desde que o atendimento direto nas agências foi suspenso, em março deste ano.


Ficam interrompidos, por mais 60 dias:

1- O bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida aos beneficiários residentes no Brasil ou no exterior;

2- A exclusão de procuração por falta de renovação ou revalidação após 12 meses;

3- A suspensão de benefício por falta de apresentação de declaração de cárcere;

4- A suspensão de benefício por falta de apresentação de CPF;

5- A suspensão de benefício por não apresentação de documento que comprove o andamento regular do processo legal de tutela ou curatela quando se tratar de administrador provisório, além do prazo de 6 meses;

6- A suspensão de benefícios por impossibilidade da execução do programa de Reabilitação Profissional

Para os beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou faltantes, identificados pelo SVCBEN (Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios) e disponibilizados no QDBEN (Painel de Qualidade de Dados do Pagamento de Benefícios), será enviada carta de convocação para apresentação dos documentos de identificação. A portaria anterior, de março, havia suspendido o envio dessas correspondências pelo INSS.

No caso de segurados que tiveram o benefício bloqueado durante a pandemia, a situação é delicada, diz o advogado Rômulo Saraiva.

Segundo o advogado, alguns locais pregam o telefone de plantão na frente da agência. "O aplicativo Meu INSS pode ser usado para juntar algum documento. Por fim, o caminho pode acabar sendo o judiciário", explica.

O INSS diz que, caso o benefício tenha sido bloqueado por alguma exigência, o segurado deve proceder com o envio da documentação pelo Meu INSS. "Contudo, destacamos, a Portaria prorroga o prazo para que, justamente, não haja bloqueio de pagamento relacionado aos itens elencados no normativo", afirma o órgão.

Documentos pelo Meu INSS

A portaria nº 680, publicada nesta quinta (18), também determina que os beneficiários convocados poderão apresentar, por 90 dias, os documentos de identificação por meio do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Durante o período, diz o órgão, fica dispensada a apresentação de documentos originais para autenticação das suas cópias.

Nas situações em que houver dúvida quanto à documentação apresentada, caberá solicitação de exigência, que terá este prazo suspenso até o retorno do atendimento presencial.

Agências fechadas

Os postos de atendimento aos segurados do INSS permanecerão fechados ao público pelo menos até esta sexta-feira (19), segundo portaria publicada em 22 de maio no "Diário Oficial da União".

A medida, segundo a publicação, visa a proteção da população durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o INSS, novas diretrizes sobre o atendimento nas agências serão publicadas no DOU desta sexta (19).

Por enquanto, os casos que dependem de perícia médica são analisados sem a perícia presencial.

Em vez disso, é necessário que o segurado anexe o atestado médico pelo portal ou aplicativo Meu INSS.

Antes da conclusão da análise, o instituto vai antecipar parte do benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 1.045).

Os postos do órgão federal responsável por conceder e pagar aposentadorias e pensões fecharam suas portas oficialmente em 23 de março. Em São Paulo, as unidades estão fechadas desde 19 de março.

Meu INSS
​Dúvidas sobre como acessar o Meu INSS, gerar senha e solicitar serviços e benefícios podem ser tiradas na página oficial do INSS.

Para acessar, clique aqui ou utilize o link: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.

Para ir direto para o Meu INSS basta digitar o endereço gov.br/meuinss no navegador do computador ou instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular gratuitamente.


Pacientes ainda lidam com sequelas após cura por Covid-19

Nem sempre receber a notícia da cura do coronavírus significa estar completamente livre da doença. Para uma parcela dos diagnosticados, as sequelas causadas pela doença ainda se faz presente na vida daqueles que venceram a luta da Covid-19.

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) apontam que o novo coronavírus pode ser uma doença multissistêmica, ou seja, podem acometer outros sistemas além do respiratório. Com semelhanças de outros vírus, é possível que o coronavírus possa atingir o miocárdio, causando uma inflamação no coração e, consequentemente, apresentar uma repercussão cardiovascular.

De acordo com o Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 30% da população recifense é diagnosticada com a doença e, por isso, estão na lista de risco também para infarto, arritmia, insuficiência cardíaca, aneurisma, Acidente Vascular Cerebral (AVC), perda da visão, insuficiência renal, entre outros problemas cardiovasculares.

Mas, apesar da cura, as sequelas do coronavírus podem permanecer nos pacientes meses após receberem alta. Sintomas comuns entre as pessoas diagnosticadas com a Covid-19 como perda de olfato e paladar, dores musculares, dificuldade para respirar e dores nas articulações, além de problemas nas funções motoras e respiratórias podem perdurar por tempo inderteminado.

Para a auxiliar administrativa Lucinalva Maria da Silva, de 52 anos, as dores ainda são parte da realidade da família, que foi diagnosticada com coronavírus.

“Eu tive a Covid há dois meses. Perdi o paladar e o olfato. Apesar de recuperada,  hoje eu ainda sinto dores nas costas, nas articulações. Voltei a trabalhar, mas ainda não me sinto bem. Minha filha também teve a doença e ainda se queixa de dor de cabeça. Só quem tem essa doença é que sabe dizer o sofrimento”, relata.

Em pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (UFSP) foi possível identificar lesões na retina de pacientes já curados da covid-19. Até o momento nenhum dos recuperados sofreu perda da visão. Apesar de não haver indícios de perda total da visão, o pesquisador Rubens Belfort Júnior, explica que as lesões na retina do olho podem ser irreversíveis.

“A retina é sistema nervoso central e sistema nervoso central, uma vez destruído, ainda não tem uma maneira de recuperar pela medicina, então, qualquer lesão na retina sempre preocupa. Não é só uma doença aguda que você tem um resfriadinho e depois de duas semanas fica bom. Alguns pacientes talvez venham a desenvolver lesões crônicas. O aconselhamento é que as pessoas façam um acompanhamento médico contínuo”, informa.

Nesta quinta-feira (18), Pernambuco registrou 31.703 pessoas curadas da Covid-19 no estado. Desse total, 7.785 são de casos graves e 23.918 casos leves. O Diario de Pernambuco solicitou à Secretaria Estadual de Saúde (SES) o número de pacientes que apresentaram sequelas após alta dos hospitais estaduais. Até o momento em que esta matéria foi publicada, não recebemos resposta.

Tratamento

A prefeitura de Olinda lançou, nesta quinta-feira (18), o projeto Pós-Alta Covid-19, voltado para o atendimento multidisciplinar, envolvendo diversas especialidades médicas, para todos os moradores da cidade que foram acometidos pelo novo coronavírus.

A iniciativa conta com acompanhamento para quem já deixou as unidades hospitalares e que se recuperam de sequelas causadas pela doença. Através de uma plataforma digital, os pacientes poderão realizar o cadastro e receber orientações de acordo com o caso.

A equipe é formada por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, além de pneumologistas e infectologistas. Através do site fisioterapia.olinda.pe.gov.br, os pacientes  poderão preencher as informações de acordo com o seu grau de complexidade, incluindo adultos ou crianças, analisando o comprometimentos das funções motoras ou respiratórias. Na modalidade presencial, os pacientes serão submetidos a nova testagem para o vírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Olinda, conforme a complexidade, os fisioterapeutas definirão o número de sessões, que poderão ser realizadas em até 20 etapas; a frequência semanal, distribuídas em até três vezes; e as técnicas indicadas, entre elas, RPG, Pilates e auriculoterapia.

A fisioterapeuta Rosely Chaves, coordenadora do programa em Olinda, informou que para a realização do serviço  é necessário que o paciente tenha em mãos a guia de encaminhamento médico para procedimentos de fisioterapia motora e respiratória.

“A partir daí, as equipes vão entrar em contato com a população, que será direcionada para o atendimento remoto, por meio de videochamadas e, nos casos moderados a graves, levados para o atendimento presencial em uma de nossas unidades”, explicou.

Lucinalva Maria agora recebe tratamento através do programa, e relatou uma pequena melhora desde o seu quadro inicial.

“Estou fazendo fisioterapia e acupuntura e já sinto uma melhora. As pessoas tem que se cuidar muito, quem puder ficar em casa fique. A gente tem que acreditar e lutar pra isso tudo melhorar”, relata.


quarta-feira, 3 de junho de 2020

Criança de 5 anos morre após cair de 9° andar em prédio conhecido por "Torres Gêmeas" no Recife

Nesta terça-feira (2), uma criança de cinco anos faleceu após cair de uma altura de aproximadamente 35 metros do edifício conhecido por Torres Gêmeas, próximo ao Cais de Santa Rita, na área central do Recife. De acordo com a polícia, a vítima chegou a ser socorrida para o Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos. 
Segundo o perito André Amaral, a criança saiu do 5º andar e subiu de elevador até o 9º andar. Em seguida, ela foi para a área onde ficam os condensadores de ar, subiu em um deles e caiu. 
De acordo com a polícia, o primeiro atendimento à vítima foi feito pela mãe e por um médico que mora no edifício, no momento ela ainda estava viva. O SAMU chegou a ser acionado às 13:23, mas quando chegou o menino a já estava sendo encaminhado ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, zona central do Recife. Miguel não resistiu e morreu ainda no caminho. 

Segundo o perito André Amaral, do Instituto de Criminalística, as câmeras de vigilância do prédio registraram imagens da criança saindo sozinha do quinto andar do prédio, pegando o elevador e chegando ao nono andar. Na sequência, Miguel teria se dirigido ao hall de máquinas, área comum onde ficam localizados os condensadores dos ar-condicionados daquele pavimento. Esta é a única parte do prédio que não é protegida por telas, e foi de onde a criança caiu.

“Constatamos alguns elementos materiais que mostram que se trata de uma natureza acidental. Os vestígios que encontramos foram no hall de serviço, precisamente na casa de máquinas, na parte dos condensadores de ar-condicionado, onde tinha uma grade que se caracteriza em um tamanho aproximado de 1,2 metro, que é exatamente a altura da vítima. Ela se projetou, fazendo uma elevação nessa instalação”, afirmou o perito André Amaral. "Na grade, que é de alumínio, se percebe que tem uma marca, e houve uma quebra da quarta aleta".

De acordo com a perícia, a porta do nono andar e a janela já estavam abertas quando Miguel acessou o local. "A área de acesso estava aberta, a janela não tinha proteção, mas não era uma coisa comum uma criança ter acesso sozinha aquele trecho”, comenta André Amaral

“A questão de ele ter subido lá ainda não se sabe, talvez tenha saído, procurando a mãe. Eu sei que ele chegou até o nono andar. Tem imagem dele até o nono andar, ele desce (do elevador) e segue para o hall, exatamente onde tem a parte dos condensadores. No elevador ele estava sozinho. Na casa, só a investigação policial vai dizer mais elementos”.

Jorge Jesus anuncia renovação com o Flamengo: 'Digam à Nação que fico!'

A torcida do Flamengo recebeu uma ótima notícia na noite desta terça-feira.

Por meio de seu Instagram, o técnico Jorge Jesus anunciou a renovação de contrato com a equipe rubro-negra.

Mister, postou: "Digam à Nação que fico!".

"Meus representantes chegaram a um acordo hoje com diretoria do Flamengo para renovação de meu contrato por mais um ano", escreveu.

"As minhas relações de amizade com todos jogadores, estrutura do clube e Nação Rubro-Negra foram determinantes para tocar meu coração e falaram mais alto em minha decisão", acrescentou.

"Obrigado a todos pelo carinho, pelo reconhecimento e apoio ao nosso trabalho", completou.

Com isso, o vínculo do português com o Fla foi ampliado até junho de 2021.

terça-feira, 2 de junho de 2020

Shoppings do Grande Recife poderão operar em sistema drive thru, a partir do próximo dia 15

     Camará Shopping / foto WendellSouza

O governo de Pernambuco anunciou nesta segunda-feira (1º) o processo gradual de abertura da economia, que será implantado em 11 fases. Voltaram a abrir as portas as lojas de material de construção e o comércio atacadista. Os shopping centers ainda não foram autorizados a funcionar, mas a partir do próximo dia 15 poderão operar em sistema de drive thru. Nesse modelo, o cliente faz as compras online, paga com cartão ou boleto e só passa no mall para pegar o produto em pontos de entrega que serão instalados no estacionamento. Outros equipamentos no País já adotaram essa alternativa para aumentar as vendas durante a pandemia da covid-19. O Estado ainda não definiu uma data para a reabertura efetiva dos shopping, que vão obedecer protocolos sanitários específicos para garantir a segurança de clientes e colaboradores e reduzir as chances de contágio. 

O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Center (Apesce), Paulo Carneiro, diz louvar o trabalho desempenhado pelo governo de Pernambuco no enfrentamento à covid-19, mas que para a atividade foi frustrante. "O governo merece parabéns por ter trabalhado e alcançado uma curva de estabilização da doença, mas para o setor foi muito pouco. Nós temos 3,1 mil lojistas e, desse total, 70% são pequenos. Sabemos de caso de falências em todo o País e de empresas que estão na UTI. O drive thru ajuda, mas até a data de início da permissão não nos favoreceu, porque no dia 15 já teremos perdido o Dia dos Namorados", observa Carneiro. 

No setor se comenta uma expectativa de reabertura para o dia 30 de junho. "Aí já teremos perdido duas datas, porque  também terão passado as Festas Juninas e vamos alcançar o recorde de mais de 90 dias com as lojas fechadas, porque o decreto que determinou a suspensão das atividades é de 21 de março", recorda o presidente da Apesce. Apesar de não ter permissão para abrir agora, os centros de compra já fizeram investimentos em tecnologias e serviços para atender as exigências do protocolo de abertura e receber os clientes com segurança. 

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Veja o cronograma completo do retorno das atividades não essenciais em Pernambuco

O Governo de Pernambuco divulgou o cronograma completo com a previsão para o retorno de todas as funções no Estado. Ainda de acordo com o governo estadual, o comportamento da pandemia do coronavírus será avaliado semanalmente e, caso ocorra uma nova onda da epidemia, é possível adotar outra vez as medidas restritivas mais rígidas

01 de junho

  • Lojas de materia de construção e delivery de comércio não essencial

08 de junho

  • Construção civil (Na RMR, as obras serão liberadas com 50% dos funcionários e no horário das 9h às 18h. Já no interior, a liberação também é de 50%, sem determinação de horário);
  • comércio atacadista (Na RMR, só será permitido no horário das 9h às 18h).

15 de junho

  • Serviços de atendimento ao público entrarão no circuito de flexibilização;
  • salões de beleza barbearias e serviços de estética (precisarão atender uma pessoa por vez, por agendamento, sem fila de espera e com higienização entre um cliente e outro);
  • varejos de bairro (lojas de até 200 metros quadrados);
  • shoppings centers (centros comerciais e praça de alimentação poderão adicionar o atendimento via coleta na operação. Na RMR, o horário permitido de coleta será apenas entre 12h e 18h);
  • treinos de futebol profissional.

Governo de Pernambuco define os primeiros setores da economia que retomam as atividades

O governador Paulo Câmara divulgou os primeiros setores da economia que poderão retomar as atividades. De acordo com o pronunciamento, a partir do dia 08 de junho, a construção civil e o comércio atacadista estão liberados a operar em todo o Estado. Mesmo com a retomada gradativa, o uso de máscara permanece obrigatório. Nesta segunda-feira (01), lojas de material de construção e delivery de comércio não essencial estão liberadas.
Ainda de acordo com o governador, o comportamento da pandemia do coronavírus será avaliado, semanalmente, com critérios técnicos e sanitários e novos setores podem ser liberados, a partir dos dados deste monitoramento. Caso ocorra uma nova onda da epidemia, ou mesmo um recuo nesta estabilização, o Governo de Pernambuo pode voltar a adotar medidas restritivas mais rígidas.

Live 'Caneta Azul' bomba mais que Claudia Leitte e Paula Fernandes

As lives musicais ganharam um papel importante mundialmente para levar entretenimento durante o isolamento social .

Mais ainda no Brasil, onde as audiências das lives dos cantores batem recorde de público.

Que o diga o cantor Manoel Gomes, o  da 'Caneta Azul', lembra dele?

Exibido no domingo (31), o show virtual do cantor teve 1,5 milhão de visualizações no YouTube. Com quatro horas de duração, a live bombou muito. Manoel recebeu outros músicos convidados e cantou até em inglês. Tirulipa fez questão de fazer uma participação especial na live da 'Caneta Azul'.

A audiência do Manoel foi maior que a de cantores famosos como Claudia Leitte, Paula Fernandes e o pagodeiro Salgadinho.

A live de Claudinha teve 1,2 milhão de visualizações. A de Paula não chegou a 1 milhão no YouTube, e a de Salgadinho, ex-lider do Katinguelê, ficou na casa dos 300 mil.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Cientistas detectam coronavírus no ar em ruas e prédios próximos a hospitais

Foram coletadas 40 amostras de 31 lugares diferentes em Wuhan, na China

O novo coronavírus, causador da Covid-19, pode permanecer no ar por tempo indeterminado em ambientes abertos e no interior de prédios. A descoberta foi publicada na revista Nature.
Partículas em suspensão do Sars-CoV-2, em aerossol, foram detectadas no monitoramento ambiental de dois hospitais de tratamento de Covid-19 e de áreas públicas vizinhas a eles em Wuhan - na China - epicentro original da doença.

No entanto, os cientistas chineses que realizaram a pesquisa, não puderam ainda determinar o potencial de infecção do vírus em suspensão no ar. Os pesquisadores destacaram que o número de amostras analisado ainda é bem pequeno, mas a descoberta é importante pois reforça a necessidade de evitar multidões, manter a boa ventilação, realizar desinfecção cuidadosa de todos os ambientes e usar máscaras sempre que sair de casa.

O estudo foi realizado pela equipe de Ke Lan, da Universidade de Wuhan. Eles coletaram 40 amostras de 31 lugares.

Já está claro e comprovado que o novo coronavírus pode ser transmitido através do contato próximo com uma pessoa infectada, por meio da inalação de gotículas liberadas pela respiração ou a fala de pessoas com o vírus, e por meio do contato com superfícies contaminadas. Ainda há dúvidas sobre o potencial de contágio do vírus em suspensão no ar.

Os pequisadores identificaram amostras com o novo coronavírus dentro e fora de dois hospitais dedicados ao tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 em fevereiro e março. Um deles era um hospital de campanha em Wuhan.


Os especialistas apontaram que as concentrações de vírus caíram consideravelmente depois que o rigor e a frequência de desinfecção desses lugares aumentou.

Sars-CoV-2 também foi encontrado em suspensão no ar nas imediações de prédios e mercados próximos aos hospitais, porém, em concentrações bem menores. O próximo passo dos cientistas será avaliar o potencial de infecção do novo coronavírus em aerossol e determinar por quanto tempo ele permanece infeccioso em tais condições.


segunda-feira, 30 de março de 2020

Bia Kicis vence batalha contra Revista Veja no caso do borracheiro morto NÃO por Coronavírus.

A deputada federal Beatriz Kicis PSL-DF, tinha toda razão em afirmar que o borracheiro, não morreu por Coronavírus. A Revista Veja, UOL tinham postado uma matéria, afirmando que Reginaldo Jacinto da Silva 57 anos, tinha vindo a óbito, devido a pandemia da COVID-19.
Kicis desmentiu a Fake News espalhada pela Veja e saiu vitoriosa nessa batalha de verdades e mentiras.

A deputada venceu, deixando UOL e Veja de cara limpa.
Sendo assim, o hospital que atestou a morte de Reginaldo, postou uma nota afirmando a real causa da morte que não foi por Coronavírus.
Veja a nota e o certificado de óbito:
"Como ficam agora os veículos e os donos de comentários levianos que disseram que eu estava mentindo? Aí está em 1ª mão pra vcs a NOTA do Hospital que RECONHECE que errou ao colocar como causa da morte o Coronavírus. Vou exigir retratação! A quem interessam esses atestados falsos? "
"O Hospital que emitiu o atestado de óbito reconheceu o erro. Não foi coronavírus. Foi uma gripe que o matou em decorrência de uma pneumonia em razão do estouro de um pneu de caminhão em seu tórax em janeiro que o deixou debilitado. A origem de tudo foi o estouro do pneu".

quinta-feira, 26 de março de 2020

Pernambuco passa para 48 casos e três mortes de Covid-19

Pernambuco registrou dois novos casos de infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, subindo de 46 para 48 o número de pacientes confirmados com a Covid-19 no Estado. O balanço atualizado foi divulgado em entrevista coletiva de Imprensa realizada no final da tarde desta quinta-feira (26).

Segundo o secretário de Saúde do Estado, André Longo, os dois casos mais recentes registrados são de moradores do Recife. Um dos pacientes tem 63 anos e está em Unidade de Terapia Intensiva. O outro se encontra em isolamento domiciliar. Dos 48 casos no Estado, dez estão internadas, sendo sete em regime de UTI. Os demais cumprem isolamento domiciliar. Longo disse ainda que o número de pacientes curados da Covid-19 no Estado subiu de cinco para seis.

Mais cedo, também nesta quinta, foram anunciados ainda mais dois óbitos em decorrência da doença, sendo um deles o canadense de 79 anos que chegou no Recife a bordo do navio de cruzeiro Silver Shadow, que zarpou hoje após duas semanas atracado no Porto do Recife. A outra vítima é um homem de 69 anos, que recebeu atendimento hospitalar e chegou a ser liberado para fazer o tratamento em casa, mas teve piora no quadro e precisou ser internado. Ele é do Recife. Com isso, Pernambuco tem um total de três mortes pela Covid-19 - a primeira aconteceu na quarta (25)

segunda-feira, 23 de março de 2020

O que muda em Pernambuco por causa do coronavírus

Em meio à pandemia de coronavírus, várias atividades e serviços sofreram alterações em Pernambuco. Estão suspensas as aulas nas escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado, assim como as atividades nas universidades públicas e particulares. Várias medidas de restrição foram impostas pelo Governo do Estado para tentar conter o avanço da Covid-19.


Confira as mudanças:

Eventos e reuniões
Reuniões com mais de 10 pessoas estão proibidas em Pernambuco por tempo indeterminado.

Universidades
Sete instituições públicas de ensino superior de Pernambuco - UFPE, UFRPE, IFPE, UPE, Ufape, IF-Sertão e Univasf -, além da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), estão com as atividades paralisadas desde segunda-feira (16). A medida vale até o fim de março e afeta todos os campi espalhados pelo Estado.

Escolas estaduais, municipais e particulares
Escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado estão com as aulas suspensas, conforme determinação do Governo de Pernambuco. 

Igreja Católica
A Arquidiocese de Olinda e Recife cancelou as missas com fiéis, inclusive na Semana Santa. Diversos eventos também foram suspensos.

Metrô do Recife
Os trens das Linhas Centro e Sul do Metrô do Recife circulam apenas nos horários de pico, entre 6h e 9h e 16h30 e 20h, desde o sábado (21). A operação da Linha Diesel (VLT) será suspensa.

Polícia Civil
A Polícia Civil de Pernambuco anunciou que está disponibilizando à população um serviço online para prestar queixas. A Delegacia pela Internet evita a necessidade de sair de casa para registrar ocorrências, diminuindo assim o fluxo de pessoas nas unidades. 

Detran-PE
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) elaborou plano de contingenciamento e, entre as ações está a prorrogação por 15 dias da data do vencimento de multas locais e identificação de condutor e por 20 dias para as as multas Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). 

Aeroporto de Fernando de Noronha
O Aeroporto de Fernando de Noronha está fechado por tempo indeterminado. 

VEM Idoso
Agendamento e atendimento para emissão do cartão VEM Idoso estão suspensos. A medida, a princípio, vale até 31 de março. Segundo o órgão, a iniciativa pretende evitar a aglomeração de pessoas idosas no posto de atendimento do VEM. 

Shoppings centers
Determinação do Governo de Pernambuco para fechar todos os shoppings centers no Estado desde o sábado (21).

Comércio
Por determinação do Governo de Pernambuco, estabelecimentos comerciais estão fechados em todo o Estado desde o domingo (22), à exceção de serviços essenciais como supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, além de obras, hospitais, abastecimento de água, gás, energia e internet. 

Serviços e construção civil
Por determinação do Governo de Pernambuco, serviços e obras de construção civil param em todo o Estado desde o domingo (22), à exceção de serviços essenciais como supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, além de hospitais, abastecimento de água, gás, energia e internet. Obras contratadas pelo serviço público de todos os entes federativos e consideradas essenciais também não deverão ser suspensas. 

Bares, lanchonetes e restaurantes
Conforme determinação do Governo de Pernambuco, funcionam só para entrega desde sábado (21). 

Comércio na praia e salões de beleza
Conforme determinação do Governo de Pernambuco, não funcionam.

Clubes sociais
Conforme determinação do Governo de Pernambuco, não funcionam.

Mototáxi
Conforme determinação do Governo de Pernambuco, teve a circulação suspensa. 

Cinemas
Decreto do Governo do Estado suspendeu todas as sessões de cinema em Pernambuco. 

Academias particulares
Academias particulares foram fechadas conforme determinação do Governo de Pernambuco.

Defensoria Pública
A Defensoria Pública de Pernambuco suspendeu o atendimento presencial em todas as unidades do Estado até o dia 30 de abril.

Bancos
Algumas agências funcionam em esquema de contingência e permitem a entrada de poucas pessoas por vez. O sindicato, no entanto, pede o fechamento imediato.

Agências do Trabalho
As Agências do Trabalho de Pernambuco, tanto as localizadas na Região Metropolitana do Recife, como no interior do Estado, vão suspender o atendimento por tempo indeterminado, desde essa segunda-feira (23). 

Ciclofaixa de Turismo e Lazer
Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que funciona no Recife aos domingos e feriados nacionais, está suspensa por tempo indeterminado. 

Mercados públicos e feiras livres do Recife
De acordo com determinação da Prefeitura do Recife, os mercados públicos e as feiras livres da cidade funcionam agora só até as 15h. 

Fundação Altino Ventura
A Fundação Altino Ventura (FAV), anunciou a suspensão do funcionamento das cinco unidades. O serviço de urgência oftalmológica 24 horas e as cirurgias de urgência continuam funcionando normalmente. 

Polícia Federal
Está suspenso todo o atendimento ao público por parte da Polícia Federal em Pernambuco. A suspensão vale para os atendimentos previamente agendados - apenas as situações consideradas de extrema necessidade terão atendimento e, ainda assim, dentro de condições pré-estabelecidas. 

TJPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai manter os serviços judiciais, mas suspender o funcionamento presencial nas unidades judiciais e administrativas de todo o Estado. Os atendimentos e funcionamento acontecerão de forma remota. 

Terreiros
Terreiros de matriz africanas localizados na Região Metropolitana do Recife suspenderam suas atividades. Apenas cultos essenciais estão mantidos. 

Compaz Recife
Suspensas as atividades desde quarta-feira (17).

Academias da Cidade e do Recife
Suspensas as atividades desde quarta-feira (17).

Paixão de Cristo
A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que aconteceria de 4 a 11 de abril, precisou ser adiada. A produção do espetáculo anunciou que um dos principais eventos do calendário cultural de Pernambuco acontecerá somente de 2 a 7 de setembro.

Equipamentos culturais do Recife
A Prefeitura do Recife fechou museus e galerias de arte geridos pela gestão municipal por tempo indeterminado.

Mirabilandia
O Mirabilandia, que funciona ao lado do Centro de Convenções, em Olinda, suspendeu suas atividades até o dia 3 de abril, quando haverá uma reavaliação do cenário da pandemia do novo coronavírus. Quem tem passaportes comprados para o período pode revalidar o prazo para usar até outubro deste ano. Dúvidas podem ser tiradas no (81) 3366.2000 ou no site www.mirabilandia.com.br.

Parque Dois Irmãos
O Parque de Dois Irmãos está fechado para visitação.

Cais do Sertão
O Centro Cultural Cais do Sertão interrompeu todas as suas atividades interativas e de visitação.

Fundação Joaquim Nabuco
Cinemas, museu, galerias e quaisquer outras atividades realizadas pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) estão suspensas por tempo indeterminado. 

Chaves, um Tributo Musical
A apresentação do espetáculo "Chaves – Um Tributo Musical" foi cancelado e uma nova data ainda não foi marcada pela produção do evento, previsto inicialmente para os próximos dias 28 e 29 de março no Teatro RioMar. 

Lenine no Teatro RioMar
O cantor e compositor pernambucano Lenine, que se apresentaria no Teatro RioMar no próximo dia 29 de maio, teve a data do show remarcada para 7 de agosto, no mesmo local.

Campeonato Pernambucano
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) resolveu paralisar o Campeonato Pernambucano de Futebol por tempo indeterminado.

Copa do Nordeste
A Copa do Nordeste confirmou a suspensão da competição regional por conta da pandemia do novo coronavírus. A medida foi tomada após decisão envolvendo a Liga do Nordeste, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes que participam do torneio. A paralisação é por tempo indeterminado. Leia mais.

Futebol nacional
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota oficial no domingo (15) na qual anuncia a decisão de suspender, desde segunda-feira (16), por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento. A medida afeta a partida de volta do Afogados contra a Ponte Preta na Copa do Brasil. 

Eliminatórias da Copa e jogo do Brasil na Arena
As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, foram adiadas em virtude da propagação do coronavírus. A estreia da Seleção Brasileira estava programada para o dia 27 de março, na Arena de Pernambuco, contra a Bolívia. Após esse jogo, o próximo compromisso do Brasil seria contra o Peru, fora de casa, no dia 31.

domingo, 22 de março de 2020

Hospital da Mulher do Recife será disponibilizado para atender pacientes com coronavírus

Os 208 leitos do Hospital da Mulher do Recife, localizado no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, serão disponibilizados para atendimento exclusivo de pacientes com o novo coronavírus. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura do Recife na manhã deste domingo (22). Pacientes do centro serão transferidas para outras unidades de saúde.

"A Prefeitura do Recife anuncia a criação de 208 leitos para pacientes do novo coronavírus, que vão funcionar no Hospital da Mulher para iniciar a prestação do atendimento aos pacientes que vierem a ser infectados", comunicou o prefeito Geraldo Julio (PSB).

Do total, 54 leitos serão disponibilizados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os outros 154 para enfermaria. Segundo a prefeitura do Recife, 12 leitos de UTI e 34 de enfermaria já estão disponíveis para o uso imediato. "O restante [dos leitos] vão ser liberados dia a dia, semana por semana, de acordo com a chegada dos equipamentos e dos profissionais necessários para funcionamento desses leitos", explicou Geraldo Julio.

Transferência

As pacientes do Hospital da Mulher serão transferidas para outras maternidades, policlínicas e para a UPAe (Unidade Pública de Atendimento Especializado) do Arruda, de acordo com o socialista. “Pela transferência de serviços que eram prestados no Hospital da Mulher para outras maternidades, policlínicas e UPA Especialidade do Arruda a gente vai conseguir chegar a esse total [de leitos] anunciado".

Indicação médica

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica procurar ajuda médica caso apresente tosse, febre e, principalmente, dificuldade para respirar. Se houver sintomas leves, sem problemas de respiração, a medida recomendada é o isolamento social. Tendo isso em vista, Geraldo Julio afirma que, pacientes com sintomas graves, procurem uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e não o Hospital da Mulher.

"Os pacientes que têm os sintomas do novo coronavírus e pela indicação do protocolo [da OMS] têm a indicação de ir a unidade de saúde, devem ir a uma normal. Eles só serão internados no Hospital da Mulher por indicação médica", orientou.

sábado, 21 de março de 2020

OMS registra mais de 234 mil casos de covid-19 em todo o mundo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) registrou nesta sexta-feira (20) um total de 234.073 casos de covid-19 em todo o mundo, cerca de 25 mil a mais do que no dia anterior.

Já o total de mortes chegou a 9.840, cerca de 800 a mais do que na quinta-feira, de acordo com estatísticas apresentadas à OMS pelos 176 países afetados pela doença transmitida pelo novo coronavírus.

Segundo esses dados, este foi o primeiro dia em que Wuhan - cidade na China onde a pandemia começou - não registrou nenhum caso, o que representa um marco na luta contra o coronavírus.

Brasil tem 904 casos confirmados de novo coronavírus !

Os casos confirmados de Covid-19, doença infecciosa causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, aumentaram 45% entre quinta (19) e esta sexta-feira (20), de acordo com dados do Ministério da Saúde. O mais recente balanço federal aponta que o Brasil tem 904 casos e 11 mortes. Os dados consideram informações repassadas pelas secretarias estaduais até as 16h dessa sexta.

Na quinta o ministério somava 621 casos e 6 mortes. O total de mortes subiu mais de 80% entre os dois balanços. Pelo segundo dia consecutivo, o ministério não divulgou o total de casos suspeitos, como vinha fazendo desde o início do acompanhamento dos casos. A plataforma que exibe os dados está fora do ar desde quinta-feira. O Ministério da Saúde também não divulgou o total de pessoas hospitalizadas.

O número de estados com casos confirmados era de 21 na quinta e na sexta subiu para 25. Somente Roraima e Maranhão permanecem sem casos confirmados. Quanto às regiões, todas apresentaram aumento de casos.

O Sudeste tinha 391 casos e agora tem 553. O Nordeste tinha 110 e passou para 134. O Norte foi de 8 para 15. No Centro-Oeste, os casos passaram de 61 para 112. Por fim, o Sul tinha 71 e agora tem 90 casos.

Disparada dos casos em abril

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse, durante apresentação com o presidente Jair Bolsonaro, que infecções por coronavírus deverão disparar no Brasil entre os meses de abril e junho.

"A gente deve entrar em abril e iniciar a subida rápida [de infecções]. Essa subida rápida vai durar o mês de abril, o mês de maio e o mês de junho, quando ela vai começar a ter uma tendência de desaceleração de subida" - Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde

Os casos de transmissão de Covid-19, infecção causada pelo coronavírus, deverão perder velocidade a partir de julho e, em agosto, é esperado que as ocorrências comecem a cair.

"O mês de julho, ela deve começar um platô. Em agosto, esse platô vai começar a mostrar tendência de queda. Em setembro é uma queda profunda, tal qual foi uma queda de março na China. Esse é o cenário que o mundo ocidental está trabalhando” - Mandetta

Circulação de transportes intermunicipais será suspensa em Pernambuco

Como forma de evitar a proliferação da covid-19 em Pernambuco, o Governo do Estado anunciou que será interrompido o serviço de transporte intermunicipal a partir desta segunda-feira (23). A decisão não inclui as atividades do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), e, sim, os serviços que ocorrem diariamente entre os municípios pernambucanos nas demais regiões do Estado.

A decisão faz parte de um conjunto de medidas anunciadas pelo Governo do Estado que visa a conter a proliferação do vírus. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, mesmo antes da suspensão, já foi registrada uma menor circulação de pessoas nos transportes. “Na quinta-feira (19), registramos uma diminuição de cerca de 45% na utilização dos transportes públicos pela população, e esperamos que esse número aumente com o passar dos dias”, afirmou o secretário.



O secretário também orientou a população com relação à importância de permanecer em casa e evitar um deslocamento desnecessário. Foi recomendado que, principalmente os idosos, que estão no grupo de risco da covid-19, permaneçam nas suas residências e que, se precisarem sair, utilizem o transporte público em horários que não sejam de pico – quando há um maior número de pessoas-.

Assim como as outras medidas, a decisão de suspender os serviços dos transportes intermunicipais, explicou o Governo do Estado, permanecerá em vigor até que haja uma melhora na situação da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco.

Exceção

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que existem algumas exceções que poderão ser aplicadas aos serviços de fretamento e ao transporte complementar (neste, exceto para a RMR). As viagens fretadas que já foram devidamente autorizadas pela Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) para os trabalhadores de indústrias que possuem permissão para funcionar durante o período de reclusão continuam valendo.

O serviço de transporte complementar entre os municípios do interior só poderão ser realizados se o prefeito local autorizar e se for comprovada a natureza de emergência e, para ter a autorização da viagem, a EPTI vai disponibilizar, em seu site oficial, um formulário padrão que deve ser assinado pelos prefeitos e, depois, poderá ser encaminhado para a empresa, para que seja obtida a permissão necessária.

Segundo a diretora presidente da EPTI, Marília Bezerra, até o momento, não há deliberações sobre viagens interestaduais. Sendo assim, os terminais rodoviários que recebem este tipo de viagem continuam abertos. “Os [terminais] que recebem apenas viagens intermunicipais serão fechados”, informou.

quarta-feira, 18 de março de 2020

Concurso IBGE: ADIADO PARA 2021! Saiba mais!

Atenção concurseiros! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE) publicou em seu site a decisão de adiar o concurso público do Censo Demográfico para 2021. A medida visa combater a transmissão do novo coronavírus e seguir as orientações do Ministério da Saúde

Confira abaixo a íntegra do Comunicado publicado pelo IBGE:


Os editais IBGE ofertam ao todo 208.695 vagas para os cargos de níveis fundamental e médio de Recenseador, Agente Censitário Supervisor e Agente Censitário Municipal, com remunerações entre R$ 1.100,00 e R$ 2.100,00.

O IBGE definiu como data de referência os últimos censos realizados e o próximo deverá acontecer no dia 31 de julho de 2021, com as coletas de dados entre 1 de agosto e 31 de outubro de 2021.

As datas da prova objetiva e informações das inscrições não foram divulgadas e os candidatos que já realizaram as inscrições serão reembolsados, conforme será divulgado nos próximos dias.


domingo, 15 de março de 2020

SUS nos estados não tem leitos de UTI contra o coronavírus

SÃO PAULO

A maioria dos estados brasileiros está despreparada para atender, na rede pública, casos graves de pacientes infectados pelo coronavírus, cujo destino principal são as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) com equipamentos de respiração para ventilação mecânica.

As piores situações estão nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, as mais pobres e mais dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS). No Sul e no Sudeste, o Rio de Janeiro é o único estado precário nesse ponto.

Nos municípios, menos de 10% têm leitos de UTI, públicos ou privados, e os pacientes terão de ser encaminhados a hospitais de referência regionais em seus estados.

Embora na média nacional o SUS cumpra, no limite, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de ter o mínimo de um leito de UTI para cada 10 mil habitantes, dois terços deles (17 dos 27 estados) não chegam a isso, segundo dados do Conselho Federal de Medicina com base em números do Ministério da Saúde e do IBGE.

Nos epicentros mundiais da epidemia, a demanda chegou a 2,4 leitos de UTI por 10 mil habitantes, segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). É mais que o dobro da média disponível no setor público brasileiro.

Um atenuante, na comparação entre Brasil e Itália, por exemplo, é o menor percentual entre a população daqui de pessoas mais velhas, as principais afetadas pela doença.

No total, contando UTIs do SUS e privadas, o Brasil tem cerca de 47 mil leitos, divididos meio a meio em cada sistema. Somando os dois, a média sobe para 2,1 a cada 10 mil pessoas, abaixo da necessidade que vem sendo observada nos países mais afetados.


O problema é que 75% dos brasileiros usam o SUS e só 25% têm plano de saúde —que atendem com folga os parâmetros da OMS em todos os estados, com média de 4,8 leitos por 10 mil segurados.

Antes do início da epidemia no país, a taxa de ocupação das UTIs para adultos na rede pública já era de 95%, o que mantém sistematicamente os hospitais ligados ao SUS sob pressão. No setor privado, com mais leitos, a taxa é de 80%, segundo a Amib.

Nos casos graves de infecção pelo coronavírus, a experiência internacional mostra que os pacientes precisam de internação em UTIs por entre 14 a 21 dias —o dobro ou o triplo do tempo médio na rede pública em situações normais.

Coronavírus: American Airlines suspende todos os voos para o Brasil

Em decorrência da crise provocada pelo novo coronavírus , com a queda brusca na demanda e restrições impostas por governos, a American Airlines anuciou a suspensão temporária de 75% dos voos internacionais de longa distância, inclusive todas as rotas para o Brasil . A medida entra em vigor a partir desta segunda-feira, dia 16.
Em comunicado divulgado na noite deste sábado, a companhia informou que estão suspensos os voos de Nova York e Miami para o Rio de Janeiro; de Dallas, Nova York e Miami para São Paulo, e de Miami para Brasília e Manaus, até o dia 6 de maio. Na rota Dallas-São Paulo a suspensão vale até o dia 3 de junho. A outra rota operada pela companhia, entre São Paulo e Los Angeles, já havia sido suspensa na sexta-feira . A retomada será apenas em 24 de outubro.
A American Airlines informa que consumidores que já tiverem passagens reservadas serão contatados pela empresa. Em caso de bilhetes comprados por meio de agências, o contato será intermediado por elas. Os passageiros poderão remarcar a passagem ou requisitar o reembolso dos valores.

Prefeitura do Recife fecha escolas e antecipa férias

Acompanhando o avanço do coronavírus em Pernambuco, a Prefeitura do Recife dá andamento a novas medidas para impedir a proliferação do vírus. Por isso, decidiu antecipar o calendário de férias escolares da rede municipal de julho para a próxima quarta, dia 18 de março.

As escolas da Prefeitura serão fechadas a partir da próxima quarta-feira (18), com a antecipação das férias marcadas para o mês de julho. A merenda escolar será garantida através de kits de alimentação que os pais poderão apanhar na escola uma vez por semana.

Lista das dez ações anunciadas pela Prefeitura do Recife

1 - Escolas da Prefeitura serão fechadas a partir da próxima quarta-feira (18), com antecipação das férias marcadas para o mês de julho. A merenda escolar será garantida por meio de kits de alimentação que os pais poderão buscar na escola uma vez por semana.

2 - As escolas e faculdades particulares devem suspender as aulas a partir da próxima quarta-feira (18).

3 - Liberação de R$ 10 milhões para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para os profisionais de Saúde.

4 - Suspensão das férias de todos os profissionais de Saúde, Assistência Social, Defesa Civil e Guarda Municipal nos meses de abril e maio. Todos os profissionais necessários para a atenção emergencial à populaçaõ em razão da pandemia poderão ser convocados a trabalhar em regime especial.

5 - Criação de leitos de isolamento provisório em unidades da rede municipal de saúde e da rede filantrópica.

6 - Criação de um Grupo de Trabalho, formado por seis secretarias, para enfrentamento das consequências socio-econômicas das medidas restritivas dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Contingência da Covid-19. Este Grupo de Trabalho está elaborando um Plano de Mitigação focado nos impactos da renda dos trabalhadores informais.

7 - Liberaçaõ de R$ 5 milhões para fortalecimento do estoque de cestas básicas da Secretaria de Desenvolvimento Social.

8 - Criação de uma Rede de Solidariedade para os profissionais envolvidos no Plano Municipal de Contingência e para as família de baixa renda que serão impactadas pelas medidas restritivas.

9 - Solicitação a ANVISA de suspensão de todos os voos internacionais a partir do próximo dia 20 de março. Os casos de necessidades de retorno de pernambucanos, depois do dia 20 de março, devem ser tratados de forma especial com a ANVISA e Secretaria Estadual de Saúde.

10 - Solicitaçaõ de R$ 92 milhões ao Governo Federal para custeio do Plano Municipal de Contingência - COVID 19 nos próximos meses.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Fifa adia início das eliminatórias e jogo entre Brasil e Bolívia na Arena de PE não tem data definida.

Por conta do surto de Coronavírus, a Fifa decidiu adiar o início das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022. Isso inclui o jogo entre Brasil e Bolívia, anteriormente agendado para o próximo dia 27, na Arena de Pernambuco. Ainda não há uma nova data definida para o confronto.

Além da primeira rodada, que teria também os confrontos Uruguai e Chile, Colômbia e Venezuela, Paraguai e Peru, além de Argentina e Equador, os jogos da segunda rodada também foram adiados. O Brasil enfrentaria o Peru no dia 31, em Lima.

Nesta quarta-feira foi iniciada a venda de ingressos para o jogo entre Brasil e Bolívia. Em poucas horas todos os bilhetes foram comercializados.

Também nesta quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde elevou o surto do coronavírus COVID-19, para a categoria de pandemia. Segundo a entidade, em números atualizados até o início da noite, oito países sul-americanos tiveram casos de contaminação até aqui, sendo 69 confirmados no Brasil e outros 907 suspeitos. Em Pernambuco, são 17 suspeitos e nenhuma confirmação.

Na última segunda-feira, o técnico da seleção brasileira Tite esteve no Recife onde visitou a Ilha do Retiro e a Arena Pernambuco. A seleção tinha treinos marcados para o estádio rubro-negro nos dias 23 e 24 (este último aberto ao público) e no local da partida nos dias 25 e 26.

Trump suspende viagens da Europa para os EUA por 30 dias para conter novo coronavírus

O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira a suspensão, por 30 dias, de todas as viagens da Europa para os Estados Unidos, visando deter a propagação do novo coronavírus.

“Para evitar que cheguem novos casos ao nosso país, suspenderei todas as viagens da Europa aos Estados Unidos durante os próximos 30 dias”, disse Trump em mensagem à Nação do Salão Oval da Casa Branca.

A nova determinação entrará em vigor à meia-noite de sexta-feira (01H00 Brasília) e não envolverá o Reino Unido.

Trump acrescentou que a proibição também alcançará “o enorme volume de comércio e carga” entre Europa e Estados Unidos.

Logo após o anúncio, os preços do petróleo recuaram, com o barril do West Texas Intermediate (WTI) cedendo 2,6%, a 32 dólares, e o Brent do Mar do Norte recuando 2,3%, a 35 dólares.

Em outra decisão para conter a epidemia, Trump “pediu ao Congresso que permita aos americanos uma redução imediata de impostos sobre os salários”.

O presidente informou ainda que adiará a cobrança de impostos a certas empresas e pessoas afetadas pela epidemia, uma medida que deve injetar mais de 200 bilhões de dólares de liquidez na economia americana.


A porta-voz da presidência Stephanie Grisham informou que “para exercer a maior precaução diante da epidemia” Trump decidiu “cancelar seus próximos eventos”, em dois estados do Oeste do país.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Brasil investiga outros 20 casos suspeitos de coronavírus

Além do 1º paciente confirmado com o novo coronavírus, o Brasil tem, ainda, outros 20 casos suspeitos sendo investigados, informou nesta quarta-feira (26) o Ministério da Saúde. 12 das 20 pessoas estiveram na Itália, que enfrenta um surto de Covid-19, a doença causada pelo vírus.

Ainda dentro dos 20 casos monitorados, duas pessoas viajaram para a Alemanha, duas para a Tailândia, uma para a China, uma para a França, uma teve contato com o paciente confirmado e uma teve contato com um caso suspeito.

Os pacientes, 11 mulheres e 9 homens, estão sendo monitorados em 7 estados:

  • 1 paciente na Paraíba
  • 1 paciente em Pernambuco
  • 1 paciente no Espírito Santo
  • 2 pacientes em Minas Gerais
  • 2 pacientes no Rio de Janeiro
  • 11 pacientes em São Paulo
  • 2 pacientes em Santa Catarina.

A pessoa mais velha tem 68 anos, e a mais nova, 20.

Outros 59 possíveis casos já haviam sido descartados pelo governo brasileiro.

Caso confirmado

O paciente que teve os exames confirmados para a Covid-19 é um morador de São Paulo de 61 anos que viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse, e está em isolamento domiciliar.

Os exames de detecção da doença são feitos a partir da coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), que é realizado pelo hospital que atendeu o caso suspeito e encaminhado ao laboratório de saúde pública na capital.

Os dados oficiais estão sendo registrados pelos municípios em um sistema de notificação do Ministério da Saúde.

Shineray Storm 200: Preço e ficha técnica

A  Shineray  trouxe ao Brasil a inédita  Storm 200 , que e marca a entrada da montadora no segmento das crossovers de média cili...