Como forma de evitar a proliferação da covid-19 em Pernambuco, o Governo do Estado anunciou que será interrompido o serviço de transporte intermunicipal a partir desta segunda-feira (23). A decisão não inclui as atividades do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), e, sim, os serviços que ocorrem diariamente entre os municípios pernambucanos nas demais regiões do Estado.
A decisão faz parte de um conjunto de medidas anunciadas pelo Governo do Estado que visa a conter a proliferação do vírus. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, mesmo antes da suspensão, já foi registrada uma menor circulação de pessoas nos transportes. “Na quinta-feira (19), registramos uma diminuição de cerca de 45% na utilização dos transportes públicos pela população, e esperamos que esse número aumente com o passar dos dias”, afirmou o secretário.
O secretário também orientou a população com relação à importância de permanecer em casa e evitar um deslocamento desnecessário. Foi recomendado que, principalmente os idosos, que estão no grupo de risco da covid-19, permaneçam nas suas residências e que, se precisarem sair, utilizem o transporte público em horários que não sejam de pico – quando há um maior número de pessoas-.
Assim como as outras medidas, a decisão de suspender os serviços dos transportes intermunicipais, explicou o Governo do Estado, permanecerá em vigor até que haja uma melhora na situação da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco.
Exceção
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que existem algumas exceções que poderão ser aplicadas aos serviços de fretamento e ao transporte complementar (neste, exceto para a RMR). As viagens fretadas que já foram devidamente autorizadas pela Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) para os trabalhadores de indústrias que possuem permissão para funcionar durante o período de reclusão continuam valendo.
O serviço de transporte complementar entre os municípios do interior só poderão ser realizados se o prefeito local autorizar e se for comprovada a natureza de emergência e, para ter a autorização da viagem, a EPTI vai disponibilizar, em seu site oficial, um formulário padrão que deve ser assinado pelos prefeitos e, depois, poderá ser encaminhado para a empresa, para que seja obtida a permissão necessária.
Segundo a diretora presidente da EPTI, Marília Bezerra, até o momento, não há deliberações sobre viagens interestaduais. Sendo assim, os terminais rodoviários que recebem este tipo de viagem continuam abertos. “Os [terminais] que recebem apenas viagens intermunicipais serão fechados”, informou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário