sexta-feira, 19 de junho de 2020

INSS prorroga por mais 60 dias prazo para prova de vida e outras exigências

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prorrogou, por mais 60 dias, o prazo para que beneficiários cumpram exigências junto ao órgão, como a prova de vida.


A portaria nº 680, publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (18), determina a prorrogação, por mais dois meses, das "interrupções das rotinas de atualização e manutenção de benefícios administrados pelo Instituto (...) em decorrência do estado de emergência pública, resultante da pandemia do coronavírus (Covid-19), podendo ocorrer nova prorrogação enquanto perdurar a situação".

A publicação é uma espécie de atualização da portaria nº 373, de 16 de março. Com ela, também não serão negados benefícios para segurados que não estão conseguindo autenticar documentos e nem apresentá-los presencialmente desde que o atendimento direto nas agências foi suspenso, em março deste ano.


Ficam interrompidos, por mais 60 dias:

1- O bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida aos beneficiários residentes no Brasil ou no exterior;

2- A exclusão de procuração por falta de renovação ou revalidação após 12 meses;

3- A suspensão de benefício por falta de apresentação de declaração de cárcere;

4- A suspensão de benefício por falta de apresentação de CPF;

5- A suspensão de benefício por não apresentação de documento que comprove o andamento regular do processo legal de tutela ou curatela quando se tratar de administrador provisório, além do prazo de 6 meses;

6- A suspensão de benefícios por impossibilidade da execução do programa de Reabilitação Profissional

Para os beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou faltantes, identificados pelo SVCBEN (Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios) e disponibilizados no QDBEN (Painel de Qualidade de Dados do Pagamento de Benefícios), será enviada carta de convocação para apresentação dos documentos de identificação. A portaria anterior, de março, havia suspendido o envio dessas correspondências pelo INSS.

No caso de segurados que tiveram o benefício bloqueado durante a pandemia, a situação é delicada, diz o advogado Rômulo Saraiva.

Segundo o advogado, alguns locais pregam o telefone de plantão na frente da agência. "O aplicativo Meu INSS pode ser usado para juntar algum documento. Por fim, o caminho pode acabar sendo o judiciário", explica.

O INSS diz que, caso o benefício tenha sido bloqueado por alguma exigência, o segurado deve proceder com o envio da documentação pelo Meu INSS. "Contudo, destacamos, a Portaria prorroga o prazo para que, justamente, não haja bloqueio de pagamento relacionado aos itens elencados no normativo", afirma o órgão.

Documentos pelo Meu INSS

A portaria nº 680, publicada nesta quinta (18), também determina que os beneficiários convocados poderão apresentar, por 90 dias, os documentos de identificação por meio do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Durante o período, diz o órgão, fica dispensada a apresentação de documentos originais para autenticação das suas cópias.

Nas situações em que houver dúvida quanto à documentação apresentada, caberá solicitação de exigência, que terá este prazo suspenso até o retorno do atendimento presencial.

Agências fechadas

Os postos de atendimento aos segurados do INSS permanecerão fechados ao público pelo menos até esta sexta-feira (19), segundo portaria publicada em 22 de maio no "Diário Oficial da União".

A medida, segundo a publicação, visa a proteção da população durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o INSS, novas diretrizes sobre o atendimento nas agências serão publicadas no DOU desta sexta (19).

Por enquanto, os casos que dependem de perícia médica são analisados sem a perícia presencial.

Em vez disso, é necessário que o segurado anexe o atestado médico pelo portal ou aplicativo Meu INSS.

Antes da conclusão da análise, o instituto vai antecipar parte do benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 1.045).

Os postos do órgão federal responsável por conceder e pagar aposentadorias e pensões fecharam suas portas oficialmente em 23 de março. Em São Paulo, as unidades estão fechadas desde 19 de março.

Meu INSS
​Dúvidas sobre como acessar o Meu INSS, gerar senha e solicitar serviços e benefícios podem ser tiradas na página oficial do INSS.

Para acessar, clique aqui ou utilize o link: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.

Para ir direto para o Meu INSS basta digitar o endereço gov.br/meuinss no navegador do computador ou instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular gratuitamente.


Pacientes ainda lidam com sequelas após cura por Covid-19

Nem sempre receber a notícia da cura do coronavírus significa estar completamente livre da doença. Para uma parcela dos diagnosticados, as sequelas causadas pela doença ainda se faz presente na vida daqueles que venceram a luta da Covid-19.

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) apontam que o novo coronavírus pode ser uma doença multissistêmica, ou seja, podem acometer outros sistemas além do respiratório. Com semelhanças de outros vírus, é possível que o coronavírus possa atingir o miocárdio, causando uma inflamação no coração e, consequentemente, apresentar uma repercussão cardiovascular.

De acordo com o Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 30% da população recifense é diagnosticada com a doença e, por isso, estão na lista de risco também para infarto, arritmia, insuficiência cardíaca, aneurisma, Acidente Vascular Cerebral (AVC), perda da visão, insuficiência renal, entre outros problemas cardiovasculares.

Mas, apesar da cura, as sequelas do coronavírus podem permanecer nos pacientes meses após receberem alta. Sintomas comuns entre as pessoas diagnosticadas com a Covid-19 como perda de olfato e paladar, dores musculares, dificuldade para respirar e dores nas articulações, além de problemas nas funções motoras e respiratórias podem perdurar por tempo inderteminado.

Para a auxiliar administrativa Lucinalva Maria da Silva, de 52 anos, as dores ainda são parte da realidade da família, que foi diagnosticada com coronavírus.

“Eu tive a Covid há dois meses. Perdi o paladar e o olfato. Apesar de recuperada,  hoje eu ainda sinto dores nas costas, nas articulações. Voltei a trabalhar, mas ainda não me sinto bem. Minha filha também teve a doença e ainda se queixa de dor de cabeça. Só quem tem essa doença é que sabe dizer o sofrimento”, relata.

Em pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (UFSP) foi possível identificar lesões na retina de pacientes já curados da covid-19. Até o momento nenhum dos recuperados sofreu perda da visão. Apesar de não haver indícios de perda total da visão, o pesquisador Rubens Belfort Júnior, explica que as lesões na retina do olho podem ser irreversíveis.

“A retina é sistema nervoso central e sistema nervoso central, uma vez destruído, ainda não tem uma maneira de recuperar pela medicina, então, qualquer lesão na retina sempre preocupa. Não é só uma doença aguda que você tem um resfriadinho e depois de duas semanas fica bom. Alguns pacientes talvez venham a desenvolver lesões crônicas. O aconselhamento é que as pessoas façam um acompanhamento médico contínuo”, informa.

Nesta quinta-feira (18), Pernambuco registrou 31.703 pessoas curadas da Covid-19 no estado. Desse total, 7.785 são de casos graves e 23.918 casos leves. O Diario de Pernambuco solicitou à Secretaria Estadual de Saúde (SES) o número de pacientes que apresentaram sequelas após alta dos hospitais estaduais. Até o momento em que esta matéria foi publicada, não recebemos resposta.

Tratamento

A prefeitura de Olinda lançou, nesta quinta-feira (18), o projeto Pós-Alta Covid-19, voltado para o atendimento multidisciplinar, envolvendo diversas especialidades médicas, para todos os moradores da cidade que foram acometidos pelo novo coronavírus.

A iniciativa conta com acompanhamento para quem já deixou as unidades hospitalares e que se recuperam de sequelas causadas pela doença. Através de uma plataforma digital, os pacientes poderão realizar o cadastro e receber orientações de acordo com o caso.

A equipe é formada por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, além de pneumologistas e infectologistas. Através do site fisioterapia.olinda.pe.gov.br, os pacientes  poderão preencher as informações de acordo com o seu grau de complexidade, incluindo adultos ou crianças, analisando o comprometimentos das funções motoras ou respiratórias. Na modalidade presencial, os pacientes serão submetidos a nova testagem para o vírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Olinda, conforme a complexidade, os fisioterapeutas definirão o número de sessões, que poderão ser realizadas em até 20 etapas; a frequência semanal, distribuídas em até três vezes; e as técnicas indicadas, entre elas, RPG, Pilates e auriculoterapia.

A fisioterapeuta Rosely Chaves, coordenadora do programa em Olinda, informou que para a realização do serviço  é necessário que o paciente tenha em mãos a guia de encaminhamento médico para procedimentos de fisioterapia motora e respiratória.

“A partir daí, as equipes vão entrar em contato com a população, que será direcionada para o atendimento remoto, por meio de videochamadas e, nos casos moderados a graves, levados para o atendimento presencial em uma de nossas unidades”, explicou.

Lucinalva Maria agora recebe tratamento através do programa, e relatou uma pequena melhora desde o seu quadro inicial.

“Estou fazendo fisioterapia e acupuntura e já sinto uma melhora. As pessoas tem que se cuidar muito, quem puder ficar em casa fique. A gente tem que acreditar e lutar pra isso tudo melhorar”, relata.


quarta-feira, 3 de junho de 2020

Criança de 5 anos morre após cair de 9° andar em prédio conhecido por "Torres Gêmeas" no Recife

Nesta terça-feira (2), uma criança de cinco anos faleceu após cair de uma altura de aproximadamente 35 metros do edifício conhecido por Torres Gêmeas, próximo ao Cais de Santa Rita, na área central do Recife. De acordo com a polícia, a vítima chegou a ser socorrida para o Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos. 
Segundo o perito André Amaral, a criança saiu do 5º andar e subiu de elevador até o 9º andar. Em seguida, ela foi para a área onde ficam os condensadores de ar, subiu em um deles e caiu. 
De acordo com a polícia, o primeiro atendimento à vítima foi feito pela mãe e por um médico que mora no edifício, no momento ela ainda estava viva. O SAMU chegou a ser acionado às 13:23, mas quando chegou o menino a já estava sendo encaminhado ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, zona central do Recife. Miguel não resistiu e morreu ainda no caminho. 

Segundo o perito André Amaral, do Instituto de Criminalística, as câmeras de vigilância do prédio registraram imagens da criança saindo sozinha do quinto andar do prédio, pegando o elevador e chegando ao nono andar. Na sequência, Miguel teria se dirigido ao hall de máquinas, área comum onde ficam localizados os condensadores dos ar-condicionados daquele pavimento. Esta é a única parte do prédio que não é protegida por telas, e foi de onde a criança caiu.

“Constatamos alguns elementos materiais que mostram que se trata de uma natureza acidental. Os vestígios que encontramos foram no hall de serviço, precisamente na casa de máquinas, na parte dos condensadores de ar-condicionado, onde tinha uma grade que se caracteriza em um tamanho aproximado de 1,2 metro, que é exatamente a altura da vítima. Ela se projetou, fazendo uma elevação nessa instalação”, afirmou o perito André Amaral. "Na grade, que é de alumínio, se percebe que tem uma marca, e houve uma quebra da quarta aleta".

De acordo com a perícia, a porta do nono andar e a janela já estavam abertas quando Miguel acessou o local. "A área de acesso estava aberta, a janela não tinha proteção, mas não era uma coisa comum uma criança ter acesso sozinha aquele trecho”, comenta André Amaral

“A questão de ele ter subido lá ainda não se sabe, talvez tenha saído, procurando a mãe. Eu sei que ele chegou até o nono andar. Tem imagem dele até o nono andar, ele desce (do elevador) e segue para o hall, exatamente onde tem a parte dos condensadores. No elevador ele estava sozinho. Na casa, só a investigação policial vai dizer mais elementos”.

Jorge Jesus anuncia renovação com o Flamengo: 'Digam à Nação que fico!'

A torcida do Flamengo recebeu uma ótima notícia na noite desta terça-feira.

Por meio de seu Instagram, o técnico Jorge Jesus anunciou a renovação de contrato com a equipe rubro-negra.

Mister, postou: "Digam à Nação que fico!".

"Meus representantes chegaram a um acordo hoje com diretoria do Flamengo para renovação de meu contrato por mais um ano", escreveu.

"As minhas relações de amizade com todos jogadores, estrutura do clube e Nação Rubro-Negra foram determinantes para tocar meu coração e falaram mais alto em minha decisão", acrescentou.

"Obrigado a todos pelo carinho, pelo reconhecimento e apoio ao nosso trabalho", completou.

Com isso, o vínculo do português com o Fla foi ampliado até junho de 2021.

terça-feira, 2 de junho de 2020

Shoppings do Grande Recife poderão operar em sistema drive thru, a partir do próximo dia 15

     Camará Shopping / foto WendellSouza

O governo de Pernambuco anunciou nesta segunda-feira (1º) o processo gradual de abertura da economia, que será implantado em 11 fases. Voltaram a abrir as portas as lojas de material de construção e o comércio atacadista. Os shopping centers ainda não foram autorizados a funcionar, mas a partir do próximo dia 15 poderão operar em sistema de drive thru. Nesse modelo, o cliente faz as compras online, paga com cartão ou boleto e só passa no mall para pegar o produto em pontos de entrega que serão instalados no estacionamento. Outros equipamentos no País já adotaram essa alternativa para aumentar as vendas durante a pandemia da covid-19. O Estado ainda não definiu uma data para a reabertura efetiva dos shopping, que vão obedecer protocolos sanitários específicos para garantir a segurança de clientes e colaboradores e reduzir as chances de contágio. 

O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Center (Apesce), Paulo Carneiro, diz louvar o trabalho desempenhado pelo governo de Pernambuco no enfrentamento à covid-19, mas que para a atividade foi frustrante. "O governo merece parabéns por ter trabalhado e alcançado uma curva de estabilização da doença, mas para o setor foi muito pouco. Nós temos 3,1 mil lojistas e, desse total, 70% são pequenos. Sabemos de caso de falências em todo o País e de empresas que estão na UTI. O drive thru ajuda, mas até a data de início da permissão não nos favoreceu, porque no dia 15 já teremos perdido o Dia dos Namorados", observa Carneiro. 

No setor se comenta uma expectativa de reabertura para o dia 30 de junho. "Aí já teremos perdido duas datas, porque  também terão passado as Festas Juninas e vamos alcançar o recorde de mais de 90 dias com as lojas fechadas, porque o decreto que determinou a suspensão das atividades é de 21 de março", recorda o presidente da Apesce. Apesar de não ter permissão para abrir agora, os centros de compra já fizeram investimentos em tecnologias e serviços para atender as exigências do protocolo de abertura e receber os clientes com segurança. 

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Veja o cronograma completo do retorno das atividades não essenciais em Pernambuco

O Governo de Pernambuco divulgou o cronograma completo com a previsão para o retorno de todas as funções no Estado. Ainda de acordo com o governo estadual, o comportamento da pandemia do coronavírus será avaliado semanalmente e, caso ocorra uma nova onda da epidemia, é possível adotar outra vez as medidas restritivas mais rígidas

01 de junho

  • Lojas de materia de construção e delivery de comércio não essencial

08 de junho

  • Construção civil (Na RMR, as obras serão liberadas com 50% dos funcionários e no horário das 9h às 18h. Já no interior, a liberação também é de 50%, sem determinação de horário);
  • comércio atacadista (Na RMR, só será permitido no horário das 9h às 18h).

15 de junho

  • Serviços de atendimento ao público entrarão no circuito de flexibilização;
  • salões de beleza barbearias e serviços de estética (precisarão atender uma pessoa por vez, por agendamento, sem fila de espera e com higienização entre um cliente e outro);
  • varejos de bairro (lojas de até 200 metros quadrados);
  • shoppings centers (centros comerciais e praça de alimentação poderão adicionar o atendimento via coleta na operação. Na RMR, o horário permitido de coleta será apenas entre 12h e 18h);
  • treinos de futebol profissional.

Governo de Pernambuco define os primeiros setores da economia que retomam as atividades

O governador Paulo Câmara divulgou os primeiros setores da economia que poderão retomar as atividades. De acordo com o pronunciamento, a partir do dia 08 de junho, a construção civil e o comércio atacadista estão liberados a operar em todo o Estado. Mesmo com a retomada gradativa, o uso de máscara permanece obrigatório. Nesta segunda-feira (01), lojas de material de construção e delivery de comércio não essencial estão liberadas.
Ainda de acordo com o governador, o comportamento da pandemia do coronavírus será avaliado, semanalmente, com critérios técnicos e sanitários e novos setores podem ser liberados, a partir dos dados deste monitoramento. Caso ocorra uma nova onda da epidemia, ou mesmo um recuo nesta estabilização, o Governo de Pernambuo pode voltar a adotar medidas restritivas mais rígidas.

Live 'Caneta Azul' bomba mais que Claudia Leitte e Paula Fernandes

As lives musicais ganharam um papel importante mundialmente para levar entretenimento durante o isolamento social .

Mais ainda no Brasil, onde as audiências das lives dos cantores batem recorde de público.

Que o diga o cantor Manoel Gomes, o  da 'Caneta Azul', lembra dele?

Exibido no domingo (31), o show virtual do cantor teve 1,5 milhão de visualizações no YouTube. Com quatro horas de duração, a live bombou muito. Manoel recebeu outros músicos convidados e cantou até em inglês. Tirulipa fez questão de fazer uma participação especial na live da 'Caneta Azul'.

A audiência do Manoel foi maior que a de cantores famosos como Claudia Leitte, Paula Fernandes e o pagodeiro Salgadinho.

A live de Claudinha teve 1,2 milhão de visualizações. A de Paula não chegou a 1 milhão no YouTube, e a de Salgadinho, ex-lider do Katinguelê, ficou na casa dos 300 mil.

Shineray Storm 200: Preço e ficha técnica

A  Shineray  trouxe ao Brasil a inédita  Storm 200 , que e marca a entrada da montadora no segmento das crossovers de média cili...