quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Procon flagra 322 ônibus sem anjo da guarda. Dispositivo impede que veículo ultrapasse 5 km/h de portas abertas


De um total de mil ônibus fiscalizados pelo Procon-PE, entre 11 e 18 de agosto, 322 não tinham o chamado anjo da guarda. O dispositivo impede que o veículo ultrapasse os 5 km/h caso as portas estejam abertas, oferecendo segurança ao passageiro.

A ação do Procon aconteceu após a universitária Camila Mirele Pires da Silva, 18 anos, cair de um ônibus em movimento no momento em que a porta abriu, em maio deste ano. As 13 empresas de ônibus fiscalizadas assinaram um termo de compromisso com o órgão para equiparem os coletivos dentro de 180 dias, a contar do último dia 5, sob pena de multa e até mesmo perda de concessão em casos mais graves de reincidência.

As empresas da Região Metropolitana do Recife (RMR) também devem promover, no prazo de trinta dias, campanha publicitária nos terminais de integração informando aos passageiros e motoristas dos cuidados para uma viagem segura. Outro compromisso firmado é restringir a abertura da porta central fora dos terminais, com exceção para o caso de cadeirantes ou acidentes, por exemplo. A ideia, além de evitar acidentes, é reduzir o desgaste da plataforma de acesso da pessoa com deficiência.

O descumprimento pode acarretar na reabertura de investigação preliminar e ainda na instauração de processo administrativo. Levantamento do Procon apontou situações graves, como uma frota de 220 ônibus de uma empresa com 56% deles sem o equipamento, e uma outra empresa com melhor situação, com 98% de 139 ônibus com o equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shineray Storm 200: Preço e ficha técnica

A  Shineray  trouxe ao Brasil a inédita  Storm 200 , que e marca a entrada da montadora no segmento das crossovers de média cili...