Maior da história dos oceanos Atlântico e Pacífico, fenômeno chegou ao país com ventos de até 270 km/h
A Organização Meteorológica Mundial anunciou, nesta sexta-feira, que o furacão Patrícia, o mais potente já registrado nos oceanos Pacífico e Atlântico atingiu a costa oeste do México por volta das 21h10 (horário de Brasília, 20h10 no Recife).
De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), o Patrícia atingiu a cidade de Cuixmala, no oeste mexicano, com ventos estimados em 270km/h.
Cuixmala fica nas proximidades do Porto de Manzanillo, por cujo sudoeste o furacão passou ao decorrer do dia, com a velocidade dos ventos variando entre 325 e 400km/h.
Enrique Peña Nieto, presidente do México, publicou em seu Twitter a seguinte mensagem no momento da chegada do furacão: "O Furacão Patricia já está na costa do México. Não saiam. Protejam-se e sigam as indicações da Proteção Civil".
Às 13h de Brasília, meio-dia no Recife, o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) havia informado que o Patrícia chegou à categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson.
O presidente Nieto, durante a tarde, disse que o México "enfrenta uma ameaça de grande escala", destacando que "a prioridade é proteger e salvar a vida dos mexicanos", afirmando que "o governo está tomando todas as medidas preventivas necessárias para enfrentar esta emergência extraordinária".
Nenhum comentário:
Postar um comentário