O Coletivo, plataforma de valor compartilhado da multinacional Coca-Cola, está com inscrições abertas, até o próximo dia 16 (sexta-feira), para mais um ciclo de formação na área de varejo e de logística e produção. Para participar da capacitação, jovens de 15 a 25 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio devem fazer a pré-inscrição através do site www.coletivococacola.com.br e, posteriormente, efetivar a matrícula em uma das unidades do Coletivo onde acontecerá a formação. As 11 unidades do Coletivo em Pernambuco estão oferecendo 1.320 vagas.
A capacitação, segundo a empresa, começa no dia 19 de outubro e terá duração de dois meses. Algumas ONGs cobram uma taxa de matrícula, que pode variar de R$ 10 a R$ 30. Os valores são arrecadados pelas ONGs que sediam as unidades do Coletivo e destinados para outros projetos realizados por essas instituições.
As aulas, teóricas e práticas, acontecerão duas vezes por semana (segundas e quartas-feiras, terças e quintas-feiras) ou apenas aos sábados, por duas horas, nos Coletivos de Nova Descoberta, Chão de Estrelas, Bongi, Coelhos, Coqueiral, Piedade, UR-6/Ibura, UR-7/Várzea, Igarassu, Cabo e Várzea Fria (São Lourenço da Mata). Há turmas disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite. Os dias e horários variam de acordo com a disponibilidade da ONG.
A formação é uma ótima oportunidade para jovens destas comunidades receberem capacitação para o exercício da profissão e construção de um futuro melhor. “Ao participar dos cursos, os jovens fortalecem sua autoestima e desenvolvem competências técnicas e comportamentais. Eles vivenciam uma intervenção pública na comunidade, exercitam a proatividade e a capacidade de resolver os desafios propostos. A empregabilidade dos participantes e o aumento da autoestima são os principais resultados alcançados.”, afirma Deraldina Ramos, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Solar Coca-Cola.
Ao longo da formação, os alunos da área de varejo participam de atividades teóricas e práticas sobre empregabilidade, mercado e relacionamento. Assistem a palestras de profissionais de grandes empresas e participam de simulações de dinâmicas e entrevistas, além de utilizarem um game que simula as atividades de um mercado varejista. No final do curso, os jovens têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos, elaborando planos de negócios para comércios locais. Já o curso de logística e produção prepara os jovens nos temas voltados para a operação das fábricas, tais como: produção, armazenagem, estocagem, manuseio e segurança.
Além de capacitar, o projeto também encaminha os jovens para processos de seleção em grandes empresas parceiras do projeto, além das fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil. Mais informações no site www.coletivococacola.com.br ou pelos telefones informados no quadro a seguir.
Programa
O programa Coletivo, desenvolvido em parceria com o Instituto Coca-Cola, foi pioneiro no país por representar uma inovação no modelo de negócio com o diferencial de encaminhar os alunos para o mercado de trabalho e o desenvolvimento das comunidades de baixa renda. Presente em 11 comunidades em Pernambuco, o Coletivo já formou mais de 13 mil jovens para o mercado. Muitos foram absorvidos em empresas parceiras ou na própria Solar BR (franquia do Sistema Coca-Cola no estado). No Brasil, o Coletivo conta com mais de 500 unidades em 150 comunidades e já impactou mais de 70 mil pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário