segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Hemope tem queda de 96% no número de doação de sangue

Festas, férias e viagens são bem comuns nos meses de dezembro e janeiro. Em consequência, o número de doações de sangue registra queda em todas as unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) do Estado. Em um dia normal, cerca de 400 pessoas procuram o posto do Hemope da capital pernambucana, localizado na Rua Joaquim Nabuco, nas Graças, Zona Norte do Recife, mas no último dia 25, por exemplo, apenas 15 pessoas se dispuseram a doar. A redução representa uma queda de 96,25% das doações.

Com a queda da procura, os estoques dos tipos sanguíneos A, positivo e negativo, O positivo, além dos B e AB positivos já apresentam situação crítica. A situação é considerada de alerta no estoque do O negativo e apenas os tipos B e AB negativos são considerados estáveis. Para estabilizar o banco de sangue, o Hemope pede que as pessoas reservem uns minutos desse período de férias para doar. "É um processo simples, que dura entre 15 e 20 minutos. Nós precisamos lembrar que não tem época para se adoecer e a gente precisa estar sempre a postos para ajudar os pacientes", explicou a diretora de hemoterapia do Hemope, Ana Fausta Cavalcanti.

A diretora de hemoterapia do Hemope garante que todo o processo é seguro."A doação é um ato de solidariedade e amor ao próximo. E pedimos que as pessoas que estão saudável, pesam mais de 50 Kg e possuem entre 16 e 69 anos sigam ao Hemocentro para doação", explicou Ana Fausta. Vale lembrar que os menores de 18 anos precisam ir acompanhados de um responsável para autorizar a doação.

O setor de coleta funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 da às 18h30 no Hemope.  Também é possível agendar a doação pelo 0800 081 1535. A unidade da Fundação da capital pernambucana funciona na Rua Joaquim Nabuco, número 171, no Bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

Pernambucanos vão a São Paulo participar da 91ª Corrida de São Silvestre

Um grupo de 48 pernambucanos embarcou, neste sábado, com destino a São Paulo para participar da tradicional corrida internacional de são silvestre. Um ônibus foi disponibilizado para os atletas que ainda receberam camisas da prefeitura do Recife.

Nesta 91ª edição da corrida que acontece na próxima quinta-feira, vão ser percorridos 15 quilômetros, da avenida paulista até à fundação Cásper Líbero, passando por alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo.

A largada do pelotão de elite feminino está prevista para as 8h40. Já o pelotão de elite masculino, pelotão especial e atletas em geral largam às 9h. 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Ranking de clubes da Conmebol,

Pela terceira vez em cinco anos, a Conmebol apresenta um ranking de clubes. Desta vez, num trabalho em conjunto com a Data Factory, a entidade lançou um formato contabilizando somente as participações na Taça Libertadores da América, com o objetivo de definir os cabeças de chave do próprio torneio.

O novo ranking obedece três fatores em ordem de importância:
1) Performance nos últimos dez anos da Libertadores (na 1ª edição, de 2006 a 2015)
2) Coeficiente histórico (com a pontuação de 1960 a 2005)
3) Títulos do campeonato nacional (na 1ª edição, de 2006 a 2015)*
* Apenas um por país, sem contar as copas nacionais. Em caso dois campeonatos nacionais por ano, vale metade da pontuação. 

A faixa dos últimos dez anos é a base da lista, que vai conferindo 100% da pontuação no primeiro ano até 10% no ano mais antigo. Caso a campanha ultrapasse os dez anos, aí a participação começa a ser mensurada no segundo quesito, “coeficiente histórico”. Um complicado, mas com uma certa justiça entre feitos recentes e a história escrita.

O líder na primeira atualização é o Boca Juniors, seguido pelo arquirrival Boca Juniors. O melhor brasileiro é o Cruzeiro, em 4º. De Pernambuco, o Sport aparece em 80º lugar, uma colocação fundamentada na campanha na Liberta 2009, com 256 pontos, somando outros 20 de acordo com o histórico de 1988. Com uma participação no currículo, em 1968, o Náutico também faz parte do ranking (com 16 pontos), mas, no lançamento, a Conmebol apresentou apenas os 100 primeiros colocados. Um exemplo disso é o Guarani, figurando em 98º, mesmo tendo participado pela última vez em 1988.

Os 16 clubes brasileiros no top 100
4º) Cruzeiro – 4.425
6º) Internacional – 3.944
8º) Santos – 3.662
9º) Corinthians – 3.651
11º) São Paulo – 3.598
13º) Atlético-MG – 3.190
16º) Grêmio – 3.096
23º) Fluminense – 2.360
30º) Flamengo – 1.790
31º) Palmeiras – 772
46º) Vasco – 990
61º) Atlético-PR – 522
69º) Botafogo – 446
80º) Sport – 276
83º) São Caetano – 228
98º) Guarani – 138

Vale lembrar as duas versões anteriores do ranking. Inicialmente, a entidade somava todas as participações desde 1960, em atualizações anuais. Considerava-se o número de jogos disputados, independentemente do resultado, dando 1 ou 2 pontos de acordo com o nível do torneio, e também os títulos conquistados, de 10 a 40 por troféu. O ranking era dividido por países. Assim, no Brasil chegaram a figurar 41 times, incluindo Sport (21º) e Náutico (28º). O formato foi descontinuado em 2013. O curioso é que de 2011 a 2013 houve um ranking paralelo, também oficial, mas considerando apenas os resultados nos últimos cincos anos, com atualização semanal. Neste caso, juntando todos os times do continente, apareceram 21 brasileiros, com o Sport em 59º. 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Acusados de assassinar Ex-Vereador e Radialista Jota Cândido são condenados após dez anos.

Depois de dois dias de julgamento, o júri popular condenou os quatro réus acusados de matar, em 2005, o radialista Jota Cândido, em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Edilson Soares Rodrigues e Tairone César da Silva foram condenados a 19 anos de prisão. André Luiz de Carvalho, que teria intermediado esse crime, foi condenado a 21 anos. E Jorge José da Silva foi condenado a 14 anos. Todas as penas devem ser cumpridas em regime fechado.
Como a defesa já recorreu em plenário, o advogado do André Luiz, o José Siqueira, afirmou que vai pedir uma habeas corpus. Os homens saíram do tribunal em prisão preventiva, já que a defesa ainda pode recorrer dessa decisão. 

Os três ex-policiais Edilson, Tairone e André foram encaminhados ao Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed) e Jorge José para o Cotel, em Abreu e Lima. 

A filha de Jota Cândido, Karol Cândido, disse que se sentia aliviada após 10 anos do crime e cinco adiamentos do julgamento. O promotor do Ministério Público de Pernambuco Roberto Brainer afirmou que a justiça precisa ainda investigar quem são os possíveis mandantes.  

Jota Cândido foi assassinado em julho de 2005 com cerca de 20 tiros, em frente à rádio Alternativa FM em que trabalhava.

Como parlamentar, a vítima defendia um projeto contra o nepotismo na prefeitura de Carpina, na Zona da Mata Norte do estado. A justiça investiga a motivação política para o crime.

Jota Cândido ! Assassinado em 2005, julgamento entra na fase final


O Fórum Rodolfo Aureliano, que fica no bairro de Joana Bezerra, na área central do Recife, recebe hoje o segundo dia do julgamento do Caso Jota Cândido. O radialista e vereador foi executado em julho de 2005, com mais de 20 tiros em Carpina, Zona da Mata Norte do Estado.

Quatro homens, entre eles três policiais militares, podem ser condenados a 30 anos de prisão
O primeiro dia do julgamento terminou com a apresentação dos argumentos da defensora pública Tereza Joacy, advogada de Jorge José Da Silva. Ela acredita na absolvição dos réus.

Nesta quinta-feira, o juiz Jorge Luiz dos Santos Henriques vai dar prosseguimento aos debates com réplica e tréplica entre a defesa e a acusação. Na sequência, os jurados vão decidir pelo resultado final do julgamento, que deve ser divulgado à tarde.

O promotor de Justiça Roberto Brayner acredita que há indícios de que os réus sejam condenados. De acordo com ele, a pena pode chegar a 30 anos de prisão.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

WhatsApp ficará suspenso por 48h a partir desta quinta-feira

A partir da 0h desta quinta-feira (17), o funcionamento do aplicativo WhatsApp estará bloqueado por 48h em todo País. A medida é resultado de uma determinação judicial para que todas as operadoras de telefonia suspendam o serviço.
Por meio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), as empresas confirmaram que cumprirão a decisão após a notificação recebida nesta quarta (16). A medida foi imposta pela Justiça de São Paulo por meio de medida cautelar e sob pena de multa. O autor da ação está sendo mantido sob sigilo.
Por outro lado, as operadoras de telefonia já mostraram descontentamento com o serviço prestado pelo WhatsApp e cobravam do governo da necessidade de regulamentação do aplicativo que faz chamadas de voz via internet. Segundo as empresas, esse é um serviço das operadoras de telecomunicação que o app, e outros serviços semelhantes, não poderiam oferecer aos usuários.
QUERIDINHO DO BRASILEIRO – Segundo uma pesquisa realizada pela Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil. A informação foi divulgada ness terça-feira (15). Em seguida aparecem os aplicativos do Facebook, YouTube e Instagram. Já de acordo com dados divulgados pelo Facebook em abril, o WhatsApp já tinha mais de 800 milhões de usuários e até o fim deste ano o “mensageiro” deve ultrapassar a marca de 900 milhões de usuários ativos por dia.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Luiz Gonzaga, rei do meu baião!

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 13 de dezembro de 1912 na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, sertão pernambucano.
Ficou conhecido como o ‘rei do baião’. 

Durante sua carreira fez  homenagens ao seu ‘torrão natal’ entre elas "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Filho de Januário, um trabalhador braçal que nas horas vagas concertava e tocava acordeão. Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Quando adolescente já se apresentar em bailes, forrós e feiras juntamente com o pai. Luiz “lua” Gonzaga foi um autêntico representante da cultura nordestina, a qual se manteve fiel mesmo tendo de seguir carreira musical no sul do País, onde ficou consagrado com o gênero baião. Teve parceiros importantes como o advogado cearense Humberto Teixeira, com a canção emblemática Asa Branca, de 1947.
Próximo de completar dezoito anos apaixonou-se por Nazarena, uma moça da região e o namoro fora repelido pelo pai da moça, coronel Raimundo Deolindo, que ameaçou-o de morte. Gonzaga recebeu de seu pai Januário uma boa surra. Revoltado, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército em Crato, Ceará. A partir dali, durante nove anos ele viajou por vários estados brasileiros, como soldado.
Em Juiz de Fora, Minas Gerais, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado que era bem conhecido na sua região pela sua habilidade como acordeonista. Dele, recebeu importantes lições musicais. No ano de 1933, deixou o Exército no Rio de Janeiro, decidido a se dedicar à música. Lá, ele atuava como solista, e começou por tocar na zona do meretrício. O repertório era basicamente composto de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros, tendo sido aplaudido de pé no programa de Ary Barroso quando executou Vira e Mexe - primeira música que gravou em 78 rpm. Veio daí a sua primeira contratação, pela Rádio Nacional. Em 11 de abril de 1945, gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor, a Mazurca Dança Mariquinha, uma parceria com Saulo Augusto Oliveira.

Casamentos :

No ano de 1945, a cantora Odaléia Guedes, deu a luz o primeiro filho Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, que foi criado pelos padrinhos. Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, uma professora, que exercia função de sua secretária particular. O casal viveu junto até perto do fim da vida de "Lua", com Helena teve uma filha, Rosinha. O cantor sofria de osteoporose, morreu vitimado de parada cárdio-respiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana, em 2 de agosto de 1989.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Ministério volta atrás e confirma urnas eletrônicas nas eleições de 2016

As eleições municipais de 2016 serão, sim, realizadas por meio de voto em urna eletrônica. Foi o que afirmou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (10), exatamente dez dias depois da divulgação de que, por falta de recursos, o processo não poderia ser utilizado no pleito do ano que vem. 


"O TSE recebeu do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão cópia do relatório enviado à Comissão Mista do Congresso Nacional, no qual constam reestimativas de receitas e despesas que garantem a realização das Eleições Municipais de 2016 por meio eletrônico. O documento também é assinado pelo Ministério da Fazenda", afirmou o tribunal. 
Em publicação no Diário Oficial da União, os presidentes dos tribunais superiores do País afirmaram, em 30 de novembro, que, devido a um corte de R$ 428 milhões do orçamento da Justiça Federal para o ano que vem, as eleições eletrônicas não seriam realizadas. 

"O impacto maior refletiria no processo de aquisição de urnas eletrônicas, com licitação já em curso e imprescindível contratação, até o fim do mês de dezembro, com o comprometimento de uma despesa estimada em R$ 200 milhões", escreveram, na ocasião, os magistrados. O texto foi assinado pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandosvki; do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli; do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antonio José de Barros Levenhagen; do Superior Tribunal Militar (STM), William de Oliveira Barros; do Tribunal de Justiça (TJ) do Distrito Federal e dos Territórios, Getúlio de Moraes Olveira; e pela presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STK), Laurita Vaz.
De acordo com o TSE, "com a revisão dos limites de empenho e movimentação financeira do Orçamento de 2015, ficou mantido somente o contingenciamento referente aos quatro primeiros bimestres do ano, que equivale a R$ 161 milhões". "Os outros R$ 267 milhões, correspondentes ao quinto bimestre, foram revertidos à Justiça Eleitoral", resume a nota.

Emplacamento das cinquentinhas é prorrogado por mais 70 dias



Os condutores das cinquetinhas que não conseguiram regularizar a Base de Índice Nacional (Bin) ou a certidão negativa emitida pelo Depatri vão ter mais 70 dias para resolver a documentação. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (10), na sede do Detran.

Já a Carteira de Habilitação ou a autorização para circular deve ser apresentada a partir de agora. Caso contrário, o dono do ciclomotor vai ser multado em até R$ 570. Até o momento, pouco mais de 12 mil credenciamentos foram realizados.

O diretor presidente do Detran em Pernambuco, Charles Ribeiro, explica quais os procedimentos podem ser adotados para aqueles que ainda não possuem a CNH. “Se ele não está habilitado, mas possui a cinquentinha regularizada ou quer regularizar sua cinquentinha, encontre um condutor habilitado para levar a cinquentinha ao Detran ou procure a diretoria de fiscalização para receber uma autorização para circular nesse período da residência para o Detran”.




Por conta da demanda, o Depatri ampliou o atendimento para os finais de semana, segundo o delegado Nelson Souto. “Atualmente, nós estamos trabalhando na confecção das certidões também aos sábados e domingos, então nós conseguimos reduzir pela metade este prazo. Antes, nós informávamos que em 15 dias seria entregue essa documentação e agora nós estamos entregando com apenas oito dias”, afirmou o delegado.

O Samu avalia como positiva a exigência da carteira e do licenciamento. De acordo com o serviço, desde que a medida passou a ser obrigatória houve uma redução de até 17,8 % nos acidentes com os ciclomotores em Pernambuco. Ainda este mês, uma campanha de conscientização para os condutores das cinquentinhas vai ser lançada pelo Detran.

sábado, 5 de dezembro de 2015

Morre aos 72 anos Marília Pêra

Morreu, às 6h da manhã deste sábado (5), a atriz Marília Pêra. Ela estava em sua casa, no Rio de Janeiro.

A causa da morte não foi divulgada.

A informação é do canal a cabo GloboNews.

No último ano, o estado de saúde de Marília ficou bastante fragilizado.

Ela chegou a se afastar para tratar um desgaste ósseo e, no último mês, surgiu a notícia de que ela estava com câncer em estágio avançado no pulmão.

O último trabalho da atriz na TV foi na série Pé na Cova, na qual contracenava ao lado do amigo Miguel Falabella.

Aos 72 anos, Marília Pêra fez história como uma das atrizes mais completas do Brasil, trabalhando também cantora e bailarina.

Vida e carreira

Marília Pêra nasceu em 22 de janeiro de 1943, no Rio de Janeiro, no seio de uma família de artistas, verdadeiros operários do teatro desde o fim dos anos 30.

A primeira da família a atuar foi Antônia Marzullo, que levou as filhas para os palcos: Dinah e Dinorah. Envolvidas com o universo do teatro, as duas se casaram, respectivamente, com o escritor Nestor Tangerini e com o ator Manuel Pêra. Do relacionamento de Dinorah e Manuel nasceram Marília e Sandra, que seguiram a tradição familiar e também se tornaram atrizes.

A estreia de Marília Pêra nos palcos não poderia ser mais precoce. Ela se deu embalada no colo de uma atriz, amiga de sua mãe, quando Marília tinha menos de 20 dias de vida. Era preciso um bebê para a cena e, nesse momento, surgia a grande estrela dos palcos brasileiros.

Aos quatro anos, a atriz já trabalhava na companhia de Henriette Morineau e fez sua estreia em Medeia, de Eurípedes, interpretando uma das filhas da personagem principal.

Ainda criança, Marília começou a estudar piano e balé por incentivo do pai que, sabendo das dificuldades da carreira de ator, ainda tentava evitar que a filha seguisse pelo mesmo caminho. Por conta disso, ela chegou a dançar em musicais como My Fair Lady (1962), protagonizado por Bibi Ferreira, e O Teu Cabelo Não Nega (1963), interpretando um dos papéis que repetiria ao longo da carreira: Carmen Miranda. Também chegou a se apresentar como dançarina na TV Tupi.

O primeiro marido de Marília foi o ator Paulo Cesar da Graça Mello (1940-1969). Do relacionamento, nasceu o primeiro filho da atriz, Ricardo Cesar da Graça Mello, que é ator e músico. Quando se separou, foi contratada pelo diretor Abdon Torres, em 1965, para fazer parte do primeiro elenco da Globo e já começou como protagonista, em Rosinha do Sobrado.

A partir de então, Marília se tornou uma das artistas mais respeitadas do Brasil, passando por várias emissoras. Atuou em Beto Rockfeller, na TV Tupi, Uma Rosa com Amor, Malu Mulher, Brega & Chique, Primo Basílio, Rainha da Sucata, Meu Bem Querer, Os Maias, entre outras, todas na TV Globo, O Campeão, na TV Bandeirantes e, ainda, Mandacaru, na TV Manchete.

Em O Primo Basílio, de 1988, adaptação de Gilberto Braga e Leonor Brassères de Eça de Queiroz, a atriz encarou um dos trabalhos mais difíceis e elogiados de sua carreira, a implacável Juliana.

Marília também colecionou interpretações de personagens icônicos como a já mencionada Carmen Miranda, que voltou a imitar em A Pequena Notável (1966), A Tribute to Carmen Miranda, no Lincoln Center, em Nova York (1975), A Pêra da Carmen (2005) e Marília Pêra Canta Carmen Miranda (2005). Ela também já encarnou Dalva de Oliveira, Maria Callas, Coco Chanel e Sarah Kubitschek.

No cinema fez filmes de Cacá Diegues como Dias Melhores Virão e Tieta do Agreste, mas também atuou em Central do Brasil, O Viajante, Bar Esperança e Polaroides Urbanas, com o amigo Miguel Falabella.

Marília Pêra também é escritora e diretora de teatros e shows. Desde 2013, atuava no seriado Pé na Cova, da Globo, como Darlene. No Carnaval de 2014, ganhou uma homenagem da escola de samba Mocidade Alegre, em São Paulo. O samba-enredo Nos Palcos da Vida... Uma Vida no Palco: Marília rendeu o vice-campeonato para a agremiação paulistana, que só perdeu para a Vai-Vai, que no mesmo ano homenageava a cantora Elis Regina.

A atriz também é mãe de Esperança e Nina Morena, que são frutos do segundo casamento, com o jornalista e compositor Nelson Motta. Desde 1998 estava casada com o economista Bruno Faria.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Del Nero e Teixeira podem ser os próximos presos na operação contra corrupção na Fifa

Autoridades suíças começaram uma nova série de prisões nesta quinta-feira (3) na ampla investigação comandada por oficiais dos Estados Unidos sobre corrupção no futebol intenacional. Entre os detidos estão Alfredo Hawit, presidente Concacaf,  e Juan Ángel Napout, presidente da Comenmbol. Dentre os 16 nomes que devem ser indiciados pela polícia norte-americana, os alvos brasileiros são Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira. Segundo o jornal “The New York Times”, o atual presidente e o ex-mandatário da CBF são réus da Justiça norte-americana.

“Tão importante quanto as prisões no hotel, as acusações a serem anunciadas nesta quinta não estão concentradas em pessoas em Zurique. Entre as pessoas acusadas como novos réus estão Ricardo Teixeira, ex-presidente da federação brasileira de futebol, e Marco Polo del Nero, atual presidente, de acordo com muitas pessoas envolvidas nas acusações”, publicou o site do jornal norte-americano.

A procuradora-geral da Justiça norte-americana, Loretta Lynch, pode anunciar os nomes de Del Nero e Teixeira em coletiva marcada às 16h30 (de Brasília) desta quinta-feira (3). Ela vai falar sobre  a nova fase do processo que luta contra a corrupção no futebol. A operação começou no dia 27 de maio, com a prisão de 11 dirigentes em Zurique, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Aposentado é vítima de latrocínio em saída de supermercado na Iputinga

Na noite dessa quarta-feira (2), um aposentado do exército de 66 anos foi morto durante um assalto no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. De acordo com a Polícia Civil, por volta das 20h, o idoso José Bezerra Lopes estava saindo de um supermercado com a esposa quando, na Rua Engenheiro Agrônomo Moacir Paraíba, foram abordados por um assaltante.

Ainda conforme a polícia, o aposentado estava tirando o dinheiro do bolso no momento em que foi atingido por um disparo que acertou o coração. O suspeito pegou a quantia de R$ 150 e fugiu. Até o momento, o assaltante não foi preso. José Bezerra morreu no local.

O corpo do aposentado do exército foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, após perícia do Instituto de Criminalística (IC). O caso foi registrado como latrocínio, roubo seguido de morte, e está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Shineray Storm 200: Preço e ficha técnica

A  Shineray  trouxe ao Brasil a inédita  Storm 200 , que e marca a entrada da montadora no segmento das crossovers de média cili...